5 de abril de 2024

INFERNO VAZIO?!


✅ Paulo Roberto Campos

Lamentavelmente, há pessoas que negam a existência do Inferno. Outras dizem gostar de pensar num Inferno vazio. Negar a existência daquela fornalha de fogo eterno, ou que ela se encontra vazia, contraria frontalmente o Magistério da Igreja, é a negação de uma verdade fundamental da fé católica. 

Para que então Nosso Senhor Jesus Cristo foi crucificado e morto na Cruz? Sabemos que foi para nos salvar. Mas salvar do que se as pessoas não são condenadas eternamente ao Inferno? Então não haveria razão para o supremo sacrifício no alto do Calvário. 

Nosso Divino Redentor padeceu na Cruz para nos salvar eternamente, mas se não correspondermos ao seu Sangue derramado por nós, dirá, como está consignado no Evangelho de São Mateus: “[Deus] voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos” (Mt 25, 41). 

Isso é fazer justiça — poderia alguém dizer —, mas é a misericórdia divina? — Responde Santo Afonso Maria de Ligório: 

“Deus envia mais gente ao inferno por abusar de sua misericórdia, do que por obra de sua justiça.” 

Até mesmo Fidel Castro tinha certeza da existência do Inferno. Numa entrevista com o jornalista Jean-Luc Mano, da revista “Paris Match” (29-10-1994), ele declarou: 

“Eu irei para o inferno, e sei que o calor ali será insuportável... E lá chegando, encontrarei Marx, Engels, Lenine. E também encontrarei você, porque os capitalistas também vão para o inferno, sobretudo se desejam gozar a vida”. 

Para meditarmos nessa seríssima verdade de fé, a existência do Inferno, seguem alguns pensamentos que certamente poderão nos ajudar: 

“Testemunhais [fariseus] contra vós mesmos que sois de fato os filhos dos assassinos dos profetas. Acabai, pois, de encher a medida de vossos pais! Serpentes! Raça de víboras! Como escapareis ao castigo do inferno?” 

 (São Mateus 23, 31-33) 


“Mostrar-vos-ei a quem deveis temer: temei àquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, eu vo-lo digo: temei a este”. 

(São Lucas 12, 5)  

 

“Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pecadores. Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Coração Imaculado. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz”.

(Revelação de Nossa Senhora de Fátima) 

 

“Eis aí o estado lastimoso dos pobres condenados no inferno: ficarão encerrados eternamente nesse cárcere de tormentos, sem que haja para eles esperança de sair”. 

(Santo Afonso de Ligório) 

 

“Diz Santo Agostinho que o fogo da terra comparado com o do inferno parece um fogo pintado; e São Vicente Ferrer diz que em confronto com aquele, o nosso fogo é frio”. 

 (Pe. André Beltrami)

Nenhum comentário:

Postar um comentário