9 de maio de 2009

“A quintessência inefável de todas as mães que houve, que há e que haverá”

Neste dia das mães, suplico à Virgem Santíssima — Mãe e Modelo por excelência de todas as mães — que as abençoe e ampare muito maternalmente em todas as circunstâncias, especialmente nas dificuldades que por ventura encontrem na vida familiar.

Como homenagem do “Blog da Família” a todas a mães, transcrevo abaixo um belo trecho de um artigo do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira (1908–1995), publicado na “Folha de S. Paulo” em 13-9-1980:
“A Santíssima Virgem representa a quintessência inefável, a síntese amplíssima de todas as mães que houve, que há e que haverá.

De todas as virtudes maternas que a inteligência e o coração do homem possam conhecer.

Mais ainda: daqueles graus de virtude que só os santos sabem excogitar, e das quais só eles sabem aproximar-se,voando nas asas da graça e do heroísmo.

É a mãe de todos os filhos e de todas as mães. É a mãe de todos os homens.

É a mãe do Homem. Sim, do Homem-Deus, do Deus que se fez Homem no seio virginal dessa Mãe, para resgatar todos os homens.

É uma Mãe que se define por uma palavra – o mar - a qual, por sua vez, dá origem a um nome. Nome que é um céu: Maria”.

Plinio Corrêa de Oliveira
Numa paisagem bucólica, a pintura representa uma mãe e seus filhos junto a um oratório de Nossa Senhora. A jovem mãe ensina seus pequenos a rezar. A criança sentada no degrau do oratório ensaia fazer o sinal da cruz; a outra parece estar meio reticente aos ensinamentos; enquanto que a menorzinha parece querer brincar com o Menino Jesus nos braços da Santíssima Virgem.

Uma encantadora cena de outrora, bem diversa de certas cenas modernas nas quais nos lugares dos oratórios há televisões, que arruinam a vida familiar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Belíssima mensagem para o dia das mães. Desejo que a Mãe das Mães, Nossa Senhora, abençoe a todos.
Euclydes Jorge Addeu

Julie Maria disse...

LInda a foto principal do seu blog... do banner! poderia me enviar?

Grata!!!