4 de julho de 2017

Cardeal Burke lança livro no Brasil


O Cardeal Burke ofereceu ao Príncipe Dom Bertrand e ao  Instituto Plinio Corrêa de Oliveira belas reproduções da Imagem do Sagrado Coração de Jesus que se encontra em sua capela particular em Roma.

Hélio Brambilla
Matéria publicada na 
Revista Catolicismo, nº 799, Julho/2017 

Após visitar Belém, Brasília e Rio de Janeiro, onde lançou em auditórios repletos seu recente livro O Amor Divino Encarnado. A Sagrada Eucaristia como Sacramento da Caridade, o Cardeal Raymond Burke viajou para São Paulo, desenvolvendo durante três dias diversas atividades na capital bandeirante. 

Convém ressaltar a presença de grande número de jovens nos eventos promovidos nas quatro capitais percorridas, o que demonstra o caráter conservador que vem se verificando em consideráveis faixas da juventude. O Cardeal Burke também visitou algumas instituições, entre as quais o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, onde concedeu no último dia 20 entrevistas ao site Fratres in Unum e à revista Catolicismo

Na sede do Instituto, o eminente purpurado foi saudado pelo jovem Guilherme Martins [foto ao lado], que lhe manifestou o agradecimento da instituição e de seus membros pela honrosa visita, ao longo da qual Sua Eminência manteve cordial contato com seus diretores, colaboradores e o numeroso público que compareceu à recepção. 


O Cardeal respondeu afirmando que por todas as cidades pelas quais passou nesta viagem ao Brasil, encontrou muita afeição pela Santa Igreja e pela sua pessoa. Em seguida alertou que vivemos tempos muito difíceis, em que reina a confusão. Mas que nós, católicos, não podemos estar confundidos, pois conhecemos a doutrina da Igreja, contida nos catecismos, e sabemos o que Nosso Senhor sempre nos ensinou. E, por isso, não podemos ficar desencorajados. Disse que em todos os lugares por onde viaja encontra fiéis católicos desejosos somente de saber o que Nosso Senhor ensinou, e que ele apenas repete o que Jesus sempre ordenou. Assim, o Cardeal encorajou os presentes a darem testemunho da fé em todas as suas atividades, e a defendê-la valorosamente.


Afirmou ainda o ilustre Purpurado: “Numa entrevista à revista Catolicismo, eu comentei que Portugal e os bispos do país têm uma missão muito importante de comunicar a Mensagem de Fátima aos fiéis do mundo inteiro. Vindo ao Brasil, e vendo quão forte é o amor que o povo brasileiro tem pela nossa Santa Mãe e compreendendo melhor a ligação tão próxima do Brasil com Portugal, estou convencido de que não é missão só de Portugal, mas também do Brasil e dos bispos brasileiros.” 
O Cardeal encerrou suas palavras dizendo que quando esteve em Aparecida (no último dia 19), teve a graça de rezar diante da Imagem de Nossa Senhora e pediu pelas necessidades da Igreja no mundo inteiro e muito especialmente pelo Brasil, pelos católicos brasileiros. Incentivou todos os presentes a terem uma devoção muito particular ao Rosário e à difusão da Mensagem de Fátima. 
A benção cardinalícia aos membros do Instituto reunidos nesta sala e aos demais presentes ao evento agrupados em salões próximos [fotos no final desta reportagem]

Ainda na capital paulista, o Cardeal Burke presidiu no Hotel Renaissance ao lançamento de seu livro O Amor Divino Encarnado, numa sessão em que esteve ladeado pelo Pe. Jean Paulo Rossi, que o saudou em nome da Arquidiocese, e pelo Sr. Thomas McKenna, presidente da associação Cath
Entrada do Cardeal no auditório
do Hotel Renaissance
olic Action for Faith and Family
[foto abaixo] e editor do livro em apreço, cujo significado enalteceu. O evento foi prestigiado pela presença do Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança e de numerosos sacerdotes e religiosas. 


Sua Eminência externou inicialmente o seu agradecimento ao Cardeal Robert Sarah, por ter prefaciado sua obra, e em seguida saudou o numeroso público presente. Discorreu sobre sua infância e sua vida em família, que serviu para ilustrar a tese que defende no livro. 

O ilustre expositor narrou que nasceu numa small farm (pequena fazenda) e viveu com os seus numa atmosfera inocente e abençoada da vida no campo. Segundo ele, já no sábado começava-se a sentir o clima de respeito e sacralidade pelo domingo, com as práticas religiosas e a Santa Missa que renovava de forma incruenta o sacrifício do calvário. As famílias trajavam-se com as melhores roupas e dirigiam-se para a igreja com espírito de oração e sacralidade. Assistiam ao Santo Sacrifício com todo o respeito, entoando os cânticos gregorianos e outras canções sacras, comungavam com muita piedade. Depois voltavam para casa em espírito de recolhimento, continuando o dia naquela atmosfera nimbada de sobrenatural. 


Aos 10 anos tornou-se coroinha de sua paróquia, fato que o ajudou a consolidar muito a sua fé católica. Aos 14 anos, já no Seminário Menor, ganhou o Liber Usualis com os cantos gregorianos que marcaram profundamente sua piedade litúrgica. 

O ambiente religioso, o edifício sagrado da igreja, os paramentos, os utensílios, tudo falava do sobrenatural e dos mistérios da fé. Logo depois começou uma mudança radical no ambiente católico: os altares foram modernizados, assim como paramentos, utensílios etc. Tudo foi “renovado”, descaracterizando-se totalmente o aspecto sacral das igrejas. 


As Missas e os ofícios religiosos, que sempre lotavam as igrejas no tempo de sua infância, foram se esvaziando com as mudanças. Estatísticas sérias provam que entre 80 e 90% dos católicos assistiam à Missa antigamente; e que agora no máximo 30% o fazem. Ainda mais grave é que 50% dos católicos não têm mais fé na Sagrada Eucaristia. 

Tudo em nome do “Espírito do Concílio”, e com isso o vendaval de reformas provocou a “descontinuidade da tradição”. Foi no intuito de restabelecer a doutrina perene da Igreja sobre as excelências do sacramento da Eucaristia que o Cardeal Burke escreveu o livro recentemente lançado. 


No final da sessão, como de costume, ele fez numerosas dedicatórias de sua obra [fotos no final]. Em primeiro lugar, para o representante da Arquidiocese e depois para o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, que foi aplaudido de pé ao ter seu nome mencionado. Em seguida, para os sacerdotes, religiosas e pessoas sorteadas.


____________________ 
Seguem algumas fotos da recepção ao Cardeal Burke na Sede do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira e fotos da conferência de Sua Eminência no Hotel Renaissance. Click na primeira imagem para percorrer a "galeria" de fotos.
____________________

 

 

 





























____________________

















Nenhum comentário: