28 de abril de 2024

“É por isso que jogamos futebol: queremos glorificar Deus em campo”



  Plinio Maria Solimeo 

Nas décadas de 50 e início da de 60, repetia-se com frequência a lapidar frase do escritor católico francês Paul Claudel: “A juventude não foi feita para o prazer, mas para o heroísmo”

Parafraseando-o, poderíamos dizer que “a juventude não foi feita para o prazer, mas para a virtude”

Nos tristes dias que correm, somos continuamente torpedeados por notícias de tresloucados atos cometidos por jovens levados por desatinos absurdos. 

Por isso é uma lufada de ar fresco e uma consolação a notícia que segue. Seguimos o site católico americano, Church.pop.com. 

“Um time de futebol americano católico do ensino médio na Califórnia viralizou após compartilhar como homenageia a Santíssima Mãe após cada jogo”. 

Ressaltamos que isso se dá no país da modernidade, e no Estado onde Hollywood e toda sorte de fábricas de corrupção impunemente espalham a imoralidade por todo o mundo. 


Trata-se do time de futebol americano da Saint Joseph Academy High School, escola de nível ginasial em San Marcos que, após cada jogo, se ajoelha e canta a Ave Maria em latim. 

Essa é uma escola tradicional, cuja missão declarada é “transformar a sociedade humana através dos meios mais eficazes possíveis, ou seja, através da formação da juventude na fé, razão e virtude”. Ela foi nomeada pelo Catholic High School Honor Roll como uma das 50 melhores escolas católicas dos Estados Unidos por três anos consecutivos, e tem uma taxa de matrícula universitária de 99%. O que mostra sua popularidade. 

A escola publicou há pouco um vídeo no YouTube sobre esse impressionante fato, que se espalhou em outras redes sociais. 

Em outro vídeo, os capitães da equipe, os adolescentes Isaac e André, explicam por que fazem isso. 

Eles afirmam que a equipe fez uma parceria com o Virtue=Strength, programa de treinamento de virtudes católicas que "envolve os corações e mentes dos alunos" com três pilares: virtude, cerimônia e identidade católica: “Aprenda as virtudes. Ame a Nosso Senhor. Viva a Fé”, pode se ler em sua página na web. 

Depois disso, um dos rapazes, Paolo, lançou a idéia de que, para manifestar a fé católica do time, se homenageasse a Nossa Senhora após cada jogo de futebol americano. 

Explica o capitão da equipe, Isaac: 

"Um dos nossos companheiros de equipe teve a ideia de cantar algo para a Santíssima Mãe após nossos jogos como uma forma de consagrar todas as nossas ações de volta a Deus, e então fomos com a 'Ave Maria' e cantamos em latim após nossos jogos". [vídeo abaixo]

"Tem sido realmente inspirador", acrescenta André, outro capitão da equipe. "Esperamos tornar isso uma tradição depois de cada jogo. Como católicos orgulhosos e indo para esta escola incrível [Saint Joseph Academy High School], queremos fazer coisas que sejam especiais para nossa fé e para nossa Mãe Maria, porque esse é um aspecto importante de nossas vidas". 

É incrível como, em sua jovem idade, os adolescentes são coerentes com sua fé. Por isso, “quando encomendaram novas camisas de futebol no ano passado, adicionaram ‘AMDG’ na parte de trás, que significa a frase latina, ‘Ad maiorem Dei gloriam’, ou ‘tudo para a maior glória de Deus’”. [foto acima]

"É por isso que jogamos futebol. Queremos glorificar a Deus dentro do campo através das nossas ações, e sendo um time de futebol muito bom", disse Isaac. 

Mas a coisa não se restringe só ao futebol: 

"Nós nos esforçamos para alcançar um nível mais alto de virtude, especialmente jogando no time de futebol", diz André. "É muito importante para nós sermos fiéis à nossa identidade católica e fundamentados na fé e em tudo o que fazemos." 

Esses adolescentes mostram como uma formação religiosa digna desse nome, honram suas famílias, seus mestres, e sua escola. 

Se se tratasse de seminaristas de um seminário conservador de antes do Vaticano II, não poderiam ser mais categóricos na demonstração de sua fé.

Nenhum comentário: