30 de novembro de 2012

O caótico sistema de ensino no Brasil

Da esq. para a dir: Dr. Caio Vidigal Xavier da Silveira, Dom Mathias Tolentino Braga, Dr. Adolpho Lindenberg, Dr. Mario Navarro da Costa

Daniel F. S. Martins

Em evento promovido pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, o Abade do Mosteiro de São Bento de São Paulo, Dom Mathias Tolentino Braga OSB, proferiu ilustrativa palestra no Club Homs, na Av. Paulista, no dia 29 de novembro, sobre o tema: Crise no Ensino Fundamental e Médio põe em risco a educação que você dá para seus filhos. Abriu a sessão o Dr. Adolpho Lindenberg, presidente do Instituto.
Estando à frente de tradicional instituição de ensino, o Abade do Mosteiro São Bento demonstrou segurança ao expor sobre o processo de decadência que o sistema educacional vem sofrendo. A primeira semente dessa decadência começou a brotar já na Renascença, com a perda da sadia autonomia das universidades, dando lugar a um controle cada vez maior por parte do Estado, sobretudo dos príncipes influenciados pelo protestantismo nascente no século XVI. Esse processo chegou até nossos dias, em que o Estado suplantou a proeminência da Igreja no ensino e passou a controlar tiranicamente as instituições, impondo-lhes seu viés marxista e imoral.
O conferencista salientou, citando documentos da década de 50, que desde aquela época já se sentia uma diminuição do primado da formação moral nas escolas. Hoje a “formação de valores” está às avessas: os valores transmitidos aos escolares são princípios opostos à doutrina e à moral católicas. As instituições de ensino quiseram “libertar-se” dos dogmas, dos “tabus” e da sã doutrina, dando lugar a um liberalismo exacerbado e a uma contestação sistemática de tudo quando nos legou a civilização cristã.

Segundo Dom Mathias, o poder público faz um trabalho silencioso para que as escolas “libertem as pessoas dos princípios ainda sustentados em muitas famílias”. Assim, as crianças que ainda aprendem em casa que casamento só existe entre um homem e uma mulher, quando chegam à escola têm de ouvir uma cantilena interminável baseada na “ideologia de gênero”.
Ele denunciou que essa ideologia esquerdista tem sido veiculada de maneira transdisciplinar, isto é, em todas as matérias há pretexto para se introduzir algum anti-princípio. O Ministério da Educação tem feito nos últimos anos uma triagem de todos os livros didáticos – aqueles que não seguem à risca sua agenda são tirados do rol de obras aceitas. Os novos livros, à pretexto de interdisciplinaridade, introduzem as ideias que o governo quer inculcar. Assim, nos novos livros didáticos se encontram enunciados de matemática (sic!) que contam estórias e problemas envolvendo duplas homossexuais, para acostumar os alunos a esse novo tipo de “relação parental” (novo nome para família…).

No ensino de História, são simplesmente descartados os livros que não repitam a ladainha de imprecações à Igreja como instituição opressora, e que não pintem um quadro negro da Idade Média e da civilização cristã. Os livros atuais devem suscitar a luta de classes, a consciência social (leia-se ideologia marxista) e a mais desabrida libertinagem (os chamados manuais de educação sexual). Com efeito, se os alunos não entrarem por essas sendas, serão mal classificados ou até desclassificados pelo ENEM ou pelo ENADE…

O abade beneditino terminou sua exposição conclamando todos a não cruzarem os braços nesta situação difícil, especialmente as instituições católicas, que devem voltar a ser o que eram no passado e fazerem frente às pressões da tirania ideológica governamental.


No final, o abade abençoou uma grande quantidade de medalhas exorcísticas de São Bento (fotos no final), fundador de sua ordem, que foram em seguida distribuídas aos presentes.
Em seguida, o Dr. Mario Navarro da Costa (acima, à direita), diretor do escritório da TFP norte-americana em Washington, pronunciou algumas palavras sobre o sistema de homeschooling (ensino em casa), muito difundido  com grande sucesso nos Estados Unidos.

Coube ao príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança (abaixo, à esquerda) encerrar a sessão, citando pronunciamentos de Plinio Corrêa de Oliveira sobre o ensino católico e reforçando a convocação para uma atitude militante em face dos descalabros da educação moderna revolucionária.


Flagrantes da benção das Medalhas de São Bento pelo Abade Dom Mathias e sua distribuição 

Flagrantes da conferência

Flagrantes do cocktail e rodas de conversas após a conferência

Um comentário:

Cacau Freitas disse...

Em função do caos introduzido pela petralha no ensino, é que o Brasil está tão mal das pernas na classificação escolar, no penúltimo lugar!!!
Na recentíssima classificação do PEARSON INTERNACIONA, que avalia estudantes do ensino fundamental, do 5º e do 9º ano, o Brasil encontra-se na penúltima colocação se comparado com 40 países...