19 de julho de 2018

SANTO ELIAS — Espada e escudo da verdadeira fé

Nos dias 16 e 20 de julho, celebram-se respectivamente as festividades de Nossa Senhora do Carmo e do Profeta Elias, fundador da Ordem carmelitana. Para marcar essas memoráveis datas, transcrevemos algumas considerações do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em uma conferência de 20-7-67. 

➤  Plinio Corrêa de Oliveira 

Celebramos hoje a festa de Santo Elias. Ele constituiu a primeira Ordem religiosa que houve na História, cujos membros moravam no Monte Carmelo [nas proximidades de Jerusalém]. 

A Ordem do Carmo tem como finalidade principal propagar o culto a Nossa Senhora. No seu nascimento, combatia também o politeísmo na nação judaica. Os seguidores de Santo Elias eram a espada e o escudo da verdadeira fé.

Elias pode ser considerado o príncipe dos profetas, porque teve um papel maior que todos os outros. Converteu mais gente, atuou mais profundamente no povo judeu, do qual foi um verdadeiro condutor, salvou a nação eleita da ruína e lutou contra os erros do seu tempo. Num momento em que a nação estava completamente deteriorada, a Providência o escolheu para comunicar seu espírito a uma Ordem de religiosos, e a partir dela a toda a nação eleita. Foi escolhido para dirigir o povo de Deus naquele momento de hecatombe, e concentrou em si todo o espírito que Deus queria conceder à nação judaica para que ela ressurgisse. 

Elias foi o primeiro a considerar a devoção a Nossa Senhora, simbolizada na nuvenzinha que surgiu no alto do Monte Carmelo, e que se transformou numa nuvem enorme, dando origem a uma chuva que salvou o povo de Deus da miséria. Nossa Senhora é simbolizada pela nuvem, e o Messias é simbolizado pela chuva. 

Devemos pedir a Santo Elias um aumento de nossa devoção a Nossa Senhora, pois assim alcançaremos a felicidade celeste. Quanto à felicidade terrena, só uma é verdadeira: conhecer a finalidade para a qual nascemos, segundo os planos de Deus, e realizar essa finalidade.

Um comentário:

Costa Marques disse...

Nossa Senhora do Carmo, dia 16 de julho. E hoje, 20, comemoramos a festa do seu primeiro e modelar devoto, Santo Elias.
Oportuna lembrança de publicar esses comentários do Prof. Plinio sobre o grande Elias. O Evangelho nos conta que Nosso Senhor confirmou que "Elias virá no fim" confirmando a passagem do Antigo Testamento.
Elias é esse personagem misterioso, cheio de Fé, intransigente com os erros que campeavam no povo eleito.
Elias, ao mesmo tempo, devoto da Virgem Maria, oito séculos antes dEla vir ao mundo ... Elias é um personagem de mistério.
Que ele nos ajude nesse vale de tormentas porque passa a Igreja Católica, sobretudo neste ultimo Pontificado onde verdades eternas, definidas pelo Magistério da Igreja são postas em dúvida.
Nossa Senhora do Carmo nos ajude nessa perseverança na verdadeira Fé. CostaMarques