14 de abril de 2019

Que utilidade houve no meu sangue?

“Quae utilitas in sanguine meo?” 
Raffaello Sanzio (1483–1520). 
National Gallery, Londres.
Plinio Corrêa de Oliveira 

Em quase todos os continentes corre copiosamente o sangue humano. O mundo vive horas cruciais de sua História, e os rumos dos futuros séculos parecem depender do que a geração contemporânea decidir. 

A civilização cristã está ameaçada. Napoleão disse a seus soldados que, do alto das pirâmides, 40 séculos os contemplavam. De certo modo, nossa responsabilidade ainda é maior. O gênero de barbárie que se trata de combater hoje em dia não é apenas uma barbárie pagã: é uma barbárie diabólica. 

Toda a sabedoria, toda a cultura e toda a arte dos países pagãos anteriores a Jesus Cristo, cuja obra a Igreja, longe de destruir, elevou e imortalizou; todas as expectativas dos profetas que clamavam pela Redenção do gênero humano; todo o sangue de nossos mártires; toda a santidade de tantas almas que, no decurso da História, têm subido à honra dos altares; as vigílias de tantos doutores; o amor de tantos apóstolos — tudo isso, todo esse imenso tesouro natural e sobrenatural, está como que depositado em nossas mãos. 

Se o fizermos vencer, transmitiremos esse inestimável caudal de valores para os séculos vindouros. Se não o fizermos vencer, esse tesouro será inútil para milhões de almas, não produzirá talvez a plenitude de seus frutos durante dezenas de séculos. 

E Nosso Senhor bem poderia nos pedir contas por tal derrota, fazendo-nos a pergunta terrível que se lê na Escritura: “Quae utilitas in sanguine meo?” — Que utilidade houve no meu sangue? (Sl 29,10).

___________ 
Excertos do artigo de Plinio Corrêa de Oliveira em “Legionário” (7 Dias em Revista), de 25-1-1942. 

2 comentários:

NEREU AUGUSTO TADEU DE GANTER PEPLOW disse...

Aparentemente a humanidade não está mesmo dando o mínimo valor ao Sangue dos sangues.... não que já não estivesse tudo previsto.... eis que “Porém eis aqui gozo e alegria, matam-se bois e degolam-se ovelhas, come-se carne, e bebe-se vinho, e diz-se: Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos” (Isaías 22.13). É só aguardar mais um pouco que a conta vai ser apresentada....

Costa Marques disse...

Esse comentário do Prof. Plinio nos convida a aproveitar esta Semana Santa para meditar sobre a crise por que passa a Santa Igreja e tambem a dissolução dos costumes na sociedade civil. Assim, o chamado "casamento" homossexual, a ideologia de gênero são males decorrentes da apostasia do mundo moderno. E por causa disso levam Nosso Senhor a Si perguntar: qual a utilidade do sangue que Eu derramei? Costa Marques