27 de junho de 2024

LOUISIANA — Os Dez Mandamentos da Lei de Deus pautando a educação

Jeff Landry: "Se quisermos respeitar o Estado de direito, temos de começar pelo legislador original, que foi Moisés”

✅  Paulo Roberto Campos 

Um fantástico exemplo vindo dos EUA que o Brasil deveria seguir, se não para barrar, pelo menos para atenuar a gravíssima crise moral que nos atinge: Na Louisiana, por determinação da lei, até o início do próximo ano, os DEZ MANDAMENTOS deverão ser afixados nas escolas, desde o jardim de infância até as universidades financiadas pelo Estado.

O governador republicano Jeff Landry [foto acima], que promulgou a exemplar lei no dia 19 de junho, afirmou na ocasião: “Se quisermos respeitar o Estado de direito, temos de começar pelo legislador original, que foi Moisés”

Moisés recebendo as Tábuas da Lei. Pintura de João Zeferino da Costa (1868).

Parece um sonho os parlamentares brasileiros aprovarem uma lei tão benfazeja como essa, mas esperamos que um dia isso aconteça, para o bem de todas as famílias e da sociedade em geral. Se não for aprovada por amor de Deus, pelo menos para diminuir os altos índices da criminalidade e, consequentemente, a diminuição da superlotação das prisões. 

Eis o que determina a referida lei americana: 

“Cada autoridade governante da escola pública e a autoridade governante de cada escola não pública que recebe fundos estatais devem exibir os Dez Mandamentos em cada prédio que usa e na sala de aula de cada escola sob a sua jurisdição. A natureza da exibição será determinada por cada autoridade governamental, com um requisito mínimo de que os Dez Mandamentos sejam exibidos em um cartaz ou documento emoldurado de pelo menos onze por quatorze polegadas. O texto dos Dez Mandamentos deve ser o foco central do cartaz ou documento emoldurado e ser impresso em fonte grande e de fácil leitura.”

É somente na fidelidade à Lei de Deus — como consubstanciada no Decálogo revelado por Ele a Moisés no Monte Sinai — que encontraremos o remédio eficaz contra o relativismo moral que tanto dano tem causado ao País. A fidelidade a essa síntese da Lei Moral é a solução que devemos almejar para alcançarmos a ordem estabelecida por Deus e nos salvar eternamente; na infidelidade a ela encontramos o que vemos: a derrocada de tudo, a conspurcação de todos os valores. 

OS DEZ MANDAMENTOS

1 - Amar a Deus sobre todas as coisas.

2 - Não tomar seu santo nome em vão.

3 - Guardar domingos e festas de guarda

4 - Honrar Pai e Mãe

5 - Não matar

6 - Não pecar contra a castidade

7 - Não roubar

8 - Não levantar falso testemunho

9 - Não desejar a mulher do próximo

10 - Não cobiçar as coisas alheias









Com palavras muito mais precisas que as nossas, São Tomás de Aquino sintetiza admiravelmente os Dez Mandamentos ao afirmar que eles são “preceitos primários da justiça e de toda a lei, e a razão natural dá assentimento imediato a eles como sendo princípios claramente evidentes”

Por fim, vale a pena recordar que os políticos da Louisiana perceberam quão populares são as leis imutáveis codificadas nos Dez Mandamentos, como regras para se viver bem, as quais valem para todos os séculos e lugares, donde a larga aprovação do projeto tramitado nas duas casas do Legislativo, deixando exasperados os políticos mais esquerdistas.


Para maior exasperação das esquerdas, outros estados americanos estão agora se articulando para aprovar a mesma lei, sem a qual continuarão a navegar numa caravela à deriva, prestes a naufragar.

Nenhum comentário: