8 de maio de 2011

Uma “legenda dourada” em homenagem ao Dia das Mães

Depois do “Dia Negro” — que foi o último dia 5 (veja artigo abaixo) —, hoje o dia deve ser luminoso: o Dia das Mães! Em sua homenagem, o Blog da Família oferece a todas as mães uma breve, mas maravilhosa, lenda medieval chamada “A INTIMIDADE DE DUAS MÃES”.

Trata-se de um mero conto ou de um fato histórico? — Acho que isso pouco importa. O que importa é saber que, caso este fato não tenha acontecido, bem poderia ter-se passado exatamente como está narrado, sobretudo quando diz respeito a uma época de Fé (a “doce primavera da Fé”) como foi a Idade Média — época de castelos, de catedrais, de cruzadas, de sonhos, de reis e rainhas, de... legendas douradas.



A legenda, abaixo transcrita, foi extraída do célebre livro “La Legende Dorée” (1260), de Jacques de Voragine. “Legenda Áurea”, porque diziam que suas histórias eram belas e de ouro. Para conhecer mais a respeito, recomendo o site:
http://www.editionsdianedeselliers.com/nos_livres/oeuvres.php?fiche_id=2


Intimidade de duas Mães

Uma viúva tinha um filho único, a quem queria muito. Sabendo que ele tinha sido feito prisioneiro pelos inimigos, acorrentado e posto na prisão, ficou profundamente triste. Dirigindo-se a Nossa Senhora, por quem tinha devoção especial, pediu-lhe com insistência a liberdade de seu filho. Passou-se um tempo, e ela não viu o fruto de suas preces.


Dirigiu-se então a uma imagem de Maria com o Menino Jesus ao colo, na igreja, e disse:


— Santa Virgem, eu vos supliquei a liberdade de meu filho e não quisestes vir em socorro desta mãe infeliz. Implorei vossa proteção para meu filho, e a recusastes. Assim como meu filho foi levado, levarei o vosso, e o guardarei como refém.


Dizendo isso, tomou a imagem do Menino do colo da Virgem, levou-a para casa, envolveu-a em linho, e colocando-a em um cofre, fechou-a à chave, contente por ter um tão bom refém como garantia da volta de seu filho.


Na noite seguinte Nossa Senhora apareceu ao rapaz, abriu-lhe a porta da prisão e lhe disse:


— Diz à tua mãe, meu rapaz, que ela devolva meu Filho, agora que estou devolvendo o dela.


O rapaz foi encontrar-se com sua mãe e relatou-lhe a miraculosa libertação. A mãe, radiante de alegria, apressou-se a entregar o Menino Jesus a Nossa Senhora:


— Eu vos agradeço, celestial Senhora, por me restituirdes o filho, e em troca restituo o vosso.

Um comentário:

joana darc nogueira ferreira disse...

È mais um dos mistérios que temos,nas histórias da fé em Jesus e Maria.Eu creio,porque foram vários os acontecimentos enquanto seres viventes aqui nesta terra,como mãe e filho de ´Deus´.Amo Jesus enquanto filho e nossa senhora, enquanto Mãe.Sou e quero continuar católica amando e respeitando cada história da vida de Jesus aqui na terra e no Céu...