18 de outubro de 2015

Preito de gratidão a Plinio Corrêa de Oliveira junto a seu jazigo


Ainda dentro da série que tenho postado sobre solenidades transcorridas por ocasião do vigésimo ano do passamento de Plinio Corrêa de Oliveira, para hoje um post sobre evento realizado na manhã do dia 4 de outubro.

Discípulos e admiradores — muitos residentes no Brasil, mas também aqueles que vieram a São Paulo provenientes de outras nações — reuniram-se junto à sepultura do fundador da TFP no cemitério da Consolação. Nesse mesmo jazigo encontra-se também sepultada a senhora sua mãe, a tradicional dama paulista, Lucilia Ribeiro dos Santos Corrêa de Oliveira. 

Este ato, realizado como preito de gratidão ao Prof. Plinio, iniciou-se com a recitação de um terço puxado por Mons. Schneider [foto acima], depois outras orações rezadas por todo o conjunto, seguidas de um momento de silencio para as orações particulares, e no final o bispo concedeu sua bênção episcopal a todos os presentes. [foto abaixo

Notava-se claramente o quanto Plinio Corrêa de Oliveira é considerado “pai espiritual” de toda uma família de almas. Certamente, grande parte dos presentes ao ato tinham lembrança de umas palavras memoráveis dele: “Ao morrer, se Nossa Senhora tiver pena de mim, vou para o Céu. No Céu eu continuaria patrono da família de almas que constituí, num relacionamento que seria a continuação de minha história”

Trata-se de toda uma “família de almas” que segue a trilogia formulada pelo saudoso e inesquecível mestre da Contra-Revolução: tradição, família e propriedade. Valores básicos sem os quais não se constituiria uma civilização verdadeiramente católica. 

Certa vez, Dom Juan Rodolfo Laise, bispo emérito de San Luis (Argentina), que foi rezar junto à sepultura do Prof. Plinio, comentou: “Este homem que aqui está sepultado deixou um programa de vida, e isto até hoje influencia profundamente pessoas no mundo inteiro. São pessoas que, fiéis aos ensinamentos desse que aqui jaz, permanecem dispostas a enfrentar todos os obstáculos para a maior glória de Deus”

De fato, no século XX os ideais contra-revolucionários de Plinio Corrêa de Oliveira marcaram profundamente as pessoas e no atual século seus ideais repercutem pelos 5 continentes. 
_______

(*) As mesmas observações que postei anteriormente, repito aqui: Os estandartes e capas rubras ostentados por alguns dos presentes a estes eventos de homenagem a Plinio Corrêa de Oliveira são símbolos das associações estrangeiras a que se filiam, e NÃO de qualquer entidade brasileira. 

Para melhor visualização das fotografias do ato no cemitério da Consolação, click na primeira imagem para percorrer, com a setinha de seu teclado, a "galeria" de fotos.

























Protegido pela fina chuva que caiu no final da solenidade, o quadro de Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano sobre a sepultura com vários arranjos florais. Esse quadro pertenceu a Doutor Plinio e nos presentes dias permanece no mesmo lugar no quarto do apartamento onde residiu até seus últimos dias.

Jovem da TFP da Polônia, com sua capa rubra, toca na sepultura de Doutor Plinio o seu grande estandarte vermelho marcado pelo rompante leão dourado com o lema "Tradição, Família e Propriedade"

3 comentários:

Pai vs Filho disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Costa Marques disse...

Seu blog reproduz com acerto de comentarios e fotos esta homenagem ao Prof Plinio. Mons. Laise diz que o exemplo de Plinio Correa de Oliveira inspira pessoas pelo mundo inteiro. As fotos que seu blog posta provam isso perfeitamente. Você poderia me indicar bibliografia sobre a vida do Prof Plinio? Costa Marques

Paulo Roberto Campos disse...


Prezado Sr. Costa

Atendendo seu pedido, aconselho-lhe três obras:

• “O Cruzado do Século XX”
• “Minha Vida Pública — Compilação de Relatos Autobiográficos de Plinio Corrêa de Oliveira”
• “Plinio Corrêa de Oliveira – Profeta do Reino de Maria”

Esses três livros o senhor poderá adquirir no seguinte link:
http://www.livrariapetrus.com.br/Default.aspx?cod=yrjkO

PS: Para outras obras de Plinio Corrêa de Oliveira, também lhe aconselho o seguinte site:
http://www.pliniocorreadeoliveira.info/