16 de fevereiro de 2017

No carnaval, sacrílego vilipêndio a Nossa Senhora Aparecida

No terceiro centenário da aparição de Nossa Senhora Aparecida e a propósito da autorização dada por altas autoridades eclesiásticas, permitindo que uma imagem d’Ela seja exposta em carro alegórico no Sambódromo neste carnaval, a “Liga do Santo Rosário” enviou carta-circular aos seus participantes analisando e deplorando o alcance de tal permissão. Segue o teor da missiva. 


Anunciou-se há alguns meses que uma imagem de Nossa Senhora Aparecida seria levada no carnaval deste ano ao Sambódromo de São Paulo, como tema de um carro alegórico da Escola de Samba Unidos da Vila Maria. 

Por absurdo que seja, a mídia noticiou que essa presença foi autorizada por altas personalidades eclesiásticas. A desculpa que dão é de que a referida escola de samba garantiu que no carro alegórico da Vila Maria não haverá cenas de nudez ao redor da imagem. Nada diz sobre os outros carros da mesma escola... 

Ora, essas autoridades eclesiásticas sabem perfeitamente que nesse Sambódromo ocorrerão cenas das mais lúbricas, de passistas em trajes sumários, quando não completamente nuas, em danças imorais que ofendem gravemente a Deus. Isso a tal ponto, que é impossível ilustrar esse fato inconteste. 

Nem há necessidade disso: está na Internet, portanto ao alcance de qualquer pessoa, a informação de que a mencionada escola de samba sempre desfilou ostentando o mesmo grau de imoralidade das demais. As chamadas musas do carnaval exibem-se escandalosamente, conscientes de que assim satisfazem os desejos baixos da maioria do público ali presente. Quem vai ao carnaval vai atrás disso... 

De nada adianta dizer que a Escola de Samba Unidos da Vila Maria fará uma como que “bolha moralizada” (moralizada?), que só existirá junto à imagem, e não no carnaval que se desenrolará em torno dela. Alegar essa “atenuante” não passa de uma imensa hipocrisia. 


Seria algo como levar a imagem a uma praia nudista, garantindo que os que a carregarem não estarão nus. Por aí vemos o insustentável dessa autorização absurda, que põe à sombra a imoralidade gigantesca reinante nesses eventos, à qual se soma o consumo de drogas, destemperos sexuais, bebedeiras desenfreadas, numa atmosfera de bacanal.

Mas não é só isso. Há uma enorme agravante, no caso. Ficará a impressão extremamente danosa para os católicos, e mesmo para os não católicos, de que a Igreja já não censura a imoralidade carnavalesca. E que tudo aquilo que acontece no Sambódromo não é mais considerado uma grave ofensa a Deus e a Nossa Senhora. Portanto, o carnaval tal como vemos hoje, com suas cenas de nudez e imoralidade, não tem nada de mais.

Ora, é evidente que esse endosso eclesiástico ao carnaval vai estimular a ousadia rumo ao nudismo total. E nas ruas, e até mesmo dentro das igrejas, como infelizmente estamos vendo, o despudor irá aumentar ainda mais. 

É francamente inacreditável que a maioria dos pastores de almas não dê importância a isso. Há não sei quantos anos a omissão deles em relação à progressiva imoralidade do carnaval e dos trajes civis vem chamando a atenção.

No que dará isso? Dará na estatística que a revista “Carta Capital” publicou em novembro último: a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil! 

O estupro é uma coisa abominável e deve ser severamente punido. Mas a culpa é só dos estupradores? A atração exercida pela maneira provocativa de certas modas não tem também responsabilidade nisso? Uma vez que o senso moral e religioso está desaparecendo, o que deterá as pessoas que não põem freio a seus instintos baixos? 

Imaginemos que aparecesse a moda de, durante a noite, as casas ficarem com as portas visivelmente abertas. Haveria espanto em se constatar um aumento de roubos nelas?

Na lógica dessa argumentação, esse imenso pecado de permitir a condução ao Sambódromo de uma imagem sacrossanta de nossa Rainha e Padroeira é próprio a acarretar consequências imprevisíveis, caso os brasileiros não reajam à altura.

Houve tempo em que nós, católicos, éramos 97% dos brasileiros. Hoje, por causa da crise pós Concílio Vaticano II, minguamos para o pífio índice de 50%. 

Como consequência, agora há ambiente para se fazer o que há 10 ou 20 anos era inimaginável: expor Nossa Senhora ao vilipêndio de desfilar num bloco de carnaval, e assim jogar lama na aura de santidade e respeitabilidade d’Aquela que foi a tal ponto pura, que foi Virgem antes, durante e depois do parto.

Voltemo-nos a Ela e peçamos que tenha compaixão do Brasil e dos brasileiros inconformes com esse sacrílego vilipêndio, que já começaram a protestar. 
_____ 
P.S.: Quem desejar participar desse protesto, pode fazê-lo por meio do site do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira:
http://ipco.org.br/ipco/51644-2/#.WJqgdTsrK9I.

5 comentários:

NEREU AUGUSTO TADEU DE GANTER PEPLOW disse...

é o fim da picada.... https://www.youtube.com/watch?v=LStPjpN4Fu0

Unknown disse...

Disse Jesus que é impossível não haver escândalos,mas ai daqueles que os provocarem.Eu fico pensando:Será que esses altos eclesiásticos,que deram a permissão de se utilizar a Imagem de Nossa Senhora Aparecida num desfile carnavalesco,com a suposta pretensão de se fazer uma "homenagem", aceitariam a proposta feita pela escola de samba de desfilarem rigorosamente paramentados,junto à Imagem de Nossa Senhora Aparecida no carro alegórico?Se assim fosse,será que eles não temeriam estarem sendo postos ao ridículo?Como então admitir isso pública e oficialmente para a Imagem Sagrada da Santíssima e Imaculada Virgem Maria?Senhor Jesus Misericórdia!Nossa Senhora das Dores,Rogai por nós!

Para Hacerse Oir-Hablemos Claro disse...

En la Pasion Nuestro Senor no permitio que Maria Santisima fuese ofendida pero en estos tiempos el mundo ha caido tan bajo que hasta abominacionescomo este atentado contra la Virgen de Aparcida ocurre como si nada! Felicitaciones por la protests.

alal001 disse...

Caro Paulo:-

O pior é que o Pe. Reginaldo Manzotti, que eu considerava um padre sério, está apoiando isso, como você poderá ver em:-

https://www.youtube.com/watch?v=blgc-InTq8s

Costa Marques disse...

Excelentes comentários dos leitores deste site ABIM. É isso mesmo, estes eclesiásticos se portam como se não tivessem Fé e a Imagem de Nossa Senhora Aparecida representa o quê para esses Bispos e Padres que autorizaram? Não viram o protesto popular contra a presença de Nossa Senhora Aparecida neste desfile de Carnaval? CostaMarques