1 de abril de 2021

SEMANA SANTA — Arrebatadoras Procissões... Canceladas...


✅  Paulo Roberto Campos 

Poderemos contemplar, nos primorosos vídeos abaixo, cenas admiráveis de procissões nos dias da Semana Santa na Andaluzia, sobretudo em Sevilha. 

Neste ano, lamentavelmente — no pandemônio atual e sob o pretexto da pandemia — não foram realizadas essas comoventes cerimônias rememorando os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo na Via Sacra. A proibição daquelas belíssimas procissões revela o que há de pior no boicote como hoje se tem chamado de “cultura do cancelamento”... 

O cancelamento daquelas tradicionais cerimônias — não apenas na Espanha, mas também no Brasil e no mundo inteiro — pode ser considerado um sinal dos tempos? Seria um castigo? 

Nosso Senhor bem que poderia nos perguntar "Quae utilitas in sanguine Meo?" (Que utilidade tem o meu sangue? - Sl 29,10). Com sua generosidade divina, Ele derramou seu sangue por nós. Não corresponderemos a esse Supremo Sacrifício oferecido ao Pai Eterno pela nossa salvação? 

Roguemos à nossa Corredentora, a Santa Mãe de Deus, para que Ela nos faça corresponder plenamente ao preciosíssimo sangue de seu Divino Filho; que Ela nos sustente para jamais pactuarmos, por interesses mesquinhos, com seus adversários.
____________
PS: Chamo a atenção para a parte final do primeiro vídeo: a "malhação de Judas". Esta não é executada como no Brasil, mas de uma maneira bem espanhola, de modo "muy hermoso"... O traidor não é "malhado", mas "fuzilado" com carabinas de caça. Uma tradição, de mais de 150 anos, que representa o desejo de ser fazer justiça à traição de Judas Iscariotis.

.

Nenhum comentário: