29 de setembro de 2022

Santa Teresinha do Menino Jesus


O Espírito Santo encheu de glória o nome de sua eleita. E o Brasil foi um dos primeiros países conquistados à devoção da ilustre carmelita. 

✅  Plinio Corrêa de Oliveira

Entre todas as cidades da França, Lisieux toca de modo todo particular o coração dos brasileiros. Lá viveu, lá conquistou as mais belas flores da santidade, lá embalsamou o claustro do Carmelo este prodígio de virtudes que é Santa Teresinha do Menino Jesus. 

Escondida em vida, no fundo obscuro de um convento; a tal ponto oculta aos olhos dos homens, que as próprias irmãs de hábito lhe ignoravam a riqueza da vida interior; quis o Espírito Santo encher de glória, após a morte, o nome de sua eleita. A fama de seus méritos extraordinários espalhou-se logo por toda a parte, e toda a Terra foi avassalada pela notícia dos esplendores da nova Santa. 

O Brasil foi um dos primeiros lugares conquistados à devoção da ilustre carmelita. Todos sabemos quão terna e confiante é a veneração que o nosso povo lhe consagra; e como os brasileiros se têm salientado, por mil modos, na pública ostentação de seu culto. Para tudo, para as maiores coisas como para as menores, a intercessão de Santa Teresinha é invocada. 
A belíssima “Urna do Brasil” foi oferecida pelo povo brasileiro à França,
para levar nas procissões os restos mortais de Santa Teresinha.

_____________ 
Fonte: “Legionário”, Nº 629, 27-8-1944, p. 2. 


Nenhum comentário: