7 de setembro de 2023

NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA


N
este dia 8 de setembro celebramos o aniversário da Santíssima Virgem, nascida na Santa Casa de Nazaré, a mesma que foi transladada pelos Anjos, no século XIII, para a cidade de Loreto na Itália. Nascida para que d´Ela nascesse Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Em memória deste grandioso dia reproduzimos alguns versos de Souza Caldas feitos em homenagem a Nossa Senhora. 

DEPRECACÃO À VIRGEM 

Esposa do Deus vivo, Templo augusto 
Do Senhor que governa os Céus e a Terra, 
Escuta os meus gemidos, e do abismo 
Do pecado a minha alma desenterra. 

Ó das filhas dos homens a mais bela, 
Em cujo seio, amigas se abraçaram 
A justiça e a demência, e pelos homens 
Com vínculo divino se ligaram. 

Mãe do meu Deus, refúgio esperançoso 
Do pecador aflito, vem depressa 
Em meu socorro contra o vil imigo, 
Que de bramir em roda nunca cessa. 

Lembra-te que na cruz cruel, o sangue 
Se verteu do teu Filho angustiado, 
Para as chagas lavar torpes e impuras 
Do pecador que a culpa tem manchado. 

Ó doce pensamento, que derramas 
Lisonjeira esperança no meu peito, 
E a proteção benigna me asseguras 
Daquela a quem o Céu vive sujeito.

Nenhum comentário: