12 de outubro de 2022

Tufão igualitário X Tradição


Plinio Corrêa de Oliveira 

Enquanto o tufão igualitário sopra com uma força sem precedentes, em pleno desenvolvimento deste imenso processus mundial, uma Rainha é coroada segundo ritos inspirados por uma mentalidade absolutamente anti-igualitária. 

Este fato não irrita, não provoca protestos, e pelo contrário é recebido com uma imensa onda de simpatia popular. O mundo inteiro festejou a coroação da jovem soberana inglesa, quase como se as tradições que ela representa fossem um valor comum a todos os povos. 

De toda parte afluíram para Londres pessoas desejosas de se embevecer com espetáculo tão antimoderno. Diante de todos os aparelhos de televisão, se aglomeraram ávidos, sedentos de ver a cerimônia, homens, mulheres, crianças de todas as nações, falando todas as línguas, exercendo as mais variadas profissões, e, o que é mais extraordinário, professando as mais diversas opiniões. 

Neste imenso movimento de alma da humanidade contemporânea, há algo de surpreendente, de contraditório, de desconcertante talvez. 

Uma explicação: há na natureza humana uma tendência profunda, permanente, vigorosa, para o que é gala, honraria, distinção, e o igualitarismo hodierno comprime essa tendência, gerando uma nostalgia profunda que explode sempre que para isto encontra uma ocasião.
____________
Excertos de artigo de Plinio Corrêa de Oliveira, Catolicismo, Julho/1953

Nenhum comentário: