7 de dezembro de 2022

Arma poderosa para destruir as heresias modernas


Da Encíclica Ad diem illum de São Pio X, em 2-2-1904 

“Creiam os povos e professem que a Virgem Maria foi preservada de toda mancha de pecado desde o primeiro instante de sua conceição: desde logo torna-se-lhes mister admitir o pecado original, a redenção da humanidade por Jesus Cristo, o Evangelho e a Igreja, enfim, a lei do sofrimento. 

Em virtude disto, todo ‘racionalismo’ e ‘materialismo’ que campeia pelo mundo é arrancado e destruído em suas raízes, cabendo à sabedoria cristã a glória de ter guardado e defendido a verdade. 

Além disso, é vezo perverso, e comum a todos os inimigos da Fé, sobretudo em nossa época, repudiar e proclamar que se deve repudiar todo respeito e toda obediência à autoridade da Igreja, e mesmo de todo poder humano, na crença de que em consequência lhes será mais fácil banir a fé dos corações. Aqui está a origem do ‘anarquismo’, a mais nociva e perniciosa doutrina que possa existir, tanto na ordem natural quanto na sobrenatural. 

Ora, tal peste, fatal tanto à sociedade como ao nome cristão, é ferida de morte pelo dogma da Imaculada Conceição de Maria, pela obrigação que este dogma impõe de atribuir à Igreja um poder em face do qual tem que se curvar não só a vontade, mas também a inteligência. Pois é em virtude de tal submissão que o povo cristão canta este louvor da Virgem: 'Toda sois formosa, ó Maria, e não há em Vós a mancha original` (Grad. da Missa da festa da Imac. Conc.). 

Daí se justifica uma vez mais o que a Igreja afirma da Virgem, dizendo que 'só Ela exterminou todas as heresias do mundo inteiro`."

Nenhum comentário: