7 de junho de 2023

CORPUS CHRISTI — Dogma da Presença Real


Nesta Quinta-Feira celebramos solenemente a “Festa de Corpus Christi” em memória da instituição da Sagrada Eucaristia na Quinta-Feira Santa. Dia que devemos consagrar especialmente a honrar a presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia. 

Segundo São Pedro Julião Eymard — grande apóstolo do Santíssimo Sacramento — “Esta festa não se chama simplesmente a festa de Nosso Senhor, mas a festa do Corpo de Nosso Senhor. Por esse Corpo, n'Ele tocamos. Por esse Corpo, tornou-se nosso alimento, nosso irmão, nosso hóspede. Festa do Corpo de Jesus Cristo! Quanto amor envolve tal nome, por ser humilde e proporcionado à nossa miséria. Nosso Senhor desejou esta festa para se aproximar cada vez mais de nós. Não deseja o pai ver o filho celebrar-lhe o aniversário por lhe dar ocasião de provar com maior vivacidade seu amor paternal e lhe poder conceder algum favor particular? Seja esta festa toda de alegria, e ser-nos-ão concedidos insignes favores". 

Em memória desta magnífica festividade transcrevemos uma bela oração [texto em português e em latim] composta por Santo Inácio de Loyola, que devemos rezar preferencialmente frente a um Sacrário: 

Anima Christi (Alma de Cristo) 

Alma de Cristo, santificai-me. 

Corpo de Cristo, salvai-me. 

Sangue de Cristo, inebriai-me. 

Água do lado de Cristo, lavai-me. 

Paixão de Cristo, confortai-me. 

Ó bom Jesus, atendei-me. 

Dentro de vossas chagas, escondei-me. 

Não permitais que me separe de Vós. 

Do maligno inimigo, defendei-me. 

Na hora da minha morte, chamai-me. 

E mandai-me ir a Vós. 

Para que com vossos santos Vos louve. Pelos séculos dos séculos. 

Amém. 


Ánima Christi 

Anima Christi, sanctífica me. 

Corpus Christi, salva me. 

Sanguis Christi, inebria me. 

Aqua láteris Christi, lava me. 

Pássio Christi, confórta me. 

O bone Iesu, exáudi me. 

Intra tua vulnera abscónde me. 

Ne permíttas me sepári a te. 

Ab hoste malígno defénde me. 

In hora mortis meae voca me. 

Et iube me veníre ad te, ut cum Sanctis tuis laudem te in sáecula saeculórum. 

Ámen.

Nenhum comentário: