![]() |
Anunciação – Girolamo Lucenti (1602-1624). Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia. |
✅ Paulo Roberto Campos
Uma das datas magnas da Cristandade, que deve ser comemorada em todo mundo católico nos dias 25 de março de cada ano, é a Anunciação do Anjo e a Encarnação do Verbo. Um dos mais importantes acontecimentos da História: No seio puríssimo de Maria “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14).
Enviado por Deus, o Arcanjo São Gabriel anunciou à Santíssima Virgem que Ela seria, por obra do Espírito Santo, a Mãe do Filho de Deus. Logo que entrou em sua sala, o Anjo saudou-A dizendo: “Ave, cheia de graça, o Senhor é conVosco. Bendita sois Vós entre todas as mulheres” (Lc 1, 28).
Nossa Senhora, enquanto Mãe de Deus (theotokos, em grego) é um dogma definido em 431 no Concílio de Éfeso; proclamação feita por São Cirílo, Patriarca de Alexandria.
Em seu Evangelho, São Lucas narra o momento da Anunciação, que deixou Nossa Senhora perplexa, pois não entendia como essa concepção virginal se daria, mas na sua plena confiança em Deus e na certeza absoluta de que para Ele nada era impossível, sua resposta foi sublime: “Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).
Acabava de se cumprir a profecia de Isaías, feita cerca de 800 anos antes: “Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco” (Is 7,14).
Naquele momento envolto num celestial mistério ocorreu a Encarnação do Verbo, o Filho de Deus assumiu a natureza humana no seio puríssimo d´Aquela que permaneceu Virgem antes do parto, durante e depois do parto. Acontecimento fundamentado na Sagrada Escritura, na Tradição da Igreja e no Magistério.
Veio ao mundo o Divino Salvador para redimir nossos pecados, consequência do pecado original de nossos primeiros pais, Adão e Eva. Com o seu “Fiat” — sua aceitação ao anuncio do Anjo — Nossa Senhora Imaculada, isenta de todos os pecados, foi o canal para resgatar os filhos de Adão.
Comenta São Tomás de Aquino:
“Convenientemente foi anunciada à Virgem a concepção do Filho de Deus, pois isso era algo superior à ordem da natureza. E para que Ela não se perturbasse com um acontecimento tão inesperado, era justo que fosse instruída sobre ele com antecedência. Além disso, contribuiu para a dignidade da Virgem, pois era adequado que Ela consentisse em ser a Mãe de Deus, em um ato de fé e obediência" (Suma Teológica III, q. 30, a. 1).
Poeticamente, assim se expressou Santo Efrém:
"A Ti trouxe Gabriel a saudação, e com sua voz o Espírito Santo desceu; em teu seio fez morada Aquele que tem em Seu punho a morada dos mundos. A Ti trouxe Gabriel a boa nova para que recebesses o Rei dos reis; Tu te torna mãe do Filho de Deus" (Hino à Anunciação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário