10 de outubro de 2010

Padre José Augusto — um sacerdote que “não fica em cima do muro”, como a maioria de seus irmãos de vocação

Baiano de Maraú, o Pe. José Augusto Souza Moreira, de 44 anos, estudou no seminário da Congregação Filhos de Maria Imaculada. Atualmente é responsável pela formação de sacerdotes e faz parte do Conselho da Comunidade Canção Nova.
Por diversas fontes, ouvi os maiores elogios ao vídeo com a pregação do Padre José Augusto, feita no dia 5 deste mês, transmitida pela “TV Canção Nova”. Mas também ouvi muitas críticas à nova e estranha posição que tomou tal emissora: censurou o sacerdote e retirou o vídeo do ar — inclusive mandou retirá-lo do YouTube. Entretanto, outros já tinham gravado a corajosa e oportuna pregação e a postaram novamente em outros links do mesmo YouTube, bem como em outros sites — como este, postado no final desta matéria, que copiei do portal “Gloria.TV”.

Por que tal censura? Certamente, porque o sacerdote pregou numa linguagem firme, sem meias verdades ou ambigüidades. Muito diferente da linguagem neutra, morna, comumente — e infelizmente — utilizada por muitos membros da CNBB. Lembremo-nos das palavras duras do Apocalipse “Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te”. (Ap. 3, 15 - 16). “Nem frio nem quente”. Ou seja, alguém que não se revela nem mau, nem bom; fica no meio, no “mais ou menos”, fica “em cima do muro”... de um muro tão vergonhoso como o que separava em duas a cidade de Berlim, durante a vigência do comunismo. O Padre José Augusto, pelo contrário, fez uso da linguagem “quente”, e por isso foi censurado. Para ele uma glória, pois está sendo perseguido por ter pregado o ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Também os petistas ficaram tiririca com o sermão do Padre José Augusto e exigem “direito de resposta”. Por quê? O padre por acaso não tem “direito de expressão”, não tem o direito de alertar seus fiéis para não apoiarem pessoas que defendem práticas contrárias à moral católica, como o aborto e o “casamento” homossexual? Ele apenas relembrou aos fiéis a doutrina católica. Simplesmente! Repreendê-lo poderia caracterizar uma verdadeira “perseguição religiosa” — aliás, como decreta o novo "Programa Nacional de Direitos Humanos”.

Portanto, não há razão nenhuma para “direito de resposta”  — da qual, seja dito de passagem, o tiro poderá sair pela culatra. Assisti duas vezes ao vídeo e não ouvi nenhuma inverdade. Àqueles que ainda não escutaram a gravação do sermão do Padre José Augusto, recomendo que o façam. Click abaixo:
Parte I



Parte II

28 comentários:

Anônimo disse...

A VERDADE ENCOMODA

Anônimo disse...

Também comungo dessa agitação há tempos. A crescente inversão de valores e a avalização desse fato, ou seja,como se o errado fosse o certo está se tornando prática comum.
É necessário que façamos um 'retiro' coletivo para que a gente reflita e veja a que estado de coisas as coisas estão chegando. É preciso tomar partido sim, mas o dos ensinamnetos deixados por Jesus.

Anônimo disse...

Que homilia profética irmãos, pois ela diz a verdade sobre a situação do nosso pais, e insentiva o povo católico, cristão a se unir e se pronunciar em massa, pelas leis de Deus, pela liberdade religiosa e pela vida!!
Parabens Pe. José Augusto, por dizer a verdade, por não se calar na Igreja de Deus, e tomar uma posição concreta, por não ficar em cima do muro como muitos sacerdotes e pastores!!! Louvado seja Deus pelo teu sacerdócio!!!
Como seria bom que os Bispos da Igreja e os padres, tivessem a 'Coragem' de dizer a verdade como este sacerdote, mas graças a Deus, embora se conta nos dedos das mãos os Bispos que se pronunciaram, a favor da vida e de Deus, a eles nós queremos dizer: "Obrigado por não calar a palavra de Deus! Estamos convosco, que estais com o Papa, com a Doutrina da Igreja, lutando pela causa de Deus e não por interesses próprios e partidários" Obrigado aqueles que estão provando que são de Deus!!!
Parabens padre Jose Augusto, estamos contigo e com Pedro!!!!
Faça a tua parte, encaminhe este e-mails a todos os teus contatos, baixe os vídeos, publique em vossos blogs, orkut's, sites, facebook, twitter, enfim use da internet e de todos os recursos nela luta pela vida!!! Não se omita, faça a tua parte.

"Que o Senhor que é rico em Misericórdia vos abençoe: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!"

Permaneçamos Unidos em Oração com Maria!
Vos quero bem!

Pe. Mateus Maria, FMDJ

Panie Jezu Ufam Tobie!

Anônimo disse...

Se o Brasil é um país democrático, porque censulá-lo, de jeito nenhum; tudo que o Pe prega é a verdade, e a verdade prevalecerá.Infelizmente estão abafando o assunto, mas por medo de perder as eleiçõe.Pe. Antonio, parabéns o Senhor é verdadeiramente de Deus. Para muitos a Igreja é usada para falsos rituais; batizados enfim, falso catolicismo, porque ser católico é muito mais do que ir a Igreja e vingir de devoto, sem mesmo conhecer o evangelho e esses ,mesmos falsos católicos é que estão querendo "desmoralizar",se assim pode-se de dizer; da própria palavra da Biblia.O Senhor só pregou o evanvelho.Mas Deus é justo,se não mencionaram tal fato, que procure saber e provar o contrário.O quanto estão com a palavra de Deus.
Sou sua fã,obrigada por ser um sacerdote de coragem e obediência a Deus. KAV

Anônimo disse...

Pe.Antônio é um destemido católico,ele vive o Evangelho, nós católicos infelizmente preferimos ficar, em cima do murro,é isso mesmo tem que denunciar e anunciar o Evangelho. Sem medo dos falso católicos, esse mundo se não Tivesse "Pe.Santos" como estaria ainda mais perdido.
Sou fã do Pe.Antonio, suas palavras são de Deus.Apesar que aqueles que deveriam ouvir, só escutam a voz do poder "dinheiro".Se é que irá chegar a algum lugar, sem Deus;o Evangelho.

ANA CRISTINA disse...

Padre,
Sua benção.
O senhor é 10.
É quente!
Obrigada!
ANA CRISTINA - PASTORAL FAMILIAR

ANA CRISTINA disse...

Padre,
Sua benção.
O senhor é 10.
É quente!
Obrigada!
ANA CRISTINA - PASTORAL FAMILIAR

Anônimo disse...

Veja bem se todos tivessem a coragem desse sacerdote Pe. José Augusto, teríamos com certeza uma maior esclarecimento sobre esses fatos horriveis, que pessoas que nunca tiveram uma catequese firme e nunca adentraram sequer em nenhuma igreja se acham no direito de obrigar a igreja de Jesus Cristo aceitar uma coisa que todos sabem são contrarias ao que nos ensina os mandamentos da lei de Deus.Peço que Deus ilumine tais pessoas para que eles assimilem que Deus não mudou a lei, e Jesus Cristo é o mesmo de ontem de hoje e para sempre. Cuidado Srs.Bispos vejam que nós ovelhas dependemos de pastores que não deixem o rebanho de Pedro se perder.

luis disse...

Olá Paulo. Sei que o tema que V. tratou em seu blog é muito sério, e dou meus parabéns ao valente sacerdote que não é nada morno, mas quero contar uma piadinha, pois ela é muito didática, explicando bem a questão de se ficar em cima do muro. Então vamos lá:
Conta-se que havia um sujeito que ficou horas em cima do muro. Do lado direito do muro, alguns anjos faziam sinais pedindo ao sujeito para pular para o lado deles. Os anjos insistiam, insistiam, insistiam e o murista continua lá plantado sem se mover.
O outro lado do muro, lado esquerdo, alguns demônios, parados de braços cruzados. Estes não insistiam e nem faziam gestos pedindo para o sujeito pular para o lado deles.
O murista achou estranho aquela atitude e voltou-se para os demônios dizendo:
Pôxa! Do lado direito do muro tem uns anjos pedindo insistentemente que eu vá para o lado deles e vocês aí ficam parados de braços cruzados, sequer fazem um gesto pedindo para eu ir para o lado de vocês. Por que essa atitude, tão diferente da deles?
Respondeu um dos demônios: Não precisamos pedir para vir para cá, pois quem está em cima do muro já está de nosso lado.

Unknown disse...

Parabéns ao Pe José Augusto pela coragem. A Igreja precisa de Homens assim.

Unknown disse...

Parabéns ao Pe José Augusto pela coragem. A Igreja precisa de Homens assim!!! Enquanto certas seitas pregam a defesa do aborto como meio de controle da natalidade a Igreja de Cristo não pode se manter calada!

André disse...

É uma vergonha censurarem um padre que estava apenas cumprindo sua obrigação.


Quem o censurou é uma vergonha para a Igreja.

Paulo Roberto Campos disse...

AVISO:
Recebi pedidos por e-mail da íntegra do Sermao do Padre José Augusto, para se poder imprimir e espalhar entre amigos. Para responder ao pedido (já atendido por e-mail) obtive a transcriçao integral. Deixo-a também aqui para outros leitores:
_______
"Mais uma vez Jesus, ele continua dizendo para Maria e para Marta, que estava muito agitada, que a irmã dela Maria escolheu a melhor parte. E a melhor parte é estar com Jesus. Eu acho interessante que essa palavra, ela vem cair assim num momento em que eu me encontro agitado.

Estou vindo das minhas férias, aqui na comunidade nós falamos que são dias de descanso que nós tiramos, e eu pude ficar em casa, com a minha mãe durante uns doze dias, depois eu fui fazer um retiro, um retiro de, oito dias de silêncio, lá em Itaici, com os jesuítas. Só que nesse período,muitas coisas me agitaram, tem me agitado como sacerdote, da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Vocês poderiam me perguntar o que é que está me agitando, o que tem me agitado,são muitos emails que eu tenho recebido. E a questão é essa “eleição”; e eu não posso deixar de falar também que eu sou sacerdote da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Diante de tantos pastores que vêm se pronunciando, tantos bispos se pronunciando. Eu nunca vi uma eleição tão agitada como essa. Nunca vi. Tenho 44 anos de idade e nunca vi uma eleição tão agitada.Por que, que está tão agitada? Por que de tanta agitação? Porque os rumos da Nação brasileira, estão prestes a mudar, e ela poderá mudar para o pior, pro lado pior, se nesse 2° turno, e eu vou falar com clareza, se o PT ganhar. Estou falando claro, podem me matar, podem me prender, podem fazer o que quiser. Não tenho advogado nenhum. Podem me processar. Se tiver de ser preso eu serei, não tem problema. Mas eu não posso me calar diante de um partido que está apoiando o aborto. Se a Igreja não aprova, eu não posso apoiar. Não votei e não votarei. Estou deixando bem claro, não votei e não vou votar. Eu sou a favor da vida. Sou mesmo. Sou sacerdote do Altíssimo, meu sacerdócio não é para os homens, é pra Deus! Eu fui ordenado pra Deus. Não para os homens.

No Evangelho, Jesus está dizendo que Maria escolheu a melhor parte e Marta está agitada, e eu estou agitado. Porque não é possível que os cristãos estejam tão alheios à situação, preocupados apenas com o seu trabalhozinho, seu emprego, com as suas coisas, sabendo que o PT está querendo aprovar leis aonde o sacerdote não pode se pronunciar, não pode falar, aonde os meios de comunicação religiosos só vão ter uma hora de programação (imagine a Canção Nova, só tendo uma hora de programação). E as pessoas não estão nem aí, pra isso.

Eu nunca vou celebrar casamento de homossexual. Nunca! Podem me prender. Podem me processar e podem me matar. Nunca vou celebrar. Porque a Igreja não quer, e Bento XVI também não quer, e eu estou com Bento XVI, estou com a Igreja. Pro Inferno eu não quero ir. Não quero favores de ninguém. O meu favor, vem do Céu, da providência. É a Providência que me providencia, e se não me providenciar não tem problema. Se tiver que morrer de fome, eu vou morrer de fome, pela Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

[ continua ]

Paulo Roberto Campos disse...

[ CONTINUAÇÃO ]

"Segundo turno está aí, estou falando para os cristãos que comungam, que rezam seu “terçinho” — me desculpe falar a expressão, terçinho —, que adoram, e dizem que adoram Nosso Senhor Jesus Cristo, e que se não se pronunciam. Todos com medo! E o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, não é um evangelho de medo não, nem de terror. Mas Jesus falou mesmo, vocês serão levados aos tribunais,serão mortos por causa, do meu nome. Ou nós nos pronunciamos ou não. Que o seu sim seja sim, e que seu não seja não. Se os evangélicos se pronunciam, nós católicos precisamos nos pronunciar também. Chega de sermos católicos mornos, frios e medrosos. Imagina só, se evangélicos e cristãos se pronunciando. Até atores, atrizes, estão se pronunciado, estão com medo do que pode vir no futuro. Como é que nós ficamos assim, como se nada tivesse acontecendo, numa “boa”, com medo de perder isso, com medo de perder aquilo. Que perca tudo! Só não podemos perder Jesus Cristo nessa vida! E a Nação brasileira, ela tem que ser uma nação, cujo Deus é o Senhor. (calorosos aplausos)

Estão querendo tirar Deus da nossa vida, não sei o que poderá acontecer depois de tudo isso que eu estou falando aqui, talvez nem missa das sete eu celebre mais. Não tem problema. Não tem problema.

Mas eu sou Sacerdote do Altíssimo, tenho os meus pecados, eu tenho. Eu fui ordenado pela causa do Senhor e da Igreja. E a nação brasileira não pode se tornar uma nação marxista, comunista, com terrorista. Tendo pessoas à frente, mandando um e outro se calar. Porque se a gente se calar, as pedras vão falar. Vai ser uma vergonha — Jesus falou isso — vai ser uma vergonha muito grande, se as pedras falarem porque os cristãos não se pronunciam. E ai daqueles que se filiaram, aos partidos comunistas. Ai daqueles; que Deus sabe muito bem disso. Porque quem compactua com pessoas que aderem ao aborto, está excomungado. ‘Latae sentitiae’, a Igreja não vai falar não, mas já está. Porque nós não podemos compactuar com pessoas que querem matar crianças, matando criança, no seio, na barriga de uma mãe. E aqui não importa como foi que estas crianças vieram, elas têm o direito à vida sim. Eu estou agitado, com o segundo turno. Aqui eu peço perdão ao Dom Beni, bispo da Igreja de Lorena, por estar fazendo do altar, um lugar de política partidária, e ao Dom Alberto também lá no Pará. Porque o altar não pra se fazer isso, mas se o sacerdotes não se pronunciarem, o que é que vai acontecer com a Nação brasileira? Não podemos nos filiar a partido, a o partido que quer beneficiar-nos pra depois estragar com a própria natureza.

Vendo homossexuais indo para o altar querendo os seus direitos, eles têm. Se eles podem exigir os direitos deles por que é que nós não podemos exigir os nossos? Eles podem falar e a gente que tem que se calar?A gente tem que se calar não. Deus criou o homem e a mulher, livro do Gênesis, e o homem e a mulher deixam a sua família e vai formar a família. Como é que dois homens ou duas mulheres vão formar uma família?Vai nascer como? De um útero de plástico? É um útero de plástico?

[ CONTINUA ]

Paulo Roberto Campos disse...

[ TRECHO FINAL ]]

Todo mundo caladinho, todo mundo aí, como se tudo estivesse bem, está tudo ótimo, não está tudo ótimo não. Não está ótimo não! Eu quero é ver no futuro se vai ter Missa de sete, de onze… missa pela TV, pela rádio, vocês vão ver se vai ter alguma coisa. Aí vai todo mundo buscar Deus, e não vai ter Deus, porque os padres vão estar todos nas masmorras. Tudo presos, porque se pronunciaram, porque falaram, porque falaram de Jesus Cristo, porque não querem Jesus. Querem tirar Jesus da nossa vida, da minha vida ninguém vai tirar não. Pode me matar! Estou dizendo, da minha vida ninguém vai tirar Jesus não. Pode me matar. Moro em Cachoeira Paulista, meu endereço é este, sou membro do Conselho da Canção Nova, meu endereço está aqui. Todo dia você vai me encontrar aqui, não tem problema. E se eu desaparecer, vocês já sabem, porque eu falei tudo isso aqui hoje. Se souberem que eu desapareci foi porque eu falei tudo isso aqui. Mas eu prefiro morrer com a verdade, do que viver na mentira e depois ir pro Inferno! (calorosos aplausos)
Eu sei que é fácil, eu sei que é fácil, vocês baterem palmas, depois se esconderem e depois não se pronunciarem e não se dizerem com medo. Mas é fácil bater palmas. É bom quando tem alguém que fala, não é? Porque o outro fala e eu me escondo; porque não tenho coragem de dizer a Verdade do Evangelho. Se pronuncie, sejam de Deus, prove agora que você ora em línguas, prove agora que você é de Pedro e é de Paulo, prove agora que você é de Nosso Senhor Jesus Cristo. Estou preocupado como segundo turno, mas já saibam, no PT eu não voto. E não voto em ninguém que esteja coligado ao PT. Não votei e não voto. Falei que não ia falar isso nunca, mas hoje rezando lá, Jesus disse “está na hora de você falar também”. Porque se os outros estão falando, não é possível que os padres da Igreja Católica fiquem calados. A gente fala tanto dos evangélicos, diz isso dos evangélicos, fala aquilo dos evangélicos, mas eles têm coragem de pronunciar, e nós não temos. Nos calamos.Medrosos! Bando de covardes! Bandos de covardes! Que só querem os benefícios de Deus; só querem ganhar, mas salvar, ninguém quer salvação de alma ninguém quer. E a salvação, e a salvação dos nossos filhos?! Se vocês pensam que o Inferno não existe, o Inferno existe sim. E ai daqueles que forem pra lá. Estou com Bento XVI, estou com o bispo Dom Beni, estou com Dom Alberto, estou com os bispos que estão ligados à Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, os que não estão, eu não estou, estou com Jesus!
Votar em pessoas só pra ganhar, pra ter um empregozinho, você terá o emprego,mas perderá Deus da tua vida. Crucifixo da minha casa, eu não tiro. Não tiro! Podem me prender! Não vou tirar e vou andar com o crucifixo e vou andar com a Bíblia na mão sim, porque eu sou cristão, sou seguidor de Nosso Senhor Jesus Cristo, e durma com esse barulho, pelo amor de Deus!

Anônimo disse...

Líderes Católicos falam sobre os princípios que sempre devem ser lembrados: www.youtube.com/watch?v=ZMo_Sk6ald0 Abortar é contra a palavra de Deus.

Rosângela disse...

Parabéns padre José Augusto ! Quem dera que houvesse na Igreja mais homens de coragem , como o senhor . Infelizmente as pessoas não dão valor . Elas preferem os mascarados que se omitem ; posam de bonitinho e só pensam em cantar e aparecer na mídia , deixando de lado , sua verdadeira vocação .

elisabetego disse...

Pergunto telefono perguntando porque o padre jose Augusto não faz mais a homilia a resposta e a seguinte ele esta em missão. E muita coincidência. Logo depois do que disse. Como ele falou sr me tirar do ar e por este motivo ele tinha razão. Mais parabéns padre o sr ficou do lado certo disse a verdade.

elisabetego disse...

Padre jose Augusto tinha razão quando disse que se não p vissem mais na homilia seria por estas verdades que ele falou
Parabéns padre
Deus esta com os justos.

Anônimo disse...

Sabemos que a verdade apresentada pelo Padre José Augusto, tão corajoso e reto em suas ideias, ainda são verdadeiras.
Leiam http://www.santificaivos.org/index.php/menu-mensagens/menu-mensagens-ano-2014, fala sobre profecias de Nossa Senhora acerca de um mal próximo.

Paz e Bem.

elisabetego disse...

Deus e Perfeito. Padre Jose Augusto ficou 2 anos afastados mais Hoje ele voltou voltou na vontade do Senhor.Nosso Deus.E quem terá o poder de afasta-lo ?parabéns padreJose Augusto.Deus te livre de todo mal.

elisabetego disse...

Deus e Perfeito. Padre Jose Augusto ficou 2 anos afastados mais Hoje ele voltou voltou na vontade do Senhor.Nosso Deus.E quem terá o poder de afasta-lo ?parabéns padreJose Augusto.Deus te livre de todo mal.

elisabetego disse...

ParabeniZar a volta do Padre Jose Augusto
Teve que ficar 4 anos calado mais Deus esta c ele .Que Deus afaste do senhor padre tudo o que não Provém dele.

Anônimo disse...

SENHOR PRO TEGEI O NOSSO PADRE E AMIGO JOSE AUGUTO .NAO DEIXE MEU SENHOR QUE NADA DE MAU LHES OCORRA.PESSO AOS IRMAOS DA NOSSA QUERIDA CANÇAO NOVA,QUE NAO DEIXE DE DAR APOIO A ESTE NOSSO IRMAO MUITO CORAJOSO MEU MUITO OBRIGADO.

Dario Barros disse...

DEus te abençoe e proteja por dizer a verdade e se arriscar por ela isso mesmo para Deus e seus fieis o papa verdadeiro e o bento xl e ultimo o outro francico e um impostor e falso papa que prepara a vinda do anticristo não siga o demônio.ddfendam Jesus e Maria. Leiam WWW.jesusfala.org

disse...

Vergonhosa sua pregação incitando o ódio, o racismo e o preconceito por um partido e seus membros. Até quando a igreja catolica que a tantos anos nos educa, nos ensina a amar como Cristo amou e ensinou amar uns aos outros,deixa seus apóstolos se aliar as seitas evangélicas, que tem como meio beneficar indivíduo que quer liberar a venda de armas, o exterminio de mulheres, negros e as diversidades? Isso que o padre fez em sua pregação não é amor a palavra. É semear o ódio a discórdia, a violência e levar a morte aos nossos filhos e filhas. Fátima

Angelimar disse...

Sou espírita mas admiro demais este padre e concordo com teus posicionamentos. Talvez se houvessem mais padres com esta postura o catolicismo não estaria vivendo este esvaziamento.

Anônimo disse...

Já estamos em 2023 e a situação é ainda pior... Os bons padres continuam a serem censurados enquanto os politicamente certos não estão se importando com a enxurrada de doutrinação contrária à fé católica que tem invadido as igrejas.
Que Deus multiplique a coragem dos verdadeiros Sacerdotes e converta os corações transviada.