1 de novembro de 2010

As eleições, o escorpião e o sapo

Devido à inexistência nestas eleições de candidato representativo das verdadeiras aspirações do povo brasileiro, restou a escolha entre dois males (vide post abaixo Entre dois males, o menor). Prevaleceu infelizmente o maior deles, para cujo êxito a compra oficial de votos através do programa “Bolsa Família”, o apoio do Führer e de toda a máquina governamental, dos institutos de pesquisas e de expressiva parcela da mídia concorreram decisivamente.

Para não falar ainda da séria desconfiança que pesa sobre as urnas eletrônicas com softwares chineses, controladas pelos probos vencedores. Seja como for, sobre o irrefletido otimismo nacional prevaleceu a candidata de um partido disciplinado e intransigente, de objetivos nefastos como os do PNDH-3, métodos e determinação para cumpri-los; de um partido admirador de Hugo Chávez, quem, segundo a AFP, expressou assim sua satisfação:

CARACAS, 31 Out 2010 (AFP) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, expressou sua satisfação neste domingo pela vitória eleitoral da candidata governista à presidência Dilma Rousseff, dando-lhe as boas-vindas ‘ao clube’ e afirmando que ela se tornará ‘uma gigante’.
"Vou mandar este beijo para a minha querida Dilma",
disse Chávez, ao encerrar a transmissão de seu programa dominical ‘Alô, Presidente'.
"Você veio de longe, companheira, eu te conheço. Sabemos de onde você vem, das batalhas pelo Brasil, das batalhas duras. Uma mulher de grande índole, uma mulher patriota".

Parafraseando o conhecido adágio, poder-se-ia com propriedade dizer: “Dilma-me quem te apóia e dir-te-ei quem és”...

Contudo, esta vitória da ala mais próxima ao chavismo prestou um grande serviço à causa conservadora, que ficou mais coesa e fortificada, dando azo a que se repita aqui o “efeito Obama”. Efetivamente, a bombástica imposição do presidente americano a uma opinião pública que rejeitava as propostas que ele lhe ocultava ou a respeito das quais mentia, resultou em estrondoso e colossal fracasso.

Ontem, na comemoração da vitória, Dilma Rousseff reafirmou que respeitará uma série de promessas feitas ao público não alinhado ao PT. Mas, assim como ela já mudou de opinião várias vezes — por exemplo, em questões morais e religiosas —, quem garante que cumprirá tais promessas?

Pensando a respeito, lembrei-me de uma historinha que talvez o leitor se recorde. É a fábula do “Escorpião e o sapo”. Ei-la com adaptações e alguns acréscimos que inseri. 

Era uma vez um escorpião que prometia fazer o bem. Como os outros desconfiavam de suas promessas, ele resolveu realizar suas boas ações na outra margem do rio. Mas como atravessá-lo, se não sabia nadar, nem construir um barquinho? Pensou: “Vou pedir uma corona nas costas de um sapo”.

Num dia de “feriadão”, o escorpião aproximou-se de um sapo que coaxava à beira de um rio e fez-lhe um pedido:

— "Sapinho querido, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?"

O sapo respondeu:

— "Tá maluco! Eu sou sapo, mas não sou burro! Você vai me picar e eu vou afundar."

Argumentou o sabido escorpião:

— "Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos. Você morreria com a ferroada e eu afogado”.

— “Coaxi-coaxi, ah-ah, é verdade, é verdade!” Disse o sapo, mudando de opinião e confiando na “lógica” do escorpião. Assim, o sapo concordou em dar carona e levou o escorpião nas costas.

Chegado à outra margem do rio, inesperadamente o escorpião cravou seu venenoso ferrão no bobinho sapo...

Atingido pelo golpe mortal, o sapo, gemendo de dor, apenas conseguiu coaxar gritando:

— "Mas por quê? Por quê? Você não prometeu que não me picaria?”

E o peçonhento aracnídeo, limpando o ferrão, apenas respondeu:

— "Foi espontâneo, é algo que está fora de meu controle, sapo querido. Agi segundo a minha natureza. Sou escorpião, sabe como é que é, não é? É natureza!”


Quantos e quantos sapos (sapos empresários, intelectuais, gozadores da vida, religiosos, enfim a “saparia” é muito vasta) não ajudaram a transportar o escorpião? O que também terá levado boa parte dos brasileiros “sapiformes” a acreditar na “lógica escorpiônica”?

Eles poderão reclamar quando sentirem a ferroada do escorpião? Reclamar com quem?

Que Deus proteja todos os brasileiros! Uns para que continuem ainda mais firmes na luta pelos valores de um Brasil autêntico e cristão, outros para que se arrependam sinceramente.
__________
http://blogdafamiliacatolica.blogspot.com/
E-mail para o autor: prccampos@terra.com.br

4 comentários:

Anônimo disse...

Por Maria de Fátima

Bom dia!

Lí o seu blog e adorei a comparação das eleições com a história do "Escorpião e o Sapo", infelizmente vivemos num
país com pessoas sem culturas, leigas em todos os sentidos, que ainda por cima a inversão de valores é uma das características mais fortes da Pós Modernidade, podemos observar essa mudança de diferentes formas. A começar pelo comportamento dos indivíduos que se tornaram individualistas, estão mais preocupados com o Ter do que com o Ser, vivem por coisas pequenas que não tem valores etícos, nem familiar e enfim não conhecem nada de valores, e na mídia constantemente vemos representações cadavéricas de situações da qual tenho desprezo e me revolto constatemente. É comum vermos notícias sendo vendidas como verdadeiros produtos, assuntos que envolvem violência, mortes, tragédias “vendem mais”, as pessoas sentem interesse pelo trágico, uma espécie de anestésico para os próprios problemas, como se ao ver a tristeza do “outro”, minimizasse seus próprios problemas, ou seja vivem no efeito catarse. Mas como você finalizou que Nsa Senhora e Deus nos abençõe.

Um ótimo inicio de semana.
Maria de Fátima

Anônimo disse...

Li seu post sobre as recentes eleições e seu comentário sobre a credibilidade nos softwares chineses e achei interessante repassar-lhe uma matéria saída nestes dias sobre os pesquisadores chineses:

Fraude crescente ameaça ascensão da China
Falta de integridade entre os pesquisadores vem prejudicando o potencial de colaboração dentro e fora da sociedade chinesa
The New York Times | 11/10/2010 08:02

Ninguém contesta o talento de Zhang Wuben como vendedor. Através de programas de televisão, DVDs e um livro best-seller, ele convenceu milhões de pessoas que a berinjela crua e imensas quantidades de feijão mungo podem curar lupus, diabetes, depressão e câncer.

Por US$ 450, pacientes gravemente enfermos podem comprar uma consulta de 10 minutos e uma receita – mas Zhang, um dos profissionais mais populares da medicina tradicional chinesa, não tem horário até 2012.

No entanto, quando o preço do feijão mungo disparou nesta primavera, os jornalistas chineses começaram a cavar mais fundo. Eles descobriram que, contrariamente às suas pretensões, Zhang, 47 anos, não veio de uma longa linhagem de médicos - seu pai era tecelão. Ele também não se formou na Universidade de Medicina de Pequim - sua única educação formal foi o curso por correspondência que fez depois de perder seu emprego em uma fábrica têxtil.

Credenciais

A exposição das credenciais falsas de Zhang provocou uma nova rodada de ataques ao que muitos estudiosos e chineses se queixam de ser práticas desonestas que permeiam sua sociedade, incluindo alunos que colam no vestibular, estudiosos que promovem pesquisas falsas ou banais, e empresas de laticínios que vendem leite envenenado a crianças.

A sequência de revelações mais recentes tem sido estimulante. Depois que um acidente de avião em agosto matou 42 pessoas no nordeste da China, as autoridades descobriram que 100 pilotos que trabalham para a companhia aérea tinham falsificado sua autorização de voo.

Depois, houve o currículo inflacionado de Tang Jun, o milionário ex-chefe da Microsoft na China e uma espécie de herói nacional, que afirmou falsamente ter recebido um doutorado do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Imune

Poucos países são imunes a grandes fraudes. O doping ilegal nos esportes e malfeitorias em Wall Street são escândalos comuns nos EUA. Mas, na China, a falsidade em uma área em particular – a educação e a pesquisa científica – é tão difundida que muitos aqui temem que isso possa tornar mais difícil que o país suba o próximo degrau na escada econômica.

A China dedica recursos significativos para a construção de um sistema de educação de classe mundial e uma pesquisa pioneira em indústrias competitivas e ciências, e tem tido êxitos notáveis na rede de informática, energia limpa e tecnologia militar. Mas a falta de integridade entre os pesquisadores vem prejudicando o potencial de colaboração da China, entre os estudiosos chineses e seus semelhantes internacionais, explicam acadêmicos na China e no exterior.

"Se não mudarmos nosso jeito, seremos excluídos da comunidade acadêmica global", disse Zhang Ming, professor de Relações Internacionais na Universidade Renmin, em Pequim. "Precisamos nos concentrar em buscar a verdade, e não servir a agenda de algum burocrata ou satisfazer o desejo de lucro pessoal".

*Por Andrew Jacobs

Anônimo disse...

É, eis a verdadeira face do governo do PT.
Podem preparar-se: no próximo ano, as questões relativas à vida humana tendem a piorar, porém de modo velado (não farão alarde disso!)

Encaminho a mensagem de Renata Souza para todos.

Fraternalmente,
em Jesus e Maria,

Aruan J.B.de Freitas

---
T.E.P.E.A.P.T.R.

---

GOVERNO FEDERAL CONTRATA ASSESSORIA
ESPECIALIZADA PARA LEGALIZAR ABORTO NO
BRASIL

Na segunda feira dia 4 de outubro de 2010, o primeiro dia do segundo turno das eleições, o governo esqueceu-se de avisar o Diário Oficial da União para que adiasse por mais um mês, até o dia 1 de novembro, após o segundo turno, a publicação do contrato de uma parceria entre o Governo Federal e a Fundação Osvaldo Cruz, para continuar as atividades do GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA PARA DESPENALIZAR O ABORTO NO BRASIL.

Confira a parceria no texto do Diário Oficial no alto da coluna da esquerda:

http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=88&data=04/10/2010

O Grupo de Estudo e Pesquisa para Despenalizar o Aborto no Brasil, criado pelo governo Lula, é coordenado pelo Dr. Thomas Gollop, um histórico promotor do aborto no país. Segundo afirma o Dr. Gollop em entrevista dada ao jornal O Estado de São Paulo, "A IDEIA DO GRUPO É IR MAIS LONGE E NÃO FAZER MAIS DO ABORTO UM CRIME. O OBJETIVO MAIOR NO FUTURO É A [COMPLETA] DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO".

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,governo-prorroga-estudo-para-mudar-lei-do-aborto,625412,0.htm


Esta notícia, e entre dezenas de outras, é apenas uma pequena amostra do quanto a candidata à presidência da República merece credibilidade quando afirma estar sendo vítima de uma campanha difamatória, quando declara ser a favor da vida e promete que nada fará que venha a promover a legalização do aborto no Brasil.

--
Renata Souza

lattes | http://lattes.cnpq.br/8154336739411524

Anônimo disse...

VEJA QUE NEM BEM COMEÇOU O NOVO GOVERNO DILMA E O "ESCORPIÃO" JÁ AMEAÇA DAR A FERROADA. "É A NATUREZA ESCORPIONICA". POR QUE ELA NÂO DISSE, DURANTE SUA CAMPANHA ELEITORAL, QUE RESTAURARIA A CPMF? PELO CONTRÁRIO ELA PROMETERA REDUZIR A CARGA TRIBUTÁRIA. É A PROMESSA DO ESCORPIÃO AO SAPO. AGORA O SAPO NÃO PODE RECLAMAR. QUEM MANDOU DAR A CARONA.
AQUI COPIO A NOTÍCIA SOBRE ISSO:

Quantas CPMFs Lula ainda deseja?
Não bastou R$ 1 trilhão de impostos já arrecadado. Lula alega que todo esse dinheiro não foi suficiente para salvar a saúde.
DC - 7/11/2010 - 21h58

Se a presidente eleita Dilma Rousseff imaginava que, ao anunciar a possível volta da CPMF como uma demanda dos novos governadores eleitos, conseguiria a simpatia de entidades de classe e da própria sociedade civil, aparentemente ela se enganou. No último final de semana, jornais, blogs e revistas trouxeram reportagens, análises e artigos contestando a volta do imposto do cheque. Abaixo, o resumo de algumas opiniões.

Elio Gaspari, na Folha de S. Paulo: "Durou exatamente três dias a lorota da redução da carga tributária propagada pelo governo e pela oposição durante a campanha eleitoral. Dilma Rousseff foi eleita no domingo (passado) e, na quarta-feira, docemente constrangida, disse que 'tenho visto uma mobilização dos governadores' para recriar o imposto do cheque, a falecida CPMF. Se ela acreditava no que dizia quando pedia votos, anunciaria sua disposição de barrar a criação de um novo imposto. No entanto disse assim: 'Não pretendo enviar ao Congresso a recomposição da CPMF, mas não posso afirmar... Este país vai ser objeto de um processo de negociação com os governadores'. A "mobilização" vem de pelo menos 13 dos 27 governadores, inclusive o tucano Antonio Anastasia. Nenhum deles, nem ela, teve a honestidade de defender a posição durante a campanha. Tentar empurrar a recriação da CPMF como coisa dos governadores é uma ofensa à inteligência do eleitorado que deu 55 milhões à doutora Rousseff.


Estelionato eleitoral

A colunista do jornal O Estado de S. Paulo, Dora Kramer, cutucou: "Se a CPMF é tão necessária e indispensável à melhoria do serviço público de sapude, por que os candidatos a governador e a presidente não fizeram campanha pregando a volta do imposto?"


Porque o Lula quer

Eliane Cantanhêde, na Folha de S. Paulo: "A candidata Dilma ainda está quente, e a presidente eleita Dilma já sinaliza a possibilidade de ressuscitar a CPMF – algo sobre o qual não abrira a boca durante toda a longuíssima campanha eleitoral.Há um desequilíbrio entre ônus e bônus.

O bônus econômico é questionável. Primeiro, porque a receita da Saúde se manteve praticamente estável antes, durante e depois da CPMF. Segundo, porque a arrecadação vai muito bem, obrigada. A receita cresceu duas vezes mais que a CPMF nos dois mandatos de Lula. Dilma precisa de mais imposto? O mercado acha que não. Nem se sabe ainda se a CPMF voltará, mas os juros disparam na Bolsa de Mercadorias e Futuros.

E o ônus político pode ser pesado. Trazer a CPMF de volta à pauta é mexer com o bolso e com a emoção de quem paga a conta e dar de presente uma boia para a oposição se agarrar, particularmente o DEM.

Se é uma temeridade política sem contrapartida econômica, resta uma conclusão: a CPMF é mais um voluntarismo de Lula. Com tantas vitórias, ele não suporta a ideia de conviver com essa doída derrota no Congresso e quer rebobinar o filme. Depois de 'caçar' adversários e conclamar o 'extermínio' da oposição, agora quer vingança.