24 de dezembro de 2013

NATAL — fascinante e encantador para as crianças e adultos também...


Ofereço aos leitores do Blog da Família um presente de Natal: um vídeo sobre aspectos feéricos de comemorações natalinas em algumas cidades da França. A gravação é em francês, mas todos compreenderão — mesmo aqueles que não conhecem perfeitamente o belo idioma da Douce France —, pois as imagens “falam” todas as línguas... 

Durante o mês de dezembro até o Dia de Reis, 6 de janeiro, algumas cidades vivem em torno do Nascimento do Menino Deus: feiras tradicionais de Natal, artesanato, músicas, exposições, cerimônias, comidas típicas etc. Isto tanto nas ruas, como em palácios e igrejas. Por exemplo, numa delas, uma enorme árvore de Natal que as crianças podem balançar seus galhos para fazer cair balas e chocolates... Tudo presente de São Nicolau — e não da figura caricaturesca e mercantilista de um... volumoso Papai Noel.

O vídeo destaca um deslumbrante Presépio típico napolitano com toda uma cidade  com centenas de personagens, em todos seus aspectos da vida quotidiana e detalhes  que vive como que “respirando” o clima de Natal na proximidade da Gruta de Belém. No final, o vídeo destaca também aspectos maravilhosos do Natal nos castelos franceses de Chenonceaux e Vaux-le-Vicomte. 

Assim, desejando um belo "passeio” para ver fascinantes decorações de
Natal, transmito a todos os leitores e às suas Famílias meus votos de um Santo e Feliz Natal e um Novo Ano com graças e bênçãos ainda mais especiais e abundantes da Sagrada Família, Jesus, Maria e José. 
Paulo Roberto Campos
Natal / 2013

Nenhum comentário: