De volta a São Paulo, deparei-me com um “monte” de coisas urgentes e inadiáveis. Como reparação, antes de reiniciar com os temas próprios deste blog, relacionados à instituição familiar, ofereço aos diletos leitores algumas das fotos que tirei nas cidades que tive a imensa alegria de conhecer, na sequência abaixo e mencionando apenas alguns exemplos que mais me atraíram:
- Milão — Com seu Duomo (a marmórea e inebriante Catedral, coroada por suas 135 flechas e centenas de estátuas); o suntuoso teatro alla Scala; a Pinacoteca di Brera; o Castelo Sforzesco; a Galeria Vittorio Emanuelle, lojas, cafés, restaurantes históricos, etc. etc.
- Veneza — Surreal, feérica, mágica e extasiante. Realmente, uma cidade de sonhos, com seus belos e multisseculares “palazzi” como que flutuantes. Chegando à cidade “Rainha do Adriático”, tive a impressão de ter “caído” num outro planeta, cujas “ruas” são de água (canais e pequenos rios); os automóveis são gôndolas; seus “ônibus” são aquáticos (os "vaporetti"); as passagens de pedestres são pontes... Um pouquinho diferente de nossas cidades... não é?
- Pádua — Com a sua unção tão sobrenatural, com a Basílica de Santo Antonio, o Museu Eremitani, a Cappella degli Scrovegni, a histórica Universidade etc.
- Verona — Ao mesmo tempo pujante e impregnada de glorioso passado histórico, artístico e cultural. Seus edifícios testemunham histórias fascinantes dos primeiros séculos da Igreja.
- Orvieto — Com seu “lírio das Catedrais” [foto ao lado], onde se encontra o corporal [tecido de linho branco], testemunha do “Milagre de Bolsena”, sobre o qual verteu o sangue de Cristo, em 1264) e onde pude assistir a arrebatadora procissão de Corpus Christi com seus participantes em preciosos trajes medievais e suas casas engalanadas com bandeiras, tapeçaria e arranjos florais nas janelas ou sacadas. O “Milagre de Bolsena” está na origem da realização no mundo da primeira procissão de Corpus Christi.
- Roma — Realmente, uma Cidade Eterna, desde qualquer ângulo um museu a céu aberto; cada esquina uma grande história que nos revela algo do berço da Civilização Ocidental. Que dizer de suas monumentais basílicas? E dos palácios vaticanos? E das Igrejas nas quais nos “esbarramos” em obras-primas a cada piscar de olhos? E da Praça e Basílica de São Pedro? Que dizer da ação de presença da Madonna del Miracolo (diante da qual o judeu Ratisbonne, em 1842, converteu-se à religião católica)? — Ela exerce uma ação sobrenatural como que a de um “colírio” de luz a iluminar a capital da Cristandade. (A respeito, click aqui: Madonna del Miracolo). Não há palavras suficientes para narrar as maravilhas de Roma; e se fosse descrevê-las necessitaria de milhares de páginas! Sem falar de suas trattorias, gelaterias, de seus cafés (como o mais antigo, saboroso e famoso: o Caffè Greco, centro de encontro intelectual, que “aromatiza” a região da Piazza di Spagna desde 1760). Aqui fica o convite para um caffè: Via Condotti, 86...
- Genazzano — O “fecho de ouro” da viagem foi essa cidadezinha medieval e super pitoresca. Lá se encontra o célebre e milagroso quadro (um afresco) da Madonna del Buon Consigli (Nossa Senhora do Bom Conselho). A respeito, click aqui: Genazzano1 ou aqui: Genazzano2
Paulo R. Campos
________________
[Para “Galeria de Fotos”, click na primeira imagem e percorra a “galeria” com a setinha da direita de seu teclado]
MILÃO
Castelo Sforzensco
Galeria Vittorio Emanuelle
Duomo de Milano
Igreja de São Lourenço
Igreja de Santo Ambrosio
VENEZA
Palazzo Ducale
PÁDUA
VERONA
Missa de Réquiem, de Verdi (solo, coro e orquestra). Concerto realizado na Igreja de Santa Anastásia (séc. XIII)
ROMA
Basílica dei Santi Ambrogio e Carlo
Campidoglio
Castel Sant´Angelo
Gesù (acima e abaixo)
Imagem da Madonna del Miracolo
Pantheon
Um dos salões do Caffè Greco
Igreja de Santo Inácio de Loyola
Trinità dei Monti
3 comentários:
Na verdade, a Itália, particularmente, e a Europa são frutos da civilização Cristã, sendo dessa forma,uma reserva de cultura, arte e religiosidade para o mundo.São belezas que refletem a sabedoria e poder divinos.Parabéns e obrigada pelas informações.
Estava preocupado com o "sumiço" do blog, agora vejo que, pelo jeito, fez uma ótima viagem. Deu vontade de ir passar um tempo por lá, especialmente por Veneza (um colírio para os olhos) para conhecer algo bem diferente de uma megalópole. Lá pelo menos não tem automóveis. Estava agendando uma viagem para a Europa do Norte, mas acho que vou mudar meu plano de viagem.
Ainda bem que o blog voltou a funcionar! Lindo lugar xD
Paz!
Postar um comentário