1 de agosto de 2017

AGERE CONTRA


Paulo Roberto Campos


A instituição da família é uma das mais vilipendiadas por movimentos revolucionários, propagadores de projetos ideológicos opostos aos ensinamentos tradicionais do Magistério da Igreja. O que eles visam é a desagregação da família e mesmo a sua extinção, por exemplo, por meio do estabelecimento do “casamento” entre duplas do mesmo sexo ou da antinatural Ideologia de Gênero

Assim, adeptos que somos do princípio do “Agere Contra” — tese muito estimada e pregada por Santo Inácio de Loyola, que consiste em agir contra os males mais propalados no momento —, precisamos sempre agir de modo contrário à onda impulsionada em nossos dias por tais movimentos. Neste sentido, o “Agere Contra” consiste remarmos contra a corrente, atuando de modo oposto aos arautos da desagregação da família. 

Com o objetivo de fortalecer a instituição familiar, reproduzimos a seguir trecho de uma alocução do Papa Pio XII [foto abaixo], em 5 de Janeiro de 1941, extraído do documento Discorsi e Radiomessaggi di Sua Santità Pio XII, Tipografia Poliglotta Vaticana, pp. 364-366.


AMBIENTE PRIVILEGIADO DA FAMÍLIA



“É fato que Cristo Nosso Senhor preferiu, para conforto dos pobres, vir ao mundo desprovido de tudo, e crescer numa família de simples operários; mas é igualmente verdadeiro que Ele quis, com o seu nascimento, honrar a mais nobre e ilustre das casas de Israel, a própria estirpe de David.
Por isso, fiéis ao espírito d'Aquele do qual são Vigários, os Sumos Pontífices sempre tiveram em alta consideração o Patriciado e a Nobreza romana, cujos sentimentos de inalterável adesão a esta Sé Apostólica constituem a parte mais preciosa da herança recebida dos seus antepassados, e que eles mesmos transmitirão aos seus filhos.
Desta grande e misteriosa coisa que é a hereditariedade — quer dizer, o passar através de uma estirpe, perpetuando-se de geração em geração, um rico acervo de bens materiais e espirituais; a continuidade de um mesmo tipo físico e moral, conservando-se de pai para filho; a tradição que une através dos séculos os membros de uma mesma família — desta hereditariedade, dizemos, pode-se sem dúvida distorcer a verdadeira natureza com teorias materialistas. Mas pode-se também, e deve-se, considerar esta realidade de tão grande importância, na plenitude da sua verdade humana e sobrenatural.
Por certo, não se negará à transmissão dos caracteres hereditários um substrato material; considerar tal fato surpreendente seria esquecer a união íntima da nossa alma com o nosso corpo, e em quão larga medida as nossas próprias atividades mais espirituais dependem do nosso temperamento físico. Por isso a moral cristã não deixa de lembrar aos pais as grandes responsabilidades que lhes cabem a esse respeito.
Porém o que mais vale é a herança espiritual, transmitida não tanto por esses misteriosos liames da geração material, quanto pela ação permanente daquele ambiente privilegiado que constitui a família; com a lenta e profunda formação das almas, na atmosfera de um lar rico de altas tradições intelectuais, morais e sobretudo cristãs; com a mútua influência existente entre os que moram numa mesma casa, influência esta cujos benéficos efeitos se prolongam para muito além dos anos da infância e da juventude, até alcançar o termo de uma longa vida, naquelas almas eleitas que sabem fundir em si mesmas os tesouros de uma preciosa hereditariedade com o contributo das suas próprias qualidades e experiências.
Tal é o património, mais do que todos precioso, que, iluminado por firme Fé, vivificado por forte e fiel prática da vida cristã em todas as suas exigências, elevará, aprimorará, enriquecerá as almas dos vossos filhos.
 [...]
Aos anciãos, guardiães das nobres tradições familiares e fachos de sábia experiência para os mais novos; aos pais e às mães, mestres e exemplos de virtude para os filhos e filhas; aos jovens que crescem puros, sãos, operosos, no santo temor de Deus, esperanças da família e da pátria querida; aos pequenos que sonham com o futuro dos seus projetos nos impulsos e nos jogos da infância; a vós todos que gozais e participais da concórdia e da alegria familiares, apresentamos paternais e vivas felicitações, que correspondam ao desejo de cada um e cada uma de vós, lembrados de que todos os nossos anseios são sempre avaliados e pesados por Deus na balança do nosso maior bem, na qual em geral tem menor peso aquilo que nós pedimos do que aquilo que Ele nos concede”.

Nenhum comentário: