6 de junho de 2020

Vibrante alocução de um Cardeal no casamento de um Príncipe brasileiro

Castelo de Nymphenburg, em Munique
➤   Plinio Corrêa de Oliveira 
Fonte: Legionário, 17 de outubro de 1937, N. 266, pag. 6 

O Castelo de Nymphenburg, construído por ordem do romântico e desventurado rei da Baviera, pertence atualmente ao Príncipe Ruprecht von Wittelsbach*, um dos heróis de guerra, herdeiro presuntivo da coroa bávara. Foi na capela deste castelo que Pedro Henrique de Orléans e Bragança casou-se com a Princesa Maria von Wittelsbach, sobrinha do Príncipe Ruprecht.

Casamento de Dom Pedro Henrique de Orléans e Bragança (1909-1981) com a Princesa Dona Maria da Baviera (1914-2011). Acima aparecem, entre outros, (da esq. à dir.) o Príncipe Franz da Baviera, pai da Princesa, o Conde de Paris, o Rei Afonso XIII da Espanha, Dona Maria Pia, mãe do noivo, a Grã Duquesa Carlota de Luxemburgo e o Príncipe Rupert da Baviera. 

O casamento do Príncipe Pedro Henrique de Orléans Bragança, bisneto do Imperador Pedro II, com a Princesa Maria, filha do Príncipe Francisco da Baviera, na capela do castelo de Nymphenburg que, como foi noticiado, acaba de ser abençoado pelo Cardeal Faulhalber, Arcebispo de Munique. 

O eminente purpurado pronunciou alocução, em que disse entre outras coisas o seguinte:

“Uma nação que preza o matrimônio unicamente por razão de raça, não mais poderá atingir um alto nível de cultura moral”. E referindo-se à fidelidade que os príncipes devem ter à doutrina católica, recordou as sublimes palavras da Rainha da Escócia, Maria Stuart: Vós podeis despojar-me de tudo, com exceção do meu sangue real e de minha Fé católica”. 


Cardeal Michael von Faulhalber,
Arcebispo de Munique (1869-1952)


“É precisamente neste tempo – mais do que nunca – que os príncipes de sangue real devem ser fiéis à gloriosa herança de sua estirpe e à herança infinitamente mais gloriosa de sua Fé católica. Não devemos permitir que a concepção católica do matrimônio venha a se banir do nosso século. Devemos defender com todas as forças a nossa Fé. O matrimônio é um santo Sacramento; é esta a doutrina em que devemos crer e que devemos confessar apesar de tudo o que de deplorável vemos e sentimos hoje em torno de nós.” 

____________ 
* A informação acima é de 1937, mas hoje o Palácio Nymphenburg (em alemão Schloss Nymphenburg) está aberto ao público, embora continue a ser casa e chancelaria do chefe da Casa de Wittelsbach, atualmente representada por S.A.R. Franz, Duque da Baviera. É um palácio barroco da Alemanha, localizado em Munique.




Dona Maria da Baviera, com seu filho primogênito, Dom Luiz de Orleans e Bragança, atual Chefe da Casa Imperial do Brasil. Nossas homenagens ao Príncipe cujo aniversário comemoramos neste dia 6 de julho.

O Palácio Nymphenburg numa pintura de Canaletto (1760)

Fachada principal do palácio

Vista panorâmica do palácio

Um comentário:

Celso da Costa Carvalho Vidigal disse...

Que diferença entre o Cardeal Faulhaber que, como se vê pelo texto, prezava a única verdadeira doutrina católica, e o atual cardeal arcebispo de Munich, que parece não conhecer essa doutrina!