10 de fevereiro de 2023

LOURDES — Milagre físico para fazer bem espiritual à alma


N
esse dia 11 de fevereiro celebramos as aparições da Imaculada Conceição a Santa Bernadete Soubirous em 1858, em Lourdes (França), onde os comprovadíssimos milagres não cessam, apesar da descrença dos homens em nossos dias. 

Entre muitos comentários de Plinio Corrêa de Oliveira sobre Lourdes*, destacamos um no qual ele chama a atenção para um aspecto fundamental: que os milagres físicos são operados por Nossa Senhora visando fazer um bem ainda maior, que é o espiritual, o bem às almas. 

Foto: Michael Gorre

"As piores doenças, os maiores males, os sofrimentos mais horrorosos, Nossa Senhora pode curar. Em Lourdes Ela tem eliminado as leis mais inflexíveis da natureza e vence tudo. Opera milagres, por exemplo, de fazer uma pessoa enxergar sem ter o nervo ótico, tal é seu domínio sobre a natureza. 

Tudo isso mostra que todas as graças vêm por meio d'Ela, que é a Rainha do Céu e da Terra. Certas pessoas, sobretudo de outras religiões, dadas a pedir favores materiais, desdenham as graças e os favores espirituais, e se impressionam muito com as graças de Lourdes. 

Elas não compreendem que os favores materiais que Deus dá são para salvar as almas, a fim de que elas desejem os favores espirituais, as graças para a alma. É por aí que verdadeiramente Deus atrai as almas para Ele. 

Não se pense que a cura de Lourdes é só porque Nossa Senhora tem pena do homem que é capenga, que é coxo. Ela tem pena dos aleijados, é claro, e quer curá-los. Entretanto, muito mais do que isto, Ela quer fazer bem às suas almas. 

Serve-se de um milagre físico para fazer bem espiritual à alma, não apenas deles, mas também de outros que tomem conhecimento do prodígio. Um desses bens é uma grande fé na verdade de que Ela é medianeira de todas as graças. 

Por exemplo, uma pessoa reza, pedindo proteção contra a dor de garganta. Nossa Senhora pode livrá-la da dor, sobretudo nos casos em que a dor poderia não a conduzir à salvação. Às vezes, uma dor de garganta, e males piores, podem fazer bem espiritual para muita gente. Se não houvesse doença na Terra, o inferno estaria muitíssimo mais cheio. Portanto, não é qualquer doença que Nossa Senhora cura". 

____________ 

*Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 4 de fevereiro de 1965. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.

Nenhum comentário: