11 de dezembro de 2025

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE



Neste dia 12 de dezembro a Santa Igreja celebra solenemente a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira das Américas. 

Ela apareceu no ano de 1531, no México, ao índio asteca Juan Diego, deixando impressa a sua imagem, com os símbolos da Imaculada Conceição, no avental do índio. 

Neste episódio, mostrou Nossa Senhora uma predileção particularmente maternal para com os indígenas. Predileção essa que bem se refletiu no zelo de tantos missionários tradicionais. 

As conversões de aborígenes operadas ante a Imagem de Nossa Senhora foram incontáveis. É que a misericórdia d´Ela consistia em converter os índios e não em os deixar jazendo nas trevas do paganismo, como pleiteiam os missionários “aggiornati”. 

*   *   *
Segue o original e a tradução de uma belíssima oração a Nossa Senhora de Guadalupe. Eu a copiei de um “santinho” (na frente com uma foto d´Ela e no verso com a oração) que Plinio Corrêa de Oliveira osculava, rezava e guardava com muita piedade. 

Pintura colonial (séc. XVIII) representando uma procissão com clérigos, fiéis e indígenas devotos, com o estandarte da Virgem de Guadalupe sendo solenemente levado sob um belo andor. O quadro, atribuído a Miguel Cabrera (1695–1768), fica exposto no Museo Soumaya, na cidade do México.



Manojito de imposibles a la Ssma. Virgen de Guadalupe 


Oh Madre mía de Guadalupe, que para Tí no hay imposibles! A Tu Corazón todo magnanimidad y dulzura, he confiado un manojito de imposibles, que bien conoces y que realmente son superiores a mis fuerzas. Problemas insolubles, dificultades insuperables, penas sin humano remedio que me torturan espantosamente, aquí están Madre mia, para que Tu hagas el imposible de que se remedien... Muestra la grandeza de Tu amor y Tu poder superando estos imposibles. 

Los traigo a Tus plantas, en la confianza, con la plena seguridad de que los remediarás porque por Tu propia dignación y por el compromiso que Tu Corazón quiso contraer en favor nuestro, esos imposibles dejarán de serlo. Sí, dejarán de serlo al influjo irresistible de Tu Bondad. Es imposible que Tu no venzas los imposibles. 

Amén 
____________ 

Buquê de impossíveis à Santíssima Virgem de Guadalupe 


Ó minha Mãe de Guadalupe, para quem não existem impossíveis! Ao vosso Coração, pleno de magnanimidade e doçura, confio um buquê (um punhado) de impossíveis, que bem conheceis e que realmente superam as minhas forças. Problemas insolúveis, dificuldades intransponíveis, penas sem remédio humano que me torturam espantosamente: aqui estão, minha Mãe, para que realizeis o impossível de vê-los remediados... Mostrai a grandeza do vosso amor e do vosso poder, superando esses impossíveis. 

Eu os trago aos vossos pés, na confiança, com plena segurança de que os remediareis, porque, por vossa própria grandeza e pelo compromisso que Vosso Coração quis assumir em nosso favor, esses impossíveis deixarão de sê-lo. Sim, deixarão de sê-lo sob o influxo irresistível de vossa Bondade. É impossível que Vós não vençais os impossíveis.

Amém!

Nenhum comentário: