12 de outubro de 2015

No Pátio do Colégio, homenagem a Plinio Corrêa de Oliveira


Após a postagem das fotos da Missa Pontifical celebrada por Dom Athanasius Schneider, no dia 3 de outubro no Mosteiro de São Bento, hoje seguem algumas imagens do desfile iniciado naquele Mosteiro até o Pátio do Colégio, no centro da capital paulista — cidade-berço do fundador da TFP brasileira, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. 

Como se poderá observar nas fotos, muitos dos movimentos presentes ao desfile são de outros países (27 no total). Delegações desses movimentos vieram a São Paulo a fim de participar dos atos em memória do 20º ano do falecimento do Prof. Plinio. 


Dom Bertrand (à esq.) com o Duque Paul de Oldenburg
(à dir.) com dois de seus filhos
De fora do Brasil, além de Dom Schneider, destaco especialmente a presença do Duque Paul de Oldenburg — membro da TFP alemã e responsável em Bruxelas pelo Bureau de representação da Federação Pro Europa Christiana — com dois de seus filhos pequenos, os duques Kiril e Carlos [na foto, ao lado do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança]. 


No público do centro da paulicéia, despertou especial atenção a delegação da TFP norte-americana que atraiu os presentes com sua fanfarra, parte dela composta por tocadores de gaita-de-foles com o kilt completo — tradicionais trajes típicos da Escócia [foto ao lado]. 


Causou também muita admiração a imagem milagrosa de Nossa Senhora de Fátima, que já retornou aos Estados Unidos. Ela foi portada num andor durante todo o cortejo [foto ao lado]. 

O desfile, organizado pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, encerrou-se no Pátio do Colégio, centro histórico da cidade. Exatamente naquele local, em 25 de janeiro de 1554, Anchieta — o santo missionário cognominado “Apóstolo do Novo Mundo” — fundou a “Vila de São Paulo”, consagrada ao “Apóstolo das Gentes”

No encerramento, alguns dos jovens representantes de entidades presentes discursaram. Eles manifestaram sua gratidão a Plinio Corrêa de Oliveira pela orientação no combate ideológico, segundo os ideais contra-revolucionários, pela restauração dos grandes valores da civilização cristã. E também manifestaram seu firme propósito de continuar a “Cruzada” delineada pelo homenageado — muito justamente considerado por eles como “nosso mestre, modelo e guia”.

_______

Obs.: Os estandartes e capas rubras ostentados por alguns dos presentes a estes eventos de homenagem a Plinio Corrêa de Oliveira são símbolos das associações estrangeiras a que se filiam, e NÃO de qualquer entidade brasileira. 

Obs.2: Seguem as fotos do cortejo desde o Mosteiro de São Bento até o Pátio do Colégio. Click na primeira imagem para percorrer, com a setinha de seu teclado, a "galeria" de fotos.


Da esq. para a dir.: Dr. Caio Vidigal Xavier da Silveira, Dr. Eduardo de Barros Brotero, Dom Athanasius Schneider, Dr. Paulo Araujo de Brito Filho e Dr. Plinio Vidigal Xavier da Silveira. No centro, atrás de Dom Schneider, Dr. Adolpho Lindenberg e Dr. Celso da Costa Carvalho Vidigal.

Dom Bertrand (à esq.) com o Duque Paul de Oldenburg 
(à dir.) com dois de seus filhos




















































2 comentários:

NEREU AUGUSTO TADEU DE GANTER PEPLOW disse...

Espetacular. Se há algo presente neste mundo atual que possa ser considerado digno, é o que o IPCO (TFP)representa em termos de defesa dos princípios da Civilização Católica e, mais que tudo, em termos de difundir o amor a Santíssima Mãe de Deus e de nós todos.

Luis Mastral disse...

Três grandes vocações se reencontraram no histórico Pátio do Colégio: as vocações de José de Anchieta, a dos Bandeirantes e a de Dr. Plinio Corrêa de Oliveira. As três trabalharam intensamente pela grandeza de São Paulo e do Brasil. Foi uma homenagem super merecida. Dr. Plinio merece ainda mais porque muito da grandeza do Brasil e da Igreja a ele se deve. Ele trabalhou incessantemente pela exaltação da Santa Igreja Católica, mesmo sendo muitas vezes incompreendido e mesmo perseguido e acusado de intolerante. Um bom sinal. Os santos também foram intolerantes com o mal.