29 de março de 2018

A cruz é o lenho da dor, mas é também o lenho da glória

Nosso Senhor, na aparência derrotado, na realidade foi o vencedor 

Plinio Corrêa de Oliveira*


Consideremos o seguinte contraste na Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo: Ele era o condenado, mas de fato era o juiz, pois julgou o povo deicida e profetizou o castigo que haveria para a infâmia daqueles homens. Foi o juiz, e também o executor do castigo. Na aparência Ele era o derrotado, mas na realidade foi o vencedor. 

Podemos facilmente imaginar o que representa Nosso Senhor Jesus Cristo ter sido pregado na cruz, mas ai dos responsáveis por aquele imenso crime. Mesmo o abandono daqueles a quem Ele tinha amado, mesmo o daqueles a quem Ele acompanhou até o último momento de vida, com alguma graça para conseguir que se salvassem. 

Pouco depois de Nosso Senhor expirar na cruz, o céu se obscureceu e houve um terremoto espantoso na terra. Ele previra que o véu do Templo se rasgaria, que em certo momento a cidade de Jerusalém seria tomada, que os inimigos entrariam na cidade e ela seria arrasada, e que o povo judeu seria disperso. 

Pode acontecer que pareçamos derrotados, ao longo da nossa vida de católicos, mas não desanimemos, lembrando-nos de que Nosso Senhor foi derrotado, foi vencido, mas carregando a Cruz Ele foi o verdadeiro vencedor. A cruz é o lenho da derrota, do sofrimento, da infâmia, da dor, mas é também o lenho da glória. Quem é esmagado com a cruz, vence. Quem vence sem a cruz, este sim, é um derrotado. A esta regra não escapa ninguém. 

Quando virmos quão poderosos são os inimigos da Igreja, podemos desprezá-los, dizendo: Eles não são nada diante de Deus. O dia de Deus chegará, e com Deus iremos em frente.

____________

(*) Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 11 de abril de 1992. Sem revisão do autor.

Um comentário:

Costa Marques disse...

Saibamos ver na Ressurreição de Nosso Senhor a promessa de que tambem a Santa Igreja triunfará da presente crise progressista e atinja um esplendor nunca visto. Por isso disse Nossa Senhora em Fátima: Por fim o meu Imaculado Coração Triunfará. CostaMarques