26 de fevereiro de 2021

Um amigo não é o adulador, mas um segundo eu

O Rei São Luis IX em Damieta (Egito) protegido por cruzados


A respeito do tema "Amizade" seguem algumas frases para reflexão. Refiro-me à Amizade (com A maiúsculo) autêntica, profunda e duradora e não daquela amizade carregada de sentimentalismo romanesco, e que não passa de um afeto efêmero.

“Querer as mesmas coisas, mas não querer as mesmas coisas, é essa na verdade a sólida amizade”. 

(São Jerônimo) 


“Mais amigo é o censor que corrige nossos erros do que o adulador que perfuma nossa cabeça”. 

(Santo Agostinho) 

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos”. 

(São João, 15,13) 

“Se queres ter um amigo, adquire-o durante a provação, e não te apresses a confiar nele”. 

(Livro do Eclesiástico 6, 7) 

“Alter ego est amicus” – Um amigo é um segundo eu. 

(Expressão latina) 

“Se vamos ser verdadeiros amigos, é preciso que gostes de mim, e não da minha fortuna”. 

(Cícero) 

“Quem critica o amigo ausente é mau caráter”. 
(Horácio) 

“Amigo de todos, amigo de ninguém”. 

(Sêneca)

Nenhum comentário: