14 de setembro de 2023

NOSSA SENHORA DAS DORES


15 de setembro
. Celebração instituída pelo Papa Pio VII em 1814, em substituição a duas outras muito antigas, para rememorar as dores da Corredentora do gênero humano. Neste dia os católicos lembramos a Mater Dolorosa e reparamos as suas Sete Dores. 

Mãe das Dores, sim, pois Deus, cujo nascimento vindouro era a razão do próprio nascimento da Virgem, deverá ser neste mundo o homem das dores e do sofrimento, conforme o Profeta Isaias: “Era desprezado, era a escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; como aqueles, diante dos quais se cobre o rosto, era amaldiçoado e não fazíamos caso dele. Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado” (Is 53, 3). 

A quem comparar-Vos? Jeremias, o profeta das lamentações, fala que a aflição de Maria era grande e profunda como o mar: “A quem te comparar, filha de Jerusalém? Quem irá salvar-te e consolar-te, ó virgem, filha de Sião? É imensa como o mar tua ruína: quem poderá curar-te?” (Jer., Lamentações 2, 13). 

No Calvário, a montanha do Sacrifício, como Mãe, Ela ofereceu o Filho; como esposa do Espírito Santo, ofereceu-se com Jesus; por seus sofrimentos de esposa e de mãe, ela foi a co-redentora do gênero humano. 

A profecia do velho Simeão, a fuga para o Egito, a perda do Menino Jesus em Jerusalém, o carregamento da Cruz, a Crucifixão, a descida da Cruz, o sepultamento de Jesus, são os sete mistérios em torno dos quais Nossa Senhora se agrada de ver agrupados os aspectos quase infinitos dos sofrimentos, que dela fizeram a Rainha dos Mártires, a primeira rosa e a mais bela do campo de Deus. (Cfr. Dom Prosper Guéranger, L'Année Liturgique –– Le temps apres la Pentecôte, Maison Alfred Mame et Fils, Tours, 1922, Tome V).

Um comentário:

Anônimo disse...

O MINISTÉRIO PÚBLICO e suas “policias” mostram a cada dia que não precisam de uma BALA PARA MATAR NINGUÉM!!! Matam dia a dia cada pessoa por crueldade, é só olhar nas ruas que vão ver. Mataram uma população inteira de mais de 1 milhão de pessoas com a história de mascara, como é mesmo: “Sem mascara não entra!!!”. Nem comprar comida se conseguia, nem comprar comida!!! E isso em plenos anos 2020!!! Os seus GAECOS/ BAEPS, e sei lá ecos, mostram que matar é a coisa mais fácil do mundo. Olhem nas ruas que vão ver, o clima de “felicidade, harmonia, gentilezas!!!”. Será que é isso que se vê na rua???!!! O objetivo é: deixar as pessoas pequenininhas é assim matar!!! Ou seja, sem nenhuma bala!!! Viram que eficiência???!!! E tem gente que ainda teima que foi doença!!! E tem gente que fala assim: que existe Promotor!!! Acho que nem com microscópio a gente consegue ver, porque são os bandidos deles que comandam o que eles acham que são justiça!!!

Pessoas com mascara em um Sol de 40 graus dentro de ônibus lotados; crianças de 5,6 anos de idade em escola com mascara, que já possuem problema respiratório nessa idade; se aproveitam das denuncias da população para matar essas pessoas, e não prender os lixos humanos deles!!!
Até quando vão deixar que matem a sua FAMILIA assim???!!!