1 de novembro de 2023

“Lembra-te de teu fim” — O fim é o começo


✅  Paulo Roberto Campos 

Logo após a Santa Igreja Católica comemorar a festa de Todos os Santos, no dia 1º de novembro, ou seja, a Igreja Triunfante (todos os bem-aventurados que estão no Céu), celebramos o Dia de Finados, a Igreja Padecente — todas as almas que estão no Purgatório, sofrendo, mas com a esperança da chegada do grandioso dia de, purificadas, entrarem na glória eterna. 

Dias muito apropriados para meditarmos nos Novíssimos — as coisas que sucederão aos homens no final de suas vidas (Morte, Juízo Particular, Purgatório, Céu ou Inferno), como aconselha as Sagradas Escrituras: “Em tudo o que fizeres, lembra-te de teu fim, e jamais pecarás” (Ecl. 7, 40).

Como auxílio para a recomendada meditação, seguem alguns pensamentos.



“Cuida de teu corpo como se fosses viver para sempre. Cuida de tua alma como se fosses morrer amanhã.” 
(Santo Agostinho) 


“Se na hora da morte tivermos Maria a nosso favor, o que poderemos temer?” 
(Santo Afonso M. de Ligório) 

“Lembra-te que ao abandonares esta Terra, não poderás levar contigo nada do que tens recebido, somente o que tens dado: um coração enriquecido pelo serviço honesto, o amor, o sacrifício e o valor.”
(São Francisco de Assis) 


“Se soubesses com que rapidez as pessoas se esquecerão de ti após a tua morte, não procurarias em vida agradar a ninguém senão a Deus." 
(São Joao Crisóstomo) 


"Eu digo que o túmulo que sobre os mortos se fecha, abre o firmamento. E o que acreditamos aqui embaixo ser o fim, é o começo."
(Victor Hugo) 


“Homo? Humus. 
Fama? Fumus. 
Finis? Cinis." 
[O homem é barro. A glória é fumaça. O fim é cinza] 
(Verso medieval)

Nenhum comentário: