4 de maio de 2024

GRANDEZA EM DAR TUDO DE SI


✅  Plinio Corrêa de Oliveira 

Linda fotografia de uma águia que investe sobre algo que está embaixo.

A ave de rapina está descendo no seu voo com toda a força, o bico para frente, com o olhar assestado, com as garras numa atitude ao mesmo tempo de agressão, mas vigilante, com possibilidade de se desviar para depois atacar em circunstâncias melhores.

É um misto extraordinário de capacidade de agressão, de defesa, de força e de astúcia.

Muito bonita a águia, com sua bela plumagem, bico e olhar lindos. Sobretudo, ela representa a grandeza. E em três elementos: 

Em primeiro lugar, para o ataque que vai realizar, ela extrai de si tudo quanto tem. Dá a impressão de mobilização total, em que todos os recursos de perspicácia, de arrojo, de prudência, de firmeza, de constância não se separam da capacidade de alterar seus planos. Tudo conjugado num equilíbrio extraordinário. Há uma grandeza em dar tudo de si para uma determinada finalidade. 

Depois, outro elemento de grandeza é não ter proporção com aquilo que ataca. De maneira que, quando avança, ataca com tal superioridade, tão de cima, que quase não deixa ao ente atacado a possibilidade de reagir. Agarra, estraçalha e levanta voo. Isto é grandeza! Nada lhe resiste. Nada tem impulso que valha contra ela. A águia acaba arrebatando tudo.

Um terceiro elemento da grandeza: a águia não tem proporção com aquilo que intenta fazer maior do que ela. Parece uma contradição, mas não é. Ela vem lá do alto de uma montanha e transpõe abismos e abismos para acabar colhendo um animal para se alimentar. Ela não tem proporção com o tamanho dos abismos que percorreu. E esse fato é mais um elemento da grandeza da águia, que se torna maior que os abismos que ela venceu!

______________

Excertos de uma conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em dezembro de 1974. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.

Nenhum comentário: