15 de janeiro de 2025

CALIFÓRNIA: Cantando em ação de graças depois da catástrofe

✅  Plinio Maria Solimeo 

A série de incêndios que vem inexoravelmente atingindo a região de Los Angeles, nos Estados Unidos, há vários dias, agora, no momento em que escrevo, (dia 12 de janeiro), está se estendendo por outras zonas até então poupadas.

O número de mortos já chega a 16, e há mais de doze mil habitações destruídas pelo fogo. Assim, este não poupou nem o bairro de Pacific Palisades — o preferido pelos milionários e estrelas do cinema —, pelo que muitos deles perderam suas casas de veraneio na região.

O incêndio foi sumamente devorador na cidade de Altadena, no Condado de Los Angeles, onde estava a residência da família Halpin [foto acima] levando a que Pedro e sua esposa Jaquelina tivessem que fugir às pressas para se livrar das chamas. 

Quando eles voltaram com seus filhos, uma vez cessado o fogo, para ver como ficara sua casa, encontraram-na reduzida aos alicerces. Só estavam em pé uma estátua de Nossa Senhora de Guadalupe e outra de São José, ambas de cimento, se bem que chamuscadas. 

A família Halpin havia se mudado para essa casa em 1988, e nela nasceram e cresceram seus seis filhos, três meninos e três meninas. Por isso foi muito doloroso ao casal perder uma residência na qual estavam ligadas tantas memórias da família e de tantos anos nela vividos. Na fuga do fogo que avançava, só conseguiram levar alguns álbuns e fotos de família. Uma das filhas do casal que morava nos fundos da propriedade paterna com sua filhinha, também tudo perdeu. 



Como essa família genuinamente católica enfrentou a trágica situação? 

A catástrofe não abalou a fé dos Halpin. Pais e filhos, reunidos diante da estátua de Nossa Senhora de Guadalupe junto aos restos da casa destruída, rezaram, como faziam diariamente, a consagração ao Sagrado Coração de Jesus. 

Contudo, família altamente musical, logo alguém propôs cantar algo. Enquanto deliberavam, Pedro, o pai de família, encerrou discussão dando os acordes de uma melodia, conhecida por todos eles: “lá-lá-lá-laaaa”... Imediatamente ele e seus seis filhos mais quatro de suas noras, começaram a cantar, em várias vozes, o Regina Caeli, hino em latim do século XII à Rainha do Céu, que no Tempo Pascal é rezado em substituição ao Angelus. Essa tão bela melodia fora ensinada pela avó dos meninos Halpin não só a todos os seus nove filhos, mas também aos netos. [vídeo no final]

Os Halpin cantaram com tal harmonia e unção, que um amigo da família presente filmou e postou nas redes sociais, tornando-se logo viral. O que concorreu muito para tornar a família conhecida, e enviar-lhe donativos. Pois Pedro, que é empreiteiro e administra um negócio de concreto, além de perder sua casa, perdeu também um caminhão que usava no trabalho no incêndio. Por isso uma página do GoFundMe em seu nome já arrecadou mais de 80 mil dólares. 

Para que os leitores possam saborear esse tocante hino cantado pela família Halpin em sua desgraça, convidamos a acessar o site https://www.breitbart.com/politics/2025/01/10/watch-altadena-family-goes-viral-singing-christian-hymns-over-destroyed-home/ no qual este pode ser ouvido como cantado por eles. 


A música que, “depois da fé, dá coesão à família” 

Um dos filhos dos Halpin, André, de 36 anos, compositor, casado e com uma filha pequena, disse ao The New Catholic Register o que sentiu enquanto rezavam a Consagração ao Sagrado Coração de Jesus: "Eu estava pensando: 'Quero ser forte pelos meus pais neste momento’. E quando começamos a cantar, parecia que estávamos todos sendo fortes uns pelos outros". E explica: "Somos uma família muito musical. Isso foi incutido em nós desde o primeiro dia, realmente”. Já quando crianças, os Halpin participavam de um coral liderado por um talentoso maestro como parte de um grupo católico de educação domiciliar. Todos tocavam instrumentos musicais desde pequenos. Hoje em dia, eles também se apresentam ocasionalmente em público em uma banda familiar, chamada The Haypenny Pigs (Os porquinhos de meio centavo). 

André também afirma que "Depois da nossa fé, [a música] tem sido uma das coisas mais coesas da minha família. Realmente, nunca houve um momento alegre ou triste em que a música não desempenhasse um papel"

É o que também afirma sua irmã Maria Clara: “A fé sempre foi a base da nossa família e continuará sendo à medida que avançamos". 

Quanto ao desastre que tinham sofrido, este não abalou a fé da família. André afirma: “Temos que entregar tudo a Deus. E se isso significa [entregar] nossa casa neste momento, escolhemos confiar que estamos na palma de sua mão”, disse ele ao Register. “Nós entregamos nossa dor a Cristo e à sua Mãe”, disse também André à KTLA 5. Foi porque “Nós rezamos uma consagração ao Sagrado Coração de Jesus e então cantamos”.

Por isso conclui André: “Desde que se casou, meu pai quis criar um lugar onde a família e seus amigos pudessem celebrar suas preocupações com música e marmelada. A casa foi um lar não só para nós. É duro vê-la desaparecer. Mas as pessoas sabem que esse é um lugar de fé, um lugar de companheirismo, comunidade e música. Por isso vou dizer-te uma coisa: “quando a reconstruirmos [a casa], voltará a haver música” e oração.  

____________ 
Fontes consultadas: 
https://www.ncregister.com/news/family-sings-to-mary-at-site-of-home-burned-to-the-ground-in-california-wildfire?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=catholic_news_god_please_spare_my_church_deacon_parishioners_save_sacred_heart_church_from_altadena_fire&utm_term=2025-01-10 
https://www.yahoo.com/news/family-leans-faith-visit-altadena-221826933.html 
https://www.breitbart.com/politics/2025/01/10/watch-altadena-family-goes-viral-singing-christian-hymns-over-destroyed-home/ 
https://www.religionenlibertad.com/eeuu/659067478/impresionante-reaccion-cantando-regina-coeli-familia-casa-quemada-los-angeles.html##STAT_CONTROL_CODE_3_659067478##

Nenhum comentário: