28 de abril de 2023

Procurando a Mãe Santíssima, encontramos o Divino Filho


“Ah! se conhecêssemos a glória e o amor que recebeis [ó Jesus] nesta admirável criatura, bem diferentes seriam os nossos sentimentos a respeito de Vós e d'Ela”


Hoje celebramos um dos santos que mais fez o apostolado da devoção a Nossa Senhora, sobretudo pregando a excelência da Sagrada Escravidão a Ela: São Luís Maria Grignion de Montfort — nascido em Montfort-sur-Meu, no dia 31 de janeiro de 1673, faleceu em Saint-Laurent-sur-Sèvre, no dia 28 de abril de 1716. 

Em memória deste dia, segue um comentário feito por ele, extraído do seu espetacular “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem” (Vozes, Petrópolis, 1984, pp. 63 a 65).


“Abaixo do Céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos. Deus não nos deu outro fundamento para nossa salvação, nossa perfeição e nossa glória senão Jesus Cristo. Todo edifício cuja base não se assentar sobre esta pedra firme, estará construído sobre areia movediça, e ruirá fatalmente mais cedo ou mais tarde. Todo fiel que não está unido a Ele como um galho ao tronco da videira, cairá e secará, e será por fim atirado ao fogo. Fora d'Ele tudo é ilusão, mentira, iniquidade, inutilidade, morte e danação...

Se estabelecermos a sólida devoção à Santíssima Virgem, teremos contribuído para estabelecer com mais perfeição a devoção a Jesus Cristo, e teremos proporcionado um meio fácil e seguro de O encontrar... 

Volto-me, aqui, um momento, para Vós, ó Jesus, a fim de queixar-me amorosamente à vossa divina majestade de que a maior parte dos cristãos, mesmo os mais instruídos, desconhecem a ligação imprescindível que existe entre Vós e vossa Mãe Santíssima. Vós, Senhor, estais sempre com Maria, e Maria sempre convosco; nem pode estar Ela sem Vós; doutro modo, Ela deixaria de ser o que é. E de tal maneira está Ela transformada em Vós pela graça, que já não vive, já não existe: sois Vós, meu Jesus, que viveis e reinais n'Ela, mais perfeitamente que em todos os anjos e bem-aventurados. Ah! se conhecêssemos a glória e o amor que recebeis nesta admirável criatura, bem diferentes seriam os nossos sentimentos a respeito de Vós e d'Ela".

Nenhum comentário: