✅ Paulo Roberto Campos
26 de janeiro de 2022
Washington — Marcha contra o aborto rumo à abolição da sentença “Roe vs. Wade”, que legalizou o assassinato de inocentes
23 de janeiro de 2022
DRAGONAS NOS UNIFORMES MILITARES
Sua razão de ser, seu valor simbólico e seu ocaso
19 de janeiro de 2022
RETUMBANTE CONVERSÃO DE UM JUDEU
Representação da aparição de Nossa Senhora a Alphonse Ratisbonne |
No dia 20 de janeiro de 1842, há exatamente 180 anos, o judeu Alphonse Ratisbonne se converteu milagrosamente ao catolicismo, por intervenção direta de Nossa Senhora
✅ Plinio Corrêa de Oliveira
De família muito rica de banqueiros de Estrasburgo (Alemanha), o jovem judeu Alphonse Tobias Ratisbonne (1814-1884) percorria vários países. Após uma viagem ao Oriente, em 1842 passou uma temporada em Roma, onde se encontrou com um antigo colega, Gustavo de Bussières, de religião protestante. Na residência deste, conheceu seu irmão, o Barão Teodoro de Bussières, que havia se convertido ao catolicismo.
Naqueles dias falecera em Roma um grande amigo do Barão, o Conde de La Ferronays (1777-1842), ex-embaixador da França junto à Santa Sé.
Assim, Bussières convidou Ratisbonne para acompanhá-lo à igreja de Sant’Andrea delle Fratte a fim de tratar de uma cerimônia fúnebre pelo falecido. Concordou de mau grado, pois o judeu detestava a religião católica, mas como turista iria para apreciar as obras de arte daquela igreja romana.
Após tratar do assunto da cerimônia, o Barão de Bussières voltou para o centro da igreja e se deparou com uma grande surpresa: Ratisbonne ajoelhado em frente ao altar lateral de São Miguel Arcanjo! O judeu rezando fervorosamente, extasiado, maravilhado.
Banhado em lágrimas, disse ao amigo que tinha visto Nossa Senhora numa aparição sobre o altar. Pela descrição que fez, tratava-se de Nossa Senhora das Graças, como aparece na Medalha Milagrosa [foto ao lado]
Ratisbonne achava-se completamente mudado, estava convertido, e queria mudar de vida. Ele se fez batizar. Alguns até consideram que ele tenha morrido em odor de santidade.
Naquele altar da aparição foi introduzido um quadro que representa Nossa Senhora segundo as descrições de Ratisbonne. Ela é chamada de Madonna del Miracolo (Nossa Senhora do Milagre).
_____________________________________
Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 20 de janeiro de 1973. Esta transcrição não passou pela revisão do autor. Fonte: Revista Catolicismo, Nº 853, Janeiro/2022
17 de janeiro de 2022
A Providência, que abate com uma mão, ampara com a outra
O incêndio que não destruiu a família
Sala de jantar da família Goodwin, antes do incêndio |
A mão da Providência
13 de janeiro de 2022
As telas digitais formam uma “fábrica de cretinos”?
A fábrica de cretinos digitais é o chocante título do livro do neurocientista Michel Desmurget, que elenca os efeitos das telas digitais.
Ele comprovou “constante bombardeio perceptivo; desmoronamento das trocas interpessoais; perturbação quantitativa e qualitativa do sono; amplificação das condutas sedentárias; insuficiência de estimulação intelectual crônica”.
Desmurget é equilibrado na crítica, mas o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) visualiza uma avalanche de transtornos mentais entre os jovens. As crianças não nascem sabendo mexer com computadores e os videogames não tornam os jovens mais habilidosos e inteligentes.
____________
Fonte: Revista Catolicismo, Nº 852, Dezembro/2021.
6 de janeiro de 2022
Canja de galinha e senso do ridículo não faz mal a ninguém...
Como uma boa dose do senso do ridículo faz muito bem e sua falta produz muitos constrangimentos, aqui seguem alguns pensamentos sobre tal senso que nem todo mundo possui...
“Entre
querer ser e pensar que já é radica a distância entre o sublime e o ridículo.”
(José Ortega y Gasset)
“Do
sublime ao ridículo não há senão um passo.”
(Napoleão Bonaparte)
“Aquele
que tenta parecer uma autoridade no campo da verdade e do conhecimento se põe
em ridículo perante os deuses.”
(Albert Einstein)
“O
que há de mais vulgar em todos nós é termos medo de sermos ridículos.”
(Fernando Pessoa)
“Um
dos defeitos mais gerais, entre nós, é achar sério o que é ridículo, e ridículo
o que é sério.”
(Machado de Assis)
“O
modo de se vestir é uma preocupação ridícula. Mas é muito ridículo para um
homem não estar bem vestido.”
(Philip Chesterfield)
“A
exibição dos ímpios tornava as pessoas boas, assim como a exibição dos
ridículos tornava de bom gosto as pessoas.”
(Antoine de Rivarol)
“Se existem coisas cujo ridículo não é evidente, é
porque não procuramos bem.”
(François de La Rochefoucauld)
1 de janeiro de 2022
Colapso das instituições e revigoramento da onda conservadora, enquanto a velha esquerda definha