23 de agosto de 2024

Com a leitura, poderosos efeitos benéficos às crianças



O acadêmico espanhol Miguel Salas alertou contra a procura de lazeres fáceis, como o de ficar paralisado diante a TV ou do celular lesando o futuro de crianças e jovens. 

Para o acadêmico, as crianças que se habituam a ler desde pequenas, colhem benefícios ao longo de toda a vida: superioridade na carreira, melhorias sociais e individuais, habilidades de comunicação, capacidade de se expressar e compreender melhor. 

Também é óbvio o aumento do vocabulário, os bons resultados escolares, a empatia bem direcionada, o esquecimento das preocupações danosas e a concentração até tocar na meditação.

 

20 de agosto de 2024

SÃO PIO X — Fortaleceu a igreja, fulminou a heresia

 


Neste mês a Santa Igreja celebra 110 anos do trânsito de São Pio X ao Céu, ocorrido em 20 de agosto de 1914. O único Papa canonizado no século XX, ele combateu intrepidamente a heresia modernista, reformou o clero, recodificou o Direito Canônico e incrementou admiravelmente a piedade católica.

  Plinio Maria Solimeo

 

Quando faleceu Leão XIII, em 1903, a expectativa geral era quem manobraria o leme de Pedro naqueles tempos já tão conturbados.

O mundo estava febrilmente contagiado pelo liberalismo anticlerical, um dos perniciosos frutos da Revolução Francesa que tornavam tensas as relações entre a Sé Apostólica e várias nações europeias. A revolução industrial, por sua vez, criava situações propícias à propaganda dos princípios marxistas da luta de classes e do anarquismo no meio proletário nascente.

A situação era crítica inclusive nas nações católicas. Na Itália, um governo usurpador e violento privara o Romano Pontífice de seus Estados, confinando-o ao Vaticano, e criava empecilhos à ação da Igreja. Na França, uma oligarquia maçônica –– cujos expoentes eram Briand, Clemenceau, Waldeck-Rousseau e Combes –– impôs a aprovação de diversas leis frontalmente antirreligiosas, preparando terreno para a separação entre a Igreja e o Estado em 1905.

Portugal via-se às voltas com a fermentação revolucionária que culminaria no assassinato do rei Dom Manuel e do Príncipe herdeiro em 1908, e com a proclamação da República dois anos depois. Sem falar de uma série de medidas contra a Igreja, como a expulsão dos jesuítas, a supressão de congregações religiosas e a aprovação do divórcio.

Também na outrora fiel e católica Espanha os ventos liberais e anarquistas sopravam com violência, chegando-se à tentativa de assassinar o rei Afonso XIII no próprio dia de suas bodas. E o império Austro-Húngaro apresentava tantos sintomas de decadência religiosa e moral, que a todo instante se temia sua ruína.

Não menos trágica para Igreja e a civilização cristã era a situação no maior bloco católico do universo, a América Latina, onde as jovens nações emulavam em impiedade com suas maiores europeias.

No Brasil, a célebre “Questão Religiosa” conseguira levar à barra dos tribunais e condenar à prisão perpétua com trabalhos forçados o intrépido bispo de Olinda, Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira. No Equador, líderes católicos são perseguidos e forçados a exilar-se. No México, as nuvens da tormenta revolucionária já se acumulavam no horizonte para pouco depois se desencadearem numa das mais cruéis e implacáveis perseguições religiosas conhecidas pelo mundo moderno.

Sobretudo, no próprio interior da Igreja a situação era grave. Erros filosóficos muito em voga, como o naturalismo, o racionalismo e o cientificismo, ao par de forte liberalismo, influenciavam extensamente a teologia e deturpavam a fé, ao mesmo tempo que esfriavam nas almas o amor de Deus.

Tais erros haviam penetrado a fundo em amplas camadas do Clero, em estabelecimentos de ensino, mesmo em seminários, criando um espírito de novidade e de revolta crescente que ameaçava fazer soçobrar a Barca de Pedro, não tivesse ela a promessa da perenidade.

Para fazer face a esse terrível panorama, tornava-se necessário o advento de um Papa que se colocasse entre os maiores da História da Igreja. Por obra do Divino Espírito Santo, que não abandona a Sua Esposa Mística, e a rogos de Maria, o mundo teve o Pontífice de que necessitava: Giuseppe Sarto, Patriarca de Veneza, eleito com o nome de Pio X.

 

Entrada do Monsenhor Giuseppe Sarto em Veneza como Patriarca (24-11-1894). 

Suave... mas forte

Quem era Pio X, o novo Papa de cuja bondade e doçura tanto se falava em Veneza, de onde viera como Cardeal-Patriarca? Um “conciliador”, pensava o Governo italiano, entendendo por essa designação um homem fraco, pronto a entrar em acordo com a Revolução. Entretanto, a famosa bênção Urbi et Orbi, o primeiro ato do Pontífice, foi dada de um dos balcões internos da Basílica de São Pedro para ratificar o protesto de seus antecessores contra a tomada de Roma pelas tropas revolucionárias.

Um “cura rural”, não habituado às pompas do Vaticano nem ao trato com os grandes, pensavam os embaixadores e enviados de potências estrangeiras. Não foi a impressão que Pio X deixou após a primeira audiência geral, quando o representante da Prússia, exprimindo o pensamento dos demais diplomatas, perguntou a Mons. Merry del Val, Secretário de Estado interino, ao sair da Sala do Trono: “Diga-nos, Monsenhor, o que há nesse homem que tanto atrai? Um Santo –– dirá esse eclesiástico, posteriormente elevado a Cardeal, que teria um papel tão importante nesse Pontificado ––, porque ele é um homem de Deus”.(1)

Para o Abbé de Cigala, capelão do Conclave, “a força dos traços e a doçura do olhar, frutos de uma vida interior e fé” ardentes, faziam crer “numa ressurreição do imortal Pio IX”.(2) Mas, esclarece o Cardeal Mercier, Arcebispo de Malinas, na Bélgica: “A invencível gentileza do Santo Padre nada tinha do sentimentalismo dos fracos: Pio X era um forte”(3)

Isso o reconheceu também o ex-chanceler do Império alemão, o Príncipe Von Bülow, conta ao Cardeal Merry del Val, após uma entrevista: “Eu me encontrei com muitos monarcas e legisladores, mas raramente encontrei em algum deles uma tão remarcável percepção da natureza humana ou um conhecimento como o que Sua Santidade possui das forças que governam o mundo e a sociedade moderna”(4). E, realmente, proclamará muito depois Pio XII que, “com seu olhar de águia mais perspicaz e mais seguro que a curta vista dos míopes raciocinadores, via o mundo tal qual era, via a missão da Igreja no mundo[...] e seu dever no seio de uma sociedade descristianizada [...] contaminada pelos erros do tempo e pela perversidade do século”.(5)

 

“Restaurar tudo em Cristo”

O Pontificado de São Pio X
pode ser sintetizado no roteiro por ele 
traçado em sua Encíclica-Programa:
 “Restaurar tudo em Cristo”.
O historiador R. Aubert afirma que São Pio X foi essencialmente um reformador –– o maior deles depois do Concílio de Trento(6) ––, e que a reforma por ele empreendida era bem exatamente o contrário da desejada hoje por tantos eclesiásticos para os quais reformar significa incorporar à Igreja os erros modernos. Para o Santo, reformar foi extirpar da Igreja as heresias que nela se haviam introduzido. E o já referido Cardeal Mercier se pergunta: “Se houvesse na Igreja, na época de Lutero e Calvino, um Papa da têmpera de Pio X, teria conseguido o protestantismo levar um terço da Europa ao rompimento com Roma?”(7)

O Pontificado de São Pio X pode ser sintetizado no roteiro por ele traçado em sua Encíclica-Programa: “Restaurar tudo em Cristo”. Essa preocupação o Pontífice já a tivera quando era Bispo de Mântua. Depois, como Cardeal de Veneza, sua primeira Carta Pastoral continha, em linhas gerais, o pensamento da Encíclica.

Em síntese, diz São Pio X que a apostasia do mundo, “essa detestável e monstruosa iniquidade [...] pela qual o homem se substitui a Deus”, manifesta uma tal “perversão dos espíritos”, que é de se perguntar se já não se deu o advento do “filho da perversão”. Pois o modo com que “se lança ao ataque da religião, se investe contra os dogmas da fé, se tende obstinadamente a aniquilar toda relação do homem com a Divindade” é uma das características do Anticristo.

Para haver uma restauração, os bons devem “proclamar bem alto as verdades ensinadas pela Igreja sobre a santidade do matrimônio, a educação da infância, a posse e uso dos bens temporais, sobre os deveres dos que administram a coisa pública”. Ora, se não houver verdadeiros sacerdotes, “revestidos de Cristo”, isso não será possível. Portanto, deve-se proceder a uma reforma dos seminários e vigiar para que os novos sacerdotes não se deixem seduzir “pelas manobras insidiosas de uma certa ciência nova”.

“No dia em que, em cada cidade, em cada aldeia, a lei do Senhor for cuidadosamente guardada [...] nada mais faltará para que contemplemos a restauração de todas as coisas em Cristo”. Com isso, mesmo “os interesses temporais e a prosperidade pública” também felizmente se ressentirão.(8) E ter-se-á na terra a “paz de Cristo, no Reino de Cristo”.

Não cabe analisar aqui o pontificado de São Pio X para constatar como ele seguiu à risca este programa. Só o que foi publicado de Cartas Apostólicas, Motu Proprio, Encíclicas, e discursos, ultrapassa a casa dos 350. Se a isso se somam os decretos das Congregações romanas e os diversos documentos emanados da Secretaria de Estado, aos quais o Papa não podia ser estranho, chega-se ao número de 3322(9), o que torna esses onze anos de pontificado um dos mais fecundos da História da Igreja.(10)

Basta pensar no trabalho monumental de recodificação do Direito Canônico, que durou todo o Pontificado de São Pio X, sendo promulgado só no de Bento XV; na fundação do Instituto Bíblico; na reforma da Cúria Romana; na instituição da Acta Apostolicae Sedis, noticiário oficial do Vaticano; na reforma do Breviário Romano; em normas dadas para a disciplina e reforma do Clero, além de todas as medidas para facilitar a comunhão frequente dos fiéis, antecipar a Primeira Comunhão das crianças, regulamentar a comunhão dos enfermos, elaborar adequadamente o catecismo, orientar o cântico litúrgico etc.

 

O modernismo


Ao condenar o movimento Sillon –– em muitos pontos precursor do atual progressismo –– afirma São Pio X que ele “semeia [...] noções erradas e funestas [...] Para ele, toda desigualdade de condição é uma injustiça ou, pelo menos, uma justiça menor! Princípio soberanamente contrário à natureza das coisas, gerador de inveja e de injustiça, subversivo de toda ordem social”.(11)

Entretanto, foi a seita modernista infiltrada na Igreja –– qualificada por ele de “síntese de todas as heresias” –– a que mais o fez sofrer e mais preocupações lhe trouxe, por sua profunda nocividade e subtileza. Além de numerosos atos, três importantes documentos emanaram de São Pio X para condená-la: o Decreto Lamentabili sane exitu, de 4 de julho de 1907, que condena 65 proposições modernistas; a Encíclica Pascendi dominici gregis, de 8 de setembro do mesmo ano, na qual condena diretamente o modernismo –– a mais longa de seu pontificado, devido à delicadeza da matéria; e, finalmente, o Motu Proprio Praestantia Scripturae sacrae, de 18 de novembro do mesmo ano.

São Pio X, elevado à honra dos altares por Pio XII em 1954, seja junto à Virgem Santíssima e a seu Divino Filho o grande intercessor de todos os católicos que lutam em nossos dias para permanecerem fiéis à Santa Igreja e à sua verdadeira doutrina.

O Santo Pontífice, que soube tão bem desmascarar e condenar o modernismo, certamente obterá abundantes graças para os fiéis de nossa época, muito pior do que a época daquela heresia. Sim, a trágica era em que vivemos, na qual, segundo expressões de Paulo VI, tem curso um misterioso processo de “autodemolição da Igreja”, tendo nela penetrado a “fumaça de Satanás”.

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NOTAS:

1. Cardeal Merry del Val, Memories of Pope Pius X, Burns Oates & Washbourne Ltd., Londres, 1939, pp. 9-10.

2. Abbé de Cigala, Vie Intime de Sa Saintité le Pape Pie X, Lethielleux Editeurs, Paris, 1926, p. IX.

3. Lettre Pastorale et Mandement de Câreme de 1915, apud Merry del Val, op. cit, p. 29.

4. Merry del Val, op. cit, p. 12.

5. Breve por ocasião da Beatificação de Pio X, Documentos Pontifícios, n° 83, Vozes, 1958,2ª edição.

6. Documents relatifs au mouvement cathólique italien sous le pontificat de St. Pie X, apud Gianpaolo Romanato, Pio X: Profilo Storico, in Sulle Orme di Pio X, Amministrazione Comunale di Salzano, 1986, p. 19.

7. Doc. cit, apud Merry del Val, op. cit, p. 27.

8. Encíclica E supremi Apostolatus, Vozes, Petrópolis, Documentos Pontifícios, nº 87, 1958,2ª edição.

9. René Bazin, da Academia Francesa, Pie X, Flammarion, Editeur, Paris, 1928, p. 65.

10. D. Benedetto Pierami, apud René Bazin, op. cit, p. 66.

11. Notre Charge Apostolique (Sobre os erros do Sillon), Vozes, Petrópolis, Doc. Pontifícios, nº 53, 1953,2ª edição.

 

Conspiração dos modernistas

Pe. George Tyrrell, excomungado por São Pio X 
Fulminada a heresia modernista com vigor angélico por São Pio X, em 1907, já no ano seguinte o Pe. George Tyrrell, sectário excomungado pelo Papa Santo por sua adesão à heresia, escrevia a um confidente romano: Olhando em torno de mim, sou forçado a reconhecer que a onda de resistência modernista acabou, ela já esgotou todas as suas forças, por ora. Devemos esperar o dia em que, através de um trabalho silencioso e secreto, tenhamos ganho para a causa da liberdade uma proporção muito maior das tropas da Igreja.(1)

Esse "trabalho silencioso e secreto" é cinicamente explicitado, nos seguintes termos, por um dos fautores da heresia, Antonio Fogazzaro, em seu romance Il Santo, posteriormente condenado por São Pio X: "Devemos constituir uma maçonaria católica .... a maçonaria das catacumbas".(2) E quem pertencia a esta "maçonaria católica"? O próprio Fogazzaro responde: "Seu nome é legião. Ela vive, pensa e trabalha na França, na Inglaterra, na Alemanha, nos Estados Unidos, na Itália. Ela usa batina, farda ou casaca. Ela ensina em universidades, ela se esconde nos seminários, ela luta na imprensa, ela reza no silêncio profundo dos claustros.(3)

Romance Il Santo de Antonio Fogazzaro,
 condenado pelo Papa santo
Algum tempo depois da publicação dessa obra, tendo sido acometido por súbita e estranha enfermidade, São Pio X entregou sua alma a Deus em 1914.

A propósito do falecimento do Santo Pontífice escreveu o Pe. Genocchi, sacerdote italiano ligado aos conspiradores modernistas: "Agora estamos respirando mais confortavelmente... Várias vítimas da loucura e do fanatismo estão sendo reabilitadas, e outras ainda o serão.(4)

E um grupelho de neomodernistas levou adiante o "trabalho silencioso e secreto", proposto pelo padre apóstata Tyrrell. Tal corpúsculo lançou os alicerces da corrente que, mais tarde, receberia o nome de Teologia Nova.(5)

Os corifeus dessas novas doutrinas difundiam seus escritos apenas em exemplares datilografados, anônimos, que circulavam de mão em mão em seminários europeus e em conventículos de leigos "engajados", intoxicando assim o futuro clero e o laicato com as novas ideias. Um difusor destes panfletos pôde afirmar que uma "irresistível onda estava a tomar conta das novas gerações do Clero".(6)

De toda essa ampla infiltração, haveriam de surgir ao longo das décadas, no campo religioso, o "Movimento Litúrgico", e no campo sócio-político, o "Progressismo", dito católico.

Hans Küng,(7) um dos próceres dessa nova orientação, em sua obra Veracidade –– O futuro da Igreja, presta, nestes termos, o seu preito de homenagem àqueles neo-reformadores, que considera seus precursores:

Não foi pouco o que tiveram de sofrer esses precursores de uma nova veracidade [dentro da Igreja]... Temos toda razão de inclinar-nos com respeito e gratidão diante do engajamento cristão desses heróis silenciosos de uma luta por uma veracidade renovada, pelo futuro da Igreja, luta que, então, parecia tão pouco promissora. Gemendo sob o jugo da inveracidade eles não abandonaram (a Igreja de Deus)...

"O que uns poucos principiaram, com modéstia e insignificância, desenvolveu-se agora, multiplicado muitas vezes: na renovação da teologia, da liturgia, da vida eclesial em geral, no encontro com o moderno mundo profano. E ficou comprovado que aqueles batedores eram... a tropa de vanguarda de um exército lento, sem dúvida, mas, no fundo, muito disposto a seguir, frente ao qual alguns representantes oficiais da teologia e da direção da Igreja se comprovaram como retaguarda".(8)

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NOTAS:

1. Carta citada em Ernesto Buonaiutti, Le Modernisme Catholique. Apud E. Rivière, Modernisme, Dictionnaire de Théologie Catholique, vol, X, col. 2042.

2. Antonio Fogazzaro, Il Sanlo, Milão. s/e, p. 44.

3. Idem, ibidem.

4. Carta do Pe. Genocchi a Paul Sabatier. Apud Emile Poulat, Integrisme e Catholicisme Intégral. Paris. Casterman, 1969. p. 15.

5. "Reduzido a uma espécie de vida clandestina –– relata o Pe. Albert Besnard –– o modernismo caminhou de modo subterrâneo e inspirou a maioria das revoltas religiosas que hoje agitam a Igreja" (Albert Besnard. OP., Modernisme. In Jean Chevalier, ed. Les Religions. Les Dictionnaires du Savoir Moderne, Paris. Centre d'Étude et de Promotion de Ia lecture. 1972, p. 306. "A mudança tão trágica e penosamente tentada pelo modernismo –– comenta o Pe. Germano Pattaro –– foi assumida e proposta pela Teologia Nova" (Germano Pattaro, Corso di Teologia dell'Ecumenismo, Brescia, Queriniana, 1985, p.344).

6. Citado em Emmanuel Barbier. Histoire du Catholicisme Libéral et du Catholicismo Social en France, Imprimerie Yves Cadoret. Bordeaux, 1924, p. 115.

7. Em 15 de dezembro de 1979. uma declaração da Congregação para a Doutrina da Fé afirmava que o Pe. Hans Küng "em seus escritos, afasta-se da integridade da Fé católica e não pode mais ser considerado como teólogo católico nem enquanto tal, exercer o magistério". Essa declaração foi ratificada por João Paulo II em audiência concedida a uma delegação do Episcopado alemão, em 28 de dezembro de 1979. (Apud Pe. Raymond Winling, La Théologie contemporaine, 1945-1980, Le Centurion. Paris, 1983. pp. 450-451).

8. Veracidade ––- O futuro da Igreja, Herder, São Paulo. 1969, pp. 161-162.

 

 

18 de agosto de 2024

“Mais esplêndida glória que a Tua: Tem só Deus do Universo Senhor”


  Plinio Maria Solimeo 

O espanhol Jesus Ignacio Falgueras Salinas [foto abaixo], bacharel em teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, licenciado na mesma matéria ‘magna cum laude’ pela Universidade Pontifícia de Salamanca, e atual catedrático de História da Filosofia Moderna e Contemporânea na Universidade de Málaga, escreveu na revista Burgense (número 38 de 1997), longo e interessante estudo para demonstrar a tese de que Nossa Senhora não era, como muito se propala, uma “simples mulher do povo, com a mesma escassa cultura e formação e com a estreiteza de horizontes” no restrito âmbito doméstico em que viveria.

Não podendo no espaço disponível acompanhar todos os muitíssimos e interessantes argumentos que ele dá ao longo do seu estudo, nos restringiremos a pegar somente alguns que nos chamaram mais a atenção.

Comenta ele por exemplo que, quando o Arcanjo São Gabriel apareceu a Nossa Senhora e anunciou que Ela seria a Mãe de Deus [quadro acima], Ela lhe fez a pergunta: “como se daria isso, pois tinha resolvido permanecer virgem?”. Por outro lado, o sacerdote Zacarias, pai do futuro São João Batista, quando o mesmo arcanjo lhe anunciou que teria um filho, também lhe fez uma pergunta semelhante: “como se daria isso, pois tanto ele quanto sua mulher já eram avançados em anos?”

Nota Dom Ignacio que as perguntas são parecidas, mas o sentido de ambas muito diferente: Zacarias pede um sinal porque parece duvidar que lhe fosse possível, à sua idade e à de sua mulher, procriar. O que supõe duvidar do poder de Deus de fazer o que lhe fora anunciado. Por isso lhe foi infligido um castigo.

“Já a pergunta de Maria Santíssima mereceu outro tratamento, pois Ela não duvida de que o que se lhe anuncia seja possível para Deus, mas quer se certificar da procedência divina da mensagem e pede um esclarecimento. Antes de crer, é necessário examinar diligentemente a ‘quem’ e no ‘que’ se crê. Assim, a fé de Maria não é uma fé cega, mais é inteiramente inteligente, pois Ela pensa tudo isto sem nenhuma demora assim que ouve e entende a primeira mensagem do anjo, sem que a presença angélica perturbe em nada a nitidez de sua inteligência iluminada pela fé. Maria demonstra assim ter o altíssimo dom do discernimento de espíritos, ao mesmo tempo que uma portentosa claridade, rapidez e penetração no mais alto e difícil: averiguar qual é a vontade de Deus”
. Isso não ocorreria se Ela fosse uma simples e ignorante mulher do povo.

O erudito teólogo vai ainda mais longe em suas elucubrações:

“A colaboração que Maria sabe que lhe é pedida é total, afeta a integridade de seu ser. É-lhe pedido entrar em um plano divino que supera toda compreensão humana, e que afeta toda a Humanidade. Não há, nem nunca houve, alguém a quem haja sido comunicado um mistério mais difícil de entender, pois para nós é mais difícil entender que Deus se faça homem, que inclusive [o dogma da] Trindade de Pessoas em Deus. Com efeito, é natural e crível que a divindade seja em si mesma superior a toda compreensão; mas que a divindade se abaixe até se fazer homem é algo em princípio não crível, já que a distância entre Deus e a criatura é maior do que a que existe entre o ser e o não-ser. A máxima dificuldade de intelecção estriba, para nós, em que Deus se faça criatura, ao que se acrescenta que, entre as criaturas, ele já fazer-se homem [no seio de uma Virgem]. Sem embargo Maria, uma vez ouvida a resposta do anjo, compreende a intrínseca vinculação de sua isenção do Pecado Original e da maternidade que se lhe propõe, e não tarda nem um instante em se decidir: ‘Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra’”.

 

Voltamos a insistir: isso tudo é de um nível tão elevado e sublime, que ultrapassaria as cogitações de uma mera dona de casa, ainda que muito dotada intelectualmente.


O teólogo Falgueras analisa outra objeção: no episódio da Perda e do Encontro do Menino Jesus no Templo, às palavras do Divino Infante, Maria e José “ficaram surpresos”. Explica ele que a Vulgata usa aqui o verbo admirar. E pondera que:

Admirar é atender concentradamente à verdade; quer dizer, abrir a mente à verdade, acolhê-la e dirigir a ela toda a atenção para se deixar penetrar por ela. Essa pureza de atenção à palavra de Deus é o que mereceu à Virgem o ser eleita como Mãe da Palavra encarnada. Sua abertura, acolhimento e concentração em fazê-la própria, a tornou digna de ser não só habitada corporalmente pelo Verbo encarnado, mas de ser Mãe e receptora ativa e livre da mesma. Como soube dizer magistralmente Santo Agostinho, Maria foi mãe antes com seu espírito do que com seu corpo; frente ao louvor de sua maternidade corporal, Ela deve ser considerada feliz porque guardou a Palavra. Pois Maria amava a seu Filho já antes de que se encarnasse e durante toda sua vida porque, ‘se alguém me ama, guardará minhas palavras’ (Jo 14,15,21,23; 15, 7-10). E isso é o que Ela sempre fez. A admiração de Maria, longe de ser pois sintoma de ignorância, é o que a converteu por graça divina em Sapientiae incarnatae Genitrix, Mãe da Sabedoria encarnada”

Acrescenta Dom Ignacio que, nesse episódio da perda no Templo, “Temos a primeira dor que conhecemos que perfurará o coração de Maria, e que a profecia que Simeão lhe tinha anunciado, e que começa a se cumprir. E que Maria vê com surpresa como, a razão de toda sua felicidade, seu Filho, se torna para Si uma causa de dor. Esta dor está associada à busca de Jesus, mas não é a simples dor angustiante dos pais que temem pela vida ou pela liberdade do filho, mas sobretudo a dor de ter sido afastada livre e conscientemente da vida e presença de seu Filho. Isto é o que Maria não entende e que pergunta. A sua pergunta contém assim um pedido de luz, mas também a detecção de algo incrível: não foram outros, mas o próprio Jesus quem, livre e conscientemente, causou a dor de seus pais, por algo que eles não fizeram, algo que eles nunca teriam evitado, mas que teriam compartilhado com Ele com alegria”.

         Concluímos este rápido apanhado do suculento estudo com o episódio das Bodas de Caná.

As Bodas de Caná. 1562-63. Por Paolo Veronese, atualmente no Museu do Louvre (Paris).

         A cena é muito conhecida. Nossa Senhora, seu Filho e alguns dos Apóstolos participavam de umas bodas na cidadezinha de Caná da Galiléia. Maria Santíssima, vendo que o vinho estava acabando, para poupar um vexame aos noivos, alerta seu divino Filho. 

“Diante da aparente indiferença da resposta de Cristo ‘o que nos importa isso a ti e a mim?, e antes de tudo e mais além do ‘ainda não chegou minha hora’ Maria sabe descobrir o apaixonado desejo de pôr fogo ao mundo com suas obras e palavras que arde no coração de seu Filho, e também no amor redentor do Pai: ambos estão dispostos a adiantar os passos para o começo da vida pública de Jesus. Maria, que conhece os segredos de Deus e a oportunidade do momento, toma a iniciativa, se adianta a seu Filho, e O incita à sua terceira epifania: a vida pública. Por que Ela se adianta à decisão de seu Filho? Porque quer ser Ela quem o lance à vida pública. Não só quer ser condutora, quer positivamente pôr fim à vida doméstica de seu Filho. Ela renuncia de modo voluntário ao privilégio de convivência de que havia desfrutado durante tantos anos, a fim de que seu Filho se dedique aos assuntos de seu Pai e seja conhecido por todos. Trata-se da primeira manifestação da maternidade universal de Maria: Ela nos entrega a seu Filho para que O possamos conhecer e amar a todos os homens como Ela conhece e ama. Não se reserva para si seu próprio Filho: ama-nos mais que a si mesma. Assim esta iniciativa de Maria não é mais do que um adiantamento da entrega que Ela fez de seu Filho ao pé da cruz”

*   *   *

         Diante de tanta grandeza, só nos resta exclamar como o fazia um hino muito popular na Igreja antes do Vaticano II:

“Salve ó Mãe, Salve ó Virgem Santíssima, do universo portento e primor: mais esplêndida glória que a tua, tem só Deus do universo Senhor!”.
 

14 de agosto de 2024

Assunta em corpo e alma à glória celestial


Comemoramos neste dia 15 a Assunção de Nossa Senhora ao Céu. Concebida sem pecado original, Ela não padeceu as dores próprias à morte, que foi apenas, como define a Igreja, a Dormitio Beatae Mariae Virgine (“Dormição da Bem-Aventurada Virgem Maria”). 

Acompanhada por anjos, Ela gloriosamente subiu ao Céu em corpo e alma. Dogma definido pelo Papa Pio XII em 1º de novembro de 1950, com a Constituição dogmática Munificentissimus Deus.

Como auxilio para refletirmos nesta magna data, eis algumas frases de grandes personagens, grandes devotos da Santa Mãe de Deus. 


“Pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma de revelação divina que a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória celestial.” 
(Pio XII) 


“Ela [Maria Santíssima] foi elevada com seu corpo ressuscitado. Isto é piedosamente crido pelos fiéis e confirmado pelos doutores.” 
(Santo Antonino de Florença) 


“Quem é aquele filho que, se pudesse, não ligaria sua mãe de volta à vida e a levaria depois da morte para o Céu?” 
(São Francisco de Sales) 


“A Assunção de Maria foi sempre ensinada em todas as escolas de teologia, e não há voz discordante entre os doutores.” 
(Pe. Júlio Maria) 


“Como a gloriosa ressurreição de Cristo foi parte essencial e signo final desta vitória, assim também para Maria a comum luta deveria concluir com a glorificação de seu corpo virginal.” 
(Gregorio Alastruey) 


“Nossa Senhora, com sua Assunção ao Céu, deixou um perfume por toda a Igreja que se prolongará por todos os séculos.” 
(Plinio Corrêa de Oliveira)

12 de agosto de 2024

A arte da conversa está voltando a ser cultivada



Segundo a revista econômica “The Economist”, as distrações da tecnologia digital provocam forte queda na habilidade de conduzir os negócios. 

As gerações formadas num ambiente de mensagens instantâneas, simplificadas e mal redigidas acabam caindo na confusão. 

Livrarias de Nova York hoje têm prateleiras de manuais sobre como falar melhor, destinados a pessoas que desejam ser mais convincentes na hora de fazer amigos e influenciar, ainda que seja com interesse lucrativo. 

“The Economist” mostra que encontros sociais de conversa ou debates intelectuais profundos, propiciam grandes negócios.