Blog da Família
27 de abril de 2024
Procurando a Mãe Santíssima, encontramos o Divino Filho
26 de abril de 2024
Favores extraordinários nos conselhos de Nossa Senhora
O que é um bom conselho?
Bom conselho vindo do Céu
Conselho para enfrentar os erros do mundo
Modo como a Mãe de Deus age nas almas
Giorgio e De Sclavis atravessam o Adriático, caminhando sobre as águas, e acompanham a Imagem até chegar à Itália. |
Milagroso quadro aparecido em Genazzano
A Chegada – J. Schöpf (1779). Sacristia do Santuário |
15 de abril de 2024
Santa Bernadette Soubirous — um conduto de graças
✅ Paulo Roberto Campos
Nascida em Lourdes, no Moulin de Boly, no dia 7 de janeiro de 1844, em tal mês celebramos os 180 anos do nascimento de Santa Bernadette Soubirous.
Aos 35 anos de idade faleceu em Nevers (a 260 km ao sul-sudeste de Paris), no dia 16 de abril de 1879, há exatos 145 anos.
Seu corpo foi exumado em 1908 e encontrado incorrupto — uma dádiva de Nossa Senhora à sua vidente que foi (e continua sendo) um canal de graças para o mundo inteiro, especialmente para a França e um canal para a confirmação do dogma da Imaculada Conceição.
O corpo incorrupto de Santa Bernadette (145 anos depois da morte) hoje, numa urna de ouro e cristal, pode ser venerado na capela do Convento de de Saint-Gildard em Nevers [foto acima].
Da santa vidente de Lourdes, comentou o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira:
"Nela vemos bem o espírito da verdadeira contra-revolucionária, católica e santa, que não se importa com as pompas deste mundo; que não dá importância a ser tida em grande ou pequena conta; e que, por causa disso, despreza as honras e louvores mundanos. Para se ter sobranceria, é preciso não ligar para o mundo".
Seguem algumas frases de Santa Bernadette; pensamentos de uma simples camponesa, mas repletos de sabedoria:
“O sacrifício vale mais que a oração.”
“Minhas armas” são a oração e o sacrifício."
"Eu sou encarregada de lhes dizer a mensagem, não fazê-los acreditar.”
“A escrita mais simples será a melhor.”
“Quando não se quer nada, sempre tem o que precisa.”
“Quando se pensa que o bom Deus permite, não se reclama.”
Quando lhe perguntaram “Você sofre?”, ela respondeu: “Tudo isso é bom para o Céu”.
14 de abril de 2024
Aborto: um preconceito de lugar
https://providaanapolis.org.br/aborto-um-preconceito-de-lugar/
(a criança é injustamente discriminada por estar dentro da mãe)
Injeção de cloreto de potássio no coração da criança para matá-la |
A Nota Técnica Conjunta nº 2/2024 do Ministério da Saúde[1], publicada em 28 de fevereiro de 2024, mostra, sem dúvida alguma, que os promotores do aborto defendem um preconceito de lugar.
Segundo a referida Nota, se a criança está dentro do útero materno, ainda que esteja prestes a nascer, pode ser morta sem piedade.
O motivo da discriminação não é tanto o tamanho da criança nem o seu tempo de vida após a concepção. Uma criança nascida prematuramente gozaria do direito à vida, ainda que fosse menor e mais nova que outra criança em gestação. Porém, a criança dentro do útero materno não goza de nenhum direito, estando sujeita às mais cruéis atrocidades.
Com a citada Nota, seriam reprovadas, de uma vez por todas, condutas louváveis de magistrados e membros do Ministério Público como a da juíza Joana Ribeiro Zimmer e da promotora Mirela Dutra Alberton[2], que exortaram a mãe gestante a esperar a criança nascer, em vez de abortá-la, e depois, se fosse o caso, encaminhá-la para adoção.
A Nota Técnica nº 2/2024 cita trechos da Nota Técnica nº 44/2022 (emitida durante o governo Bolsonaro) para contestá-los:
Não há sentido em [o aborto] ser realizado em gestações que ultrapassem 21 semanas e 6 dias.
[…]
Sempre que houver viabilidade fetal deve ser assegurada toda a tecnologia médica disponível para tentar permitir a chance de sobrevivência após o nascimento.
Eis a contestação:
A viabilidade fetal não pode servir de justificativa para imposição de marco temporal para o exercício do direito de aborto permitido, nas condições previstas em lei [n. 3.7].
Para justificar a prática do aborto “sem limites de tempo gestacional” (n. 3.11) ou “em qualquer tempo gestacional” (n. 3.15), argumenta-se que a criança por nascer não sente dor:
Teorias provenientes de estudos com animais sugerem a possibilidade de um estado intrauterino permanente de inconsciência, sobretudo pela presença de substâncias químicas como a adenosina, que suprime a ativação cortical maior na presença de um estímulo externo. Isso significa que, até o nascimento, quando ocorre a separação do recém-nascido do ambiente uterino, o feto muito provavelmente não é capaz de sentir dor [n. 3.14].
Quem já assistiu ao filme “O grito silencioso” [1984], de Dr. Bernard Nathanson, que mostra, por ultrassonografia, o aborto de um bebê de três meses, sabe quão disparatada é a afirmação de que a criança, ao ser abortada, não sente dor. No vídeo, pode-se ver como seus batimentos cardíacos vão-se acelerando e como ela tenta, a todo custo, fugir do tubo de aspiração que vai desmembrá-la. Em um certo momento, ela abre a boca como se quisesse gritar: é o “grito silencioso”, que deu nome ao filme.
Se, conforme a Nota Conjunta nº 2/2024, o nascituro não sente dor, pode-se matá-lo “em qualquer tempo gestacional, com a indução de assistolia fetal quando indicada” (n. 3.15). Induzir a “assistolia fetal” é causar a morte do nascituro (por exemplo, injetando cloreto de potássio em seu coração) antes de sua expulsão do organismo materno.
Reação do povo e suspensão da Nota
Como a notícia da edição da Nota Técnica nº 2/2024 espalhou-se rapidamente pelas redes sociais, os protestos foram tão numerosos, que, no dia seguinte, 29 de fevereiro de 2024, às 15 horas, a Ministra Nísia Trindade comunicou a suspensão da Nota. Segundo ela,
… o documento não passou por todas as esferas necessárias do Ministério da Saúde e nem pela consultoria jurídica da Pasta, portanto, está suspenso[3].
Reação do CFM contra a assistolia fetal
No dia 3 de abril de 2024, o Conselho Federal de Medicina publicou a Resolução CFM nº 2.378/2024, que assim dispõe:
Art. 1º – É vedado ao médico a realização do procedimento de assistolia fetal, ato médico que ocasiona o feticídio, previamente aos procedimentos de interrupção da gravidez nos casos de aborto previsto em lei, ou seja, feto oriundo de estupro, quando houver probabilidade de sobrevida do feto em idade gestacional acima de 22 semanas[4].
Apreciação moral e jurídica
A reação do povo e do CFM ao aborto tardio é louvável. Mas as razões de tal reação precisam ser purificadas de todo erro quanto à Moral e ao Direito.
A Nota Técnica 2/2024 afirmava – e seus opositores não negaram – que no Brasil existe um aborto “permitido” pelo Código Penal, “previsto em lei”, que constitui um “direito” da mulher grávida em razão de um estupro. Eis a argumentação da referida Nota:
O artigo 128 do Código Penal, a seguir transcrito, não prevê qualquer limite de tempo gestacional:
Art. 128 – Não se pune o aborto praticado por médico:
Aborto necessário
I – se não há outro meio de salvar a vida da gestante;
Aborto no caso de gravidez resultante de estupro
II – se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.
Destarte, se o legislador brasileiro ao permitir o aborto, nas hipóteses descritas no artigo 128 não impôs qualquer limite temporal para a sua realização, não cabe aos serviços de saúde limitar a interpretação desse direito, especialmente quando a própria literatura/ciência internacional não estabelece limite [n. 3.7; 3.8].
Partindo da premissa (falsa) de que o aborto é um “direito”, o que disse a Nota é coerente: a lei não estabelece nenhum limite para o exercício desse “direito”. E conforme o provérbio jurídico, “onde a lei não distingue, também nós não devemos distinguir” (Ubi lex non distinguit, nec nos distinguere debemus). Logo, o (suposto) direito de matar estende-se aos nove meses de gestação.
Na suposição de que, em 1940, o Código Penal, ao entrar em vigor, “autorizou” o aborto, é curioso pensar que tal “legalização” ocorresse sem nenhuma restrição temporal. Não que o aborto no início da gestação seja menos grave que o aborto tardio, mas este último causa uma especial repulsa na população. Em todos os países em que entra alguma “lei do aborto”, ela começa especificando o limite (por exemplo, até três meses) em que se permite tal prática.
Por que o artigo 128 do Código Penal não prevê um limite de tempo para a prática do aborto? Simplesmente porque ele não permite o aborto. Porque, naquele artigo, não está escrito que o aborto “é permitido”, nem sequer está escrito que o aborto “não é crime”. O que está escrito é que em duas hipóteses o aborto praticado por médico “não se pune”. Segundo o magistério de Ricardo Dip, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo,
… a leitura do caput do mencionado art. 128 (“Não se pune etc.”) está, para logo, a sugerir que aí se acham causas isentas de apenamento ou, quando muito, excludentes da punibilidade […]. Está a cuidar-se das chamadas escusas absolutórias, causas que, excluindo a pena, deixam subsistir, contudo, o caráter delitivo do ato a que ela se relaciona[5].
Eis a lição de Marco Antônio da Silva Lemos, ex-Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios:
Em nossa legislação penal, o aborto é e continua crime, mesmo se praticado por médico para salvar a vida da gestante e em caso de estupro, a pedido da gestante ou de seu responsável legal. Apenas – o que a legislação infraconstitucional pode e deve fazer, porque a Constituição, como irradiação de grandes normas gerais, não é código e nem pode explicitar tudo – não será punido penalmente, por razões de política criminal.[6]
As escusas absolutórias, ao deixarem de aplicar a pena a um criminoso, não costumam exigir limite para a gravidade do crime. O artigo 181 do Código Penal diz que “é isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste título [crimes contra o patrimônio]” em prejuízo do cônjuge (inciso I), do ascendente ou descendente (inciso II). Assim, o filho que furta do pai comete crime, mas fica isento de pena. E essa isenção vale seja para o furto de R$ 1,00, seja para o furto de R$ 100.000,00. A lei achou por bem não aplicar a sanção penal nesse caso, por julgar que a família pode, por si mesma, resolver a questão sem a intervenção do Estado. Mas de modo algum a lei aprova a conduta delituosa do filho.
Igualmente, o artigo 348 do Código Penal, ao tratar do crime de favorecimento pessoal, declara que “fica isento de pena” (§ 2º) o “ascendente, descendente, cônjuge ou irmão” do criminoso que auxiliar este último a “subtrair-se à ação da autoridade pública” (caput). Assim, a mãe que esconde o filho criminoso da polícia fica isenta de pena, seja o filho autor de um furto de alimento em supermercado, seja o filho autor de um homicídio qualificado. A lei perdoa a conduta da mãe se ela já foi consumada, mas de modo algum dá à mãe o “direito” de praticá-la.
Com o artigo 128 do Código Penal, dá-se algo semelhante. A lei não aprova a conduta do médico que mata a criança para salvar a vida da mãe[7] ou que mata a criança para descarregar sobre ela a fúria contra o pai que cometeu estupro[8]. Se, porém, o aborto já ocorreu, a lei não pune o médico (talvez levando em conta suas “boas intenções”[9]), qualquer que tenha sido a idade ou o tamanho do nascituro vítima do crime.
O ouro entregue ao bandido
Embora o Conselho Federal de Medicina tenha proibido ao médico o aborto após as 22 semanas, o texto reconhece que há um “aborto previsto em lei” (sic) quando a gravidez resulta de estupro. Admitir que há um aborto “legal” no Brasil é “entregar o ouro ao bandido”. E depois de entregue, dificilmente o bandido devolve uma parte do ouro. Ou seja, ao conceder (erroneamente) que a lei “permite” o aborto, dificilmente os abortistas desistirão do “direito” ao aborto tardio. Bem melhor seria se o CFM argumentasse que em nenhum caso o aborto é permitido pela lei. E a conclusão seria vedar ao médico não apenas a prática do aborto tardio, mas a prática de qualquer aborto.
A Resolução CFM Nº 2.378/2024 traz em seu relatório, alguns casos em que seria lícita a nefanda prática da “assistolia fetal”:
Existem situações na obstetrícia em que o procedimento da assistolia embrionária/fetal traz benefícios no que se refere a menor risco para a gestante, como a gravidez ectópica com uso de metotrexate para tratamento. […] Existem situações peculiares descritas, e outras que podem surgir, que justificariam o procedimento de assistolia fetal ao reduzir o risco de morte materna.
Ora, o “menor risco para a gestante” não justifica a morte direta de seu filho inocente[10], seja em caso de gravidez ectópica (fora do útero, usualmente na trompa), seja em qualquer outro caso. Essa lição de Bioética ainda precisa ser aprendida pelo CFM.
Em 2022, durante o governo Bolsonaro, o Ministério da Saúde emitiu um Manual chamado “Atenção técnica para prevenção, avaliação e conduta nos casos de abortamento”[11]. Naquele documento, pela primeira vez na história, o Ministério da Saúde reconheceu que não existe aborto “legal”. Leiamos:
Não existe aborto “legal” como é costumeiramente citado, inclusive em textos técnicos. O que existe é o aborto com excludente de ilicitude. Todo aborto é um crime, mas quando comprovadas as situações de excludente de ilicitude após investigação policial, ele deixa de ser punido, como a interrupção da gravidez por risco materno. O acolhimento da pessoa em situação de aborto previsto em lei deve ser realizado por profissionais habilitados [p. 14].
O texto acima traz um erro grave, ao dizer: “o que existe é o aborto com excludente de ilicitude”, uma vez que excluir a ilicitude é o mesmo que tornar lícita ou legal a conduta. O correto seria dizer: “o que existe é o aborto com exclusão da pena ao médico criminoso”. Depois de ter negado a existência do aborto “legal”, o parágrafo termina falando do aborto “previsto em lei” (o que equivale a “legal”) e admite que ele seja praticado pela rede hospitalar pública. É verdade que o Manual oferece alternativas ao aborto (como a entrega da criança para adoção) e limita sua prática até 21 semanas e 6 dias. Mas infelizmente, o texto também “entrega o ouro ao bandido”, ao admitir o aborto “previsto em lei”. Se o documento fosse coerente até o fim com a afirmação de que não existe aborto “legal”, deveria vedar qualquer tipo de aborto aos profissionais de saúde.
Conclusões
- Foi maravilhoso o efeito imediato das redes sociais na suspensão da Nota Técnica Conjunta nº 2/2024. Se em novembro de 1998, a Internet dispusesse dos recursos de hoje, provavelmente o clamor popular teria feito o Ministério da Saúde suspender a primeira Norma Técnica do aborto, chamada “Prevenção e Tratamento dos Agravos Resultantes da Violência Sexual contra Mulheres e Adolescentes”.
- Nunca será possível extirpar do Brasil a prática do aborto enquanto algum de nós, fazendo o jogo do adversário, admitir a tese falsa de que existe aborto “legal” neste país.
- A afirmação de que no Brasil não existe aborto “legal” deve levar à consequência lógica de proibir toda prática abortiva, e não apenas a prática do aborto após 22 semanas.
Anápolis, 13 de abril de 2024.
Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz
Vice-presidente do Pró-Vida de Anápolis.
[1] MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de atenção primária à saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Nota Técnica Conjunta Nº 2/2024 – SAPS / SAES / MS. Brasília, 28 fev. 2024. Não está mais disponível na página do Ministério da Saúde.
[2] A juíza e a promotora tentaram, em Santa Catarina, impedir um aborto de uma criança de 22 semanas de vida dentro do útero de outra criança de 11 anos de nascida que engravidou ao praticar o ato sexual com um menino de 13 anos. Lamentavelmente o bebê foi abortado já no sétimo mês de vida, em 22 de junho de 2022, possivelmente após receber uma injeção de cloreto de potássio no coração. Quanto à juíza, foi alvo de uma Reclamação Disciplinar junto ao Conselho Nacional de Justiça por ter tentado impedir um aborto “legal”.
[3] https://www.gov.br/saude/pt-br/canais-de-atendimento/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/2024/posicionamento-do-ministerio-da-saude-sobre-a-nota-tecnica-2-2024
[4] https://sistemas.cfm.org.br/normas/arquivos/resolucoes/BR/2024/2378_2024.pdf
[5] Ricardo Henry Marques DIP. Uma questão biojurídica atual: a autorização judicial de aborto eugenésico: alvará para matar. Revista dos Tribunais, dez. 1996. p. 531-532.
[6] Marco Antônio Silva LEMOS, O Alcance da PEC 25/A/95. Correio Braziliense, 18 dez. 1995, Caderno Direito e Justiça, p. 6.
[7] Nunca é lícito matar diretamente um inocente, nem sequer para salvar outro inocente.
[8] “Nenhuma pena passará da pessoa do condenado” (art. 5º, XLV, CF). Se o pai cometeu estupro, o filho não pode sofrer pena de morte.
[9] Diz o provérbio: “De boas intenções o inferno está cheio”.
[10] “Ninguém, em nenhuma circunstância, pode reivindicar para si o direito de destruir diretamente um ser humano inocente” (Catecismo da Igreja Católica, n. 2258).
[11]http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_prevencao_avaliacao_conduta_abortamento_1edrev.pdf
6 de abril de 2024
Cinquentenário da “Declaração de Resistência” à política de distensão do Vaticano com os governos comunistas
Resistência católica ao Pastor que não defende o rebanho, mas favorece os lobos
Documento com alguns dos signatários da "Declaração de Resistência". Plinio Corrêa de Oliveira é o primeiro deles. |
“Nossa alma é Vossa, nossa vida é Vossa. Mandai-nos o que quiserdes. Só não nos mandeis que cruzemos os braços diante do lobo vermelho que investe. A isto nossa consciência se opõe”.
“Cessar a luta, não o podemos. E é por imperativo de nossa consciência de católicos que não o podemos. Pois se é dever de todo católico promover o bem e combater o mal, nossa consciência nos impõe que defendamos a doutrina tradicional da Igreja, e combatamos a doutrina comunista”.
5 de abril de 2024
INFERNO VAZIO?!
Lamentavelmente, há pessoas que negam a existência do Inferno. Outras dizem gostar de pensar num Inferno vazio. Negar a existência daquela fornalha de fogo eterno, ou que ela se encontra vazia, contraria frontalmente o Magistério da Igreja, é a negação de uma verdade fundamental da fé católica.
Para que então Nosso Senhor Jesus Cristo foi crucificado e morto na Cruz? Sabemos que foi para nos salvar. Mas salvar do que se as pessoas não são condenadas eternamente ao Inferno? Então não haveria razão para o supremo sacrifício no alto do Calvário.
Nosso Divino Redentor padeceu na Cruz para nos salvar eternamente, mas se não correspondermos ao seu Sangue derramado por nós, dirá, como está consignado no Evangelho de São Mateus: “[Deus] voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos” (Mt 25, 41).
Isso é fazer justiça — poderia alguém dizer —, mas é a misericórdia divina? — Responde Santo Afonso Maria de Ligório:
“Deus envia mais gente ao inferno por abusar de sua misericórdia, do que por obra de sua justiça.”
Até mesmo Fidel Castro tinha certeza da existência do Inferno. Numa entrevista com o jornalista Jean-Luc Mano, da revista “Paris Match” (29-10-1994), ele declarou:
“Eu irei para o inferno, e sei que o calor ali será insuportável... E lá chegando, encontrarei Marx, Engels, Lenine. E também encontrarei você, porque os capitalistas também vão para o inferno, sobretudo se desejam gozar a vida”.
Para meditarmos nessa seríssima verdade de fé, a existência do Inferno, seguem alguns pensamentos que certamente poderão nos ajudar:
“Testemunhais [fariseus] contra vós mesmos que sois de fato os filhos dos assassinos dos profetas. Acabai, pois, de encher a medida de vossos pais! Serpentes! Raça de víboras! Como escapareis ao castigo do inferno?”
(São Mateus 23, 31-33)
“Mostrar-vos-ei a quem deveis temer: temei àquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, eu vo-lo digo: temei a este”.
(São Lucas 12, 5)
“Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pecadores. Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Coração Imaculado. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz”.
(Revelação de Nossa Senhora de Fátima)
“Eis aí o estado lastimoso dos pobres condenados no inferno: ficarão encerrados eternamente nesse cárcere de tormentos, sem que haja para eles esperança de sair”.
(Santo Afonso de Ligório)
“Diz Santo Agostinho que o fogo da terra comparado com o do inferno parece um fogo pintado; e São Vicente Ferrer diz que em confronto com aquele, o nosso fogo é frio”.
(Pe. André Beltrami)
2 de abril de 2024
Progressiva piora da saúde mental em jovens
Cientistas australianos constataram que desde os anos 1980 tem havido uma crescente degradação da saúde mental dos jovens, coincidindo com os resultados de outros países, em especial dos membros da OCDE, os mais ricos do planeta.
José Luis Ayuso Mateos, professor de psiquiatria da Universidade Autônoma de Madrid, culpa “o excesso de exposição às redes sociais”.
O Prof. Richard Morris, da Universidade de Sidney, pede “olhar mais para a família e as relações sociais”, fonte da felicidade de que os jovens sentem mais a falta.
30 de março de 2024
Verdadeiramente Nosso Divino Salvador Ressuscitou
29 de março de 2024
Valor do Preciocíssimo Sangue
Nosso Senhor Jesus Cristo morreu para nos redimir, portanto, em certo sentido, nosso valor está no sangue que Ele derramou por nós. Mas nós correspondemos ao supremo valor do holocausto d´Ele no Calvário?
Supliquemos à Mãe Dolorosa aos pés da Cruz que nos faça corresponder. A incorrespondência seria deixar correr em vão o Preciocíssimo Sangue.
Eis alguns pensamentos de santos para meditarmos nestes últimos dias da Semana Santa.
“Acerca da Paixão do Senhor, procure não querer fazer a sua vontade e gosto em nada, pois ela foi a causa da Paixão e Morte”.
(São João da Cruz)
“Saboreia o livro da Paixão de Cristo e captarás a sua doçura; porém, quando o digerires, experimentarás a amargura grande que existe nele. Contempla essa Paixão. Avalia o preço da tua redenção”.
(São Luís Beltrán)
“Aconselho-te a oração mental e cordial, particularmente sobre a Vida e a Paixão de Nosso Salvador. Se frequentemente a contemplas na meditação, encherás a tua alma, aprenderás a sua modéstia e modelarás as tuas ações pelo modelo das d’Ele. Ele é a Luz do mundo e n’Ele, por Ele e para Ele devemos ser instruídos e iluminados”.
(São Francisco de Sales)
“Foi-lhe dada sepultura ao lado de facínoras e ao morrer achava-se entre malfeitores, se bem que não haja cometido injustiça alguma, e em sua boca nunca tenha havido mentira”.
(Isaías 53, 9)
“Se um só morreu por todos, logo todos morreram. Sim, Ele morreu por todos, a fim de que os que vivem já não vivam para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressurgiu”.
(São Paulo, Apóstolo - 2 Cor. 5 14-15).
28 de março de 2024
TRIUNFO DA CRUZ
Fonte: Revista Catolicismo, Nº 878, Março/2023
Na edição remissiva à Semana Santa do ano passado tratamos da graça de
Pentecostes. A descida
do Espírito Santo sobre a Virgem Santíssima e os Apóstolos enquanto rezavam no
Cenáculo. Essa imensa graça os
transformou extraordinariamente. Muito acanhados e amedrontados nos dias da
Paixão de Jesus Cristo, converteram-se em entusiasmados e corajosos seguidores
de Nosso Senhor, passaram a pregar sem nenhum temor o Evangelho a todos os
povos, realizaram grandes e abundantes milagres, e milhares de conversões — não
apenas em Jerusalém, mas em outras cidades e em outras nações.
Em continuação, a presente matéria transcreve os últimos e esplêndidos trechos
do livro do padre redentorista francês Augustin Berthe, Jesus Cristo, Vida, Paixão e Triunfo,* como sugestão aos nossos leitores para neles meditar nos dias da Semana
Santa deste ano.
Das brilhantes narrações feitas pelo autor, deduzimos claramente que foi
do preciosíssimo sangue de nosso Divino Redentor que brotou a civilização
cristã. Sem seu lancinante sacrifício no Calvário teria sido impossível a ruína
do mundo pagão; impossível a dilatação da Santa Igreja; impossível que a beleza
da Cristandade resplandecesse em todos os povos; impossível o triunfo da Cruz!
Da Redação de
Catolicismo
____________
O
TRIUNFO DE JESUS
A
CONQUISTA DO MUNDO
Apesar das proibições reiteradas do Sinédrio,
continuaram os apóstolos a pregar a Ressurreição de Jesus, o que trouxe consigo
uma perseguição sangrenta que durou três anos.
O diácono Estêvão, poderoso em obras e palavras,
tendo confundido todos os doutores da Lei, foi acusado de blasfemo e apedrejado
pelos malfeitores. Mas, em vez de deter os progressos da Igreja, o sangue
daquele primeiro mártir foi uma semente fecunda de cristãos. Enquanto os
apóstolos defendiam em Jerusalém o rebanho de Cristo, muitos discípulos,
espraiando-se pelas províncias, formaram novas comunidades na Judéia, na
Samaria, na Galileia e até em Cesareia e Damasco.
Conversão de São Paulo
– Vicente Carducho (1576 - 1638).
Museu de Belas Artes de Valência, Espanha
Jesus
desconcertava os fariseus
À vista de tal resultado, já não conheceu limites a
cólera dos perseguidores. Um fariseu, de nome Saulo, homem de grande
inteligência e indomável energia, tomou a peito destruir a Igreja de Deus.
Dirigia-se um dia para Damasco a fim de algemar e levar para Jerusalém os
discípulos do Crucificado. Mas eis que, ao avizinhar-se da cidade, se vê de
repente envolvido por uma luz celeste e cai fulminado no chão. E logo ouve uma
voz que lhe diz:
— “Saulo,
Saulo, por que Me persegues?”
—
"Quem sois Vós, Senhor?”, perguntou ele.
—
“Eu sou Jesus a Quem tu persegues”, continuou a voz.
—
“Senhor, que quereis que eu faça?” (Act 9, 3-6).
E Saulo tornou-se o apóstolo Paulo, o convertedor
das nações. Jesus desconcertava assim os fariseus, tomando-lhes os melhores
recrutas para deles fazer os seus mais valentes soldados.
Expansão
dos primeiros cristãos
Após três anos de perseguição, respirou a Igreja um
momento, devido a terem desaparecido os deicidas mais célebres. O
sumo-sacerdote Caifás, despojado do pontificado e, cheio de desespero, suicidou-se.
Anás, seu sogro, desembaraçou-se também dos seus remorsos e da sua desonra por
meio de um covarde suicídio. Pilatos, destituído pelo Imperador e exilado para
Viena de França, suicidou-se também. Estes três principais atores no drama do
Calvário, morreram como o traidor, de quem disse o Senhor:
“Mais
lhe valera não ter nascido”.
Pedro aproveitou-se dos dias de paz para visitar o
seu rebanho. No livro dos Atos dos Apóstolos vemo-lo pregando e fazendo prodígios
em Lyda, Saron, Jope e Cesárea, onde batiza o centurião Cornélio com toda a sua
família. Depois, resolvido a levar o Evangelho às nações, deixa Jerusalém e
dirige-se para Antioquia, metrópole do Oriente, onde fixou a sua sede durante
sete anos. Esta cidade de 500 mil almas, torna-se o centro de uma Igreja
florescente e foi em Antioquia que os discípulos de Cristo tomaram o nome de
Cristãos (Act 9, 31-35).
O Reino de Jesus tinha feito, em dois anos, imensos
progressos. Da Palestina tinha passado à Síria e da Síria, devido às pregações
de Pedro, atingira o Ponto, a Bitínia, a Capadócia, a Galácia e outras
províncias da Ásia Menor. Quiseram os chefes dos judeus, a todo o custo, deter
a expansão do cristianismo. No ano 42 estalou uma nova perseguição. O sobrinho
de Herodes, Agripa, logo que se viu rei da Judéia, perseguiu os cristãos.
Muitos foram encarcerados.
A Libertação de São Pedro da Prisão
– Mattia Preti, século XVII.
Gemäldegalerie der Akademie
der Bildenden Künste, Viena
Perseguições
estenderam ainda mais o Evangelho
A Tiago Maior, irmão de João, cortaram a cabeça.
Pedro, que voltou de Antioquia para fazer frente à tempestade, foi preso. O
rei, tendo-o mandado prender no primeiro dia dos ázimos, anunciou que ele seria
degolado diante de todo o povo, logo depois da festa da Páscoa. Jesus, porém,
enviou do Céu um anjo que despertou Pedro na prisão e lhe abriu as portas e o
conduziu para fora de Jerusalém. No dia seguinte, Agripa só encontrou as
cadeias do apóstolo. Fugiu para Cesárea para lá ocultar a sua vergonha. Porém,
Jesus seguiu-o. O perseguidor, ferido por uma horrível doença, expirou após
alguns dias.
Esta
segunda perseguição teve por efeito estender o Reino de Deus pelo mundo
inteiro. Naquele mesmo ano de 42, estando já a Igreja solidamente estabelecida
em Jerusalém e na Palestina, em Antioquia e nas regiões adjacentes, resolveram
os apóstolos dispersar-se e levar o Evangelho às diversas nações da Terra.
Pedro enviou Matias à Cólquida, Judas Tadeu à
Mesopotâmia, Simão à Líbia, Mateus à Etiópia, Bartolomeu à Armênia, Tomé à Índia,
Filipe à Frígia, João a Éfeso. Paulo, o apóstolo das nações, devia evangelizar
a Ásia Menor, a Macedónia e a Grécia. Quanto a Pedro, tomou o caminho de Roma,
a cidade dos Césares, da qual queria Jesus fazer a cidade dos Pontífices. Tiago
Menor, chamado o Justo, por causa da sua grande santidade, governou, na
qualidade de Bispo de Jerusalém, as cristandades da Palestina.
O
Apóstolo São Pedro em Roma
Ao partirem para a conquista do mundo, levavam os
apóstolos consigo o Credo, símbolo da sua fé, o Evangelho, resumo do seu
Mestre, e a Cruz, emblema da Redenção. Isto bastava para ensinar: Jesus, que os
acompanhava, encarregava-se da vitória.
Em todos os caminhos encontraram inimigos,
especialmente entre os deicidas, desejosos de exterminá-los; todavia,
conseguiram estabelecer por toda a parte, quase sempre à custa do próprio
sangue, cristandades florescentes. Em Roma, Pedro foi fixar residência no
Trastevere. Lá fez numerosos discípulos entre os seus compatriotas judeus e
entre os romanos, apesar de os fariseus empregarem todos os meios para levantar
o povo contra ele. Foi até obrigado, para não chamar a atenção dos romanos, a
instalar-se na outra margem do Tibre, no palácio do senador Prudente, que era
um dos primeiros convertidos. Ali é que sentado numa cadeira de carvalho, que
ficou conhecida como a Cadeira de Pedro, falava de Jesus à assembleia dos
cristãos que ia engrossando de dia para dia. Dali é que ele enviou o seu fiel
discípulo Marcos a fundar o patriarcado de Alexandria, e outros bispos a
evangelizar as Gálias.
Conquistas
do Apóstolo São Paulo
Com mais
violência ainda se atiraram os ímpios contra o apóstolo Paulo. Na Ásia Menor,
na Macedônia e na Grécia, onde durante longos anos difundiu, vitoriosamente, o
cristianismo, teve sempre de defrontar-se com motins furiosos. Perseguiam-no de
cidade em cidade, denunciavam-no às autoridades e expulsavam-no das sinagogas.
Foi por vezes açoitado, apedrejado e deixado por
morto, estendido no chão. E quando, depois de ter feito assinaladas conquistas
para o seu divino Mestre, voltou a Jerusalém, os chefes do povo que o chamavam
traidor e trânsfuga, apoderaram-se dele, açoitaram-no de novo, esbofetearam-no
em plena sessão do Sinédrio e, por certo, o teriam matado, se Paulo não tivesse
feito valer o seu direito de cidadão romano e apelado a César. Levado para Roma
a fim de se justificar dos crimes que os fariseus lhe imputavam, lá encontrou o
apóstolo Pedro e continuaram ambos o curso das suas conquistas, à espera do
martírio.
O Sinédrio, irritado em ver que as conversões se
multiplicavam, condenou Tiago menor, bispo de Jerusalém, à morte, como sedutor
do povo. Foi apedrejado pelos escribas e fariseus a quem predissera a ruína
próxima. E, de fato, iam cumprir-se as profecias de Jesus. Desde há 30 anos não
cessavam os apóstolos de chamar Israel à penitência. Em toda a parte, primeiro
dirigiam-se ao povo da antiga aliança antes de evangelizar os gentios.
Paulo desejava ser anátema por amor dos seus irmãos
segundo a natureza, e eles, salvas honrosas exceções, respondiam-lhe às
exortações com blasfêmias e violências. “Mataram
Jesus e os seus profetas”, lamentava-se o apóstolo; “não se cansam de nos perseguir; ofendem a Deus e constituem-se os
inimigos da humanidade; impedem-nos de falar às nações, por medo de que elas se
salvem, com o que enchem a medida dos seus pecados. A cólera de Deus contra
eles chega ao seu auge”.
No ano 79 as primeiras erupções do Vesúvio
destruíram em parte Herculano e Pompéia
e lançaram o pânico entre os romanos.
Novas
conquistas e novas perseguições
Com efeito, Jesus tinha já o braço levantado contra
a ingrata e cruel Jerusalém. Os fiéis iam verificando, não sem horror, a
aparição dos sinais que, segundo a profecia do Salvador, deviam preceder o
grande cataclismo. “Antes de tudo —
dissera Ele aos Apóstolos — sabei que os
fariseus vos hão de perseguir e açoitar e condenar à morte. Haverá falsos
profetas e falsos Messias que se hão de esforçar por vos seduzir”; os
Simões, os Menandros, os Ebiões e os Serintos, não cessavam de espalhar os seus
erros. “O Evangelho será pregado em toda
a Terra”; e, coisa incrível, Paulo podia escrever aos habitantes de
Colossos: “O Evangelho foi pregado a
todas as criaturas que há debaixo do Céu”.
Ora, desde alguns anos, na Palestina, na Itália e no
Oriente, a fome e a peste estavam a dizimar as populações. Tremores de terra
convulsionavam a Ásia, a Acaia e a Macedônia; as primeiras erupções do Vesúvio
destruíram em parte Herculano e Pompéia e lançaram o pânico entre os romanos. O
mundo romano entrava em convulsão em consequência das guerras civis, suscitadas
pelos pretendentes ao Império.
A
Jerusalém que flagelou Cristo foi terrivelmente flagelada
De resto, o próprio Deus multiplicou os avisos à
ingrata Jerusalém. Durante um ano inteiro, conforme referem os historiadores Flávio
Josefo e Tácito”1, um
cometa em forma de espada ficou suspenso sobre a cidade. Outros sinais foram
vistos pelo povo.
A maioria dos habitantes nada compreendeu daqueles
avisos celestes. No ano 66, os judeus insurgiram-se contra os romanos,
derrotaram as cortes acampadas em Jerusalém e deitaram o fogo à Torre Antônia
que servia de cidadela à guarnição. Animando-se com aquele sucesso feliz, não
tardaram os patriotas das províncias a levantar-se e declarar-se livres. Ao ver
que a Judéia entrava em luta com o Império, que hordas de fanáticos se
instalavam no recinto do Templo e que as orgias e crimes manchavam a cidade de
Deus, os cristãos recordaram-se dos avisos do Mestre: “Quando virdes a abominação da desolação no lugar santo, fugi quanto
antes”. Sem perda de tempo, deixaram Jerusalém e a Judéia, e refugiaram-se
nos montes além-jordânicos e encontraram um abrigo na cidade de Pela e lugares
adjacentes. Assim, de Sodoma fugiu Lot e a sua família, antes da chuva de fogo
que a havia de incendiar.
E era tempo, pois no começo de 67, Vespasiano, à
frente das suas legiões, apoderou-se das fortalezas da Galileia e passou os
revoltosos ao fio da espada. Assenhoreando-se em alguns meses de todo o país,
foi acampar diante de Jerusalém onde se tinham concentrado os patriotas que
escaparam das províncias. Mercê das guerras civis em que ardeu o Império Romano
durante dois anos, Vespasiano foi obrigado a adiar o cerco da cidade, mas em
vez de se aproveitar desta dilação, os revoltosos que lá dentro mandavam,
disputaram, à mão armada, a supremacia do poder. Como urgissem com Vespasiano
para que saísse da inação, este respondeu: “Deixai-os
lá, que se despedacem entre si. Deus é maior general do que eu: há de no-los
entregar sem combate”.2
No ano 70, Vespasiano, proclamado Imperador,
dirigiu-se para Roma e deixou ao seu filho Tito o prosseguimento das operações
contra Jerusalém.
Castigo
divino: o cerco e a destruição de Jerusalém
Aqueles dois anos de calma relativa quase tinham
feito esquecer o perigo exterior. Pela Páscoa afluíram os peregrinos à cidade,
de modo que um milhão e duzentos mil judeus ali se encontravam encerrados,
quando, de repente, Tito instado a acabar com a revolta deles, apareceu no alto
do Monte das Oliveiras com as suas legiões e máquinas de guerra. Os cercados
defenderam-se como leões, mas não puderam impedir que os romanos penetrassem
dentro de Bezeta e Acra e que depois, em três dias, levantassem trincheiras que
encerravam os judeus nos bairros elevados do Templo e do Monte Sião.
Realizava-se a profecia de Jesus: “Dias
virão em que os teus inimigos te hão de cercar com trincheiras e te hão de
encerrar e apertar de todos os lados”.
Aos horrores
da guerra foram juntar-se os horrores da fome. Apesar das imensas provisões da
cidade, faltaram, por fim, os víveres. Uma pequena medida de trigo vendia-se
por preços fabulosos. Os chefes, insensíveis à miséria do povo, visitavam todas
as casas para se apoderar dos víveres e distribuí-los aos seus soldados. Por
isso, ninguém preparava refeição alguma. Quando, a peso de ouro, conseguia um
homem alguns grãos de trigo, devorava-os logo, escondido nalgum canto. Aos
pobres, arrancavam-lhes das mãos alguns cachos que, durante a noite, tinham
saído a colher com perigo da própria vida.
Frequentes vezes, agarrados pelos romanos, aqueles
pobres esfomeados eram crucificados como espiões, de modo que, à volta de todo
o campamento, se elevava uma floresta de cruzes que lembravam aos deicidas a
cruz do Filho de Deus.3
Os homens arrancavam uns aos outros, furiosos,
qualquer coisa que se parecesse com alimento. Certa mulher, por nome Maria, que
se refugiara em Jerusalém com o seu filhinho, viu arrebatarem-lhe os soldados o
dinheiro, as joias e até umas poucas ervas ou palhas que juntara para enganar a
fome. Enlouquecida pela ira e pelo desespero, degolou o filho, assou-o, comeu
uma parte e ocultou a outra. Atraídos pelo cheiro de carne queimada, os
bandidos ameaçaram-na de morte se lhes não entregasse as sobras da sua
refeição. “Ei-las aqui — disse ela — olhai que são os restos do meu filho”.
Apesar da sua fome e raiva, aqueles monstros fugiram espantados.4
Destruição de Jerusalém por Tito, no ano 70
– David Roberts (1796–1864). Coleção Particular.
“Do
teu Templo não ficará pedra sobre pedra”
A mortandade foi espantosa durante toda a duração do
cerco. O historiador Josefo soube por um fugitivo que foram pagos, à custa do
erário da cidade, até 700 mil funerais. Em dois meses e meio, só por uma porta,
tiraram 116 mil cadáveres. Por fim, atiravam-nos das alturas de Sião e dos
pórticos do Templo pelas encostas do vale abaixo. Ao ver aqueles montes de
mortos em putrefação, Tito levantou as mãos ao Céu, tomando a Deus por
testemunha de que não era responsável por tais desgraças.
Contudo, cessou, pela primeira vez, o sacrifício da
manhã e da tarde. É que não se encontrava já um cordeiro para sacrificar. E,
desaparecendo o holocausto figurativo, já o Templo não tinha razão de ser. O
exército romano conseguiu penetrar no vasto recinto do edifício sagrado, que os
zelotas, acurralados de átrio em átrio, defenderam com a energia de
desesperados. Os romanos, furiosos com aquela resistência que lhes custava
milhares de homens, avançaram por cima dos cadáveres, resolutos a incendiar o
Templo; mas a esse projeto opôs-se Tito, a quem a destruição daquele monumento
incomparável parecia um ato de barbárie sacrílega.
De repente, apesar das ordens do general, um
legionário, de pé sobre os ombros dos camaradas, arremessa um facho inflamado
para o interior dos aposentos que rodeavam o santuário. O fogo comunicou-se em
breve ao teto de cedro, os judeus gritavam com desespero e Tito manda apagar o
fogo; os soldados, porém, já não lhe obedecem. Amontoam, à porta principal,
enxofre, betume e todas as outras matérias inflamáveis que podem achar à mão.
E, enquanto desaba o Templo, degolam eles, sem piedade, os milhares de
refugiados nos átrios.5
Assenhoreando-se em breve do Monte Sião, onde se
tinham refugiado os últimos rebeldes, mandou Tito arrasar o que restava do
Templo e da cidade, exceto as três torres de Herodes, que ficaram de pé,
isoladas no meio daquele deserto, como para atestar que houvera ali uma cidade
que se chamava Jerusalém. "Parecia
— diz o historiador Josefo — que aquela
terra nunca fora habitada". E estava cumprida a profecia de Jesus: “Tu não serás mais que um deserto e do teu
Templo não ficará pedra sobre pedra”.6
Deus
vinga o Preciosíssimo Sangue de seu Filho
Durante o cerco pereceram um milhão e cem mil
homens. Caíram cem mil prisioneiros nas mãos do vencedor. A maior parte foi
vendida como escravos. Tinham vendido Jesus por trinta dinheiros. Os romanos
venderam trinta judeus por um dinheiro. Tito escolheu 700 dos mais jovens e
vigorosos, entre os quais, João e Simão, chefes da revolta, para lhe ornarem o
cortejo na sua entrada triunfal em Roma. Lá os viram, naquele cortejo, levarem
numa charola os restos do Templo, a mesa dos pães da proposição, o candelabro
de sete braços, o livro da Lei, atrás da estátua da Vitória. Tito subiu ao
Capitólio, enquanto os carrascos estrangulavam João no cárcere Mamertino e
crucificavam Simão depois de o terem açoitado.
O Imperador mandou cunhar medalhas comemorativas
daquele grande acontecimento. No verso, vê-se uma mulher desfeita em pranto e
com manto de luto, sentada à sombra de uma palmeira com a cabeça apoiada na
mão: é a Judeia cativa, diz a inscrição. E a triste Jerusalém, doravante sem
rei, sem sacerdote, sem sacrifício, sem altar.
Tal
foi a pavorosa sorte de Jerusalém. "Caia
o seu sangue sobre nós e sobre os nossos filhos!" clamava o povo
durante a Paixão. Deus ouviu-os e vingou o Sangue do seu Filho. Não se enganava
Tito, quando, ao contemplar as muralhas e torres de Jerusalém vencida,
exclamou: “Lutamos com a ajuda particular
de Deus, e Deus foi Quem arrancou destas fortalezas os judeus: por que máquinas
e que mãos de homens, por fortes que fossem, bastariam para tanto?”7
Confirmava-se assim a profecia de Daniel: “Depois de sessenta e nove semanas, será
morto o Cristo, e o povo que O tiver renegado já não será o seu povo. Virá uma
nação com o seu príncipe destruir a cidade e o santuário e sucederá a
desolação, desolação sem fim. A abominação da desolação habitará no Templo,
faltarão as vítimas, cessará o sacrifício e a desolação há de durar até à
consumação dos séculos.
Última oração dos mártires cristãos
– Jean-Léon Gérôme (1824–1904).
Walters Art Museum, Baltimore, EEUU
JESUS,
REI DOS REIS
E
SENHOR DOS SENHORES
Roma reinava então no universo, mas o paganismo
reinava em Roma. Júpiter, Mercúrio, Apolo, Vênus e uma infinidade de deuses e
deusas tinham ali os seus templos, altares, sacrifícios e festas. Nos jogos
solenes, eram degolados, por vezes, dez mil gladiadores perante os aplausos
frenéticos de enormes plateias sedentas de sangue.
E, para defender aquela religião cruenta e
opressora, ostentava Roma orgulhosa os seus legisladores, filósofos, poetas, sacerdotes,
mágicos, arúspices e as suas invencíveis legiões, tendo à frente o imperador,
senhor do mundo, pontífice e deus. E foi este o Império que Jesus teve de
vencer para reinar no universo.
Perseguição
e martírio dos primeiros cristãos em Roma
Não podiam os
pagãos ver penetrar Jesus naquele Império sem Lhe declarar guerra. Os idólatras
julgavam que se devia tolerar todos os deuses, menos o Deus dos cristãos que
pretendia só para si o direito exclusivo à adoração dos mortais. Diziam que
aquele Cristo, crucificado sob Pôncio Pilatos, era inimigo dos deuses e dos
homens e merecia todas as perseguições; que os seus adeptos, verdadeiros ateus,
fugiam dos templos para se reunir em antros misteriosos, onde se entregavam a
espantosas orgias e práticas execrandas, chegando a degolar crianças para comer
a sua carne e beber o seu sangue.
Estas infames acusações, e, sobretudo, esta
monstruosa interpretação da comunhão eucarística, espalharam-se pelo povo. Os
cristãos foram considerados como a escória do gênero humano e disto se
aproveitou o demônio para desencadear contra eles uma perseguição que havia de
durar três séculos.
Nero:
O édito de extermínio
Naquele mundo
escravizado reinava então o imperador Nero. Depois de ter manchado as mãos no
sangue do pai, da mãe, da esposa e dos seus dois preceptores, Séneca e Burrus,
certo dia decidiu deitar fogo à cidade de Roma, para assistir a um espetáculo
grandioso. E, enquanto as chamas devoravam a capital do Império e o povo gritava
em desespero, Nero, vestido de ator de teatro, contemplava do alto de uma torre
aquele oceano de fogo e cantava versos sobre o incêndio da cidade de Tróia.
Este crime inaudito esteve a ponto de perdê-lo, pois
foi acusado de ser o autor do incêndio. A fim de acalmar a revolta popular,
fingiu estar à procura dos culpados.
Consultou adivinhos, ofereceu sacrifícios aos deuses
e, finalmente, notificou ao povo que os incendiários eram os cristãos que,
sendo inimigos dos deuses e dos homens, tinham posto fogo à cidade para se
vingar do desprezo com que eram tratados. Nero, porém, tomava a seu cargo infligir-lhes
o castigo que mereciam.
Foram todos os cristãos condenados à morte, em Roma
e nas províncias: “Prenderam — diz
Tácito — os primeiros que se declararam
discípulos de Cristo. O inquérito deu a conhecer uma imensa multidão. A sua
morte tornou-se um divertimento público. Vestiam-nos com peles de animais e
atiravam-lhes cães furiosos para que os esquartejassem. Crucificavam-nos e
cobriam-lhes os corpos com pez e resina ou cera para os transformar em
candeeiros que alumiassem a noite. Nero deu espetáculos deste gênero nos
jardins do Vaticano. E, ao clarão daquelas tochas vivas, organizava corridas de
circo”.
Em todo o Império receberam os governadores ordem
para matar os cristãos e proibir a religião de Cristo. O magistrado lia o
decreto de extermínio: “Não é permitido
aos cristãos existirem”. Se o intimado respondia: “Sou cristão”, o magistrado entregava-o aos carrascos, que o
submetiam a cruéis suplícios.
Durante quatro anos, correu o sangue dos mártires,
sangue de plebeus, sangue de patrícios, sangue de apóstolos. No ano 67, Pedro,
Vigário de Cristo, foi crucificado como o seu Mestre. E Paulo, apóstolo das
nações, foi decapitado. Mas, um ano depois, Nero, condenado pelos seus súbditos
em revolta a ser açoitado com varas até à morte, fugiu de Roma como um covarde
e tentou suicidar-se com um punhal. Como hesitasse, um escravo enterrou-lhe o
ferro no peito. Assim desapareceu o primeiro perseguidor da Igreja. A lei de extermínio
subsistiu como lei do Império, mas os sucessores de Nero, Vespasiano e Tito, só
por exceção a aplicaram.
Esperavam, pois, os discípulos de Jesus, ver o fim
dos seus males, quando no ano 81, a morte prematura de Tito entregou o poder ao
seu irmão Domiciano, êmulo de Nero. Recomeçou a perseguição dos cristãos.
Pereceram então os mártires de Lutécia (hoje Paris), Dionísio, Rústico e
Eleutério com milhares de vítimas. O apóstolo João, levado de Éfeso a Roma, foi
metido numa caldeira de azeite a ferver, de onde saiu são e salvo. André, irmão
de Simão Pedro, compareceu diante do procônsul da Acaia, que o intimou a
sacrificar aos deuses, sob pena de ser crucificado. André avançou para a cruz
com passo firme. “Salve — exclamou
ele — ó doce cruz, que o Corpo de Jesus
revestiu de glória! Ó boa cruz, por tanto tempo desejada, tão ardentemente
amada, por ti Jesus me resgatou, por ti receba Jesus o seu servo!”
Do
sangue dos mártires brota triunfante a Igreja
Esta perseguição durou 15 anos, até ao dia em que os
súbditos se desembaraçaram do tirano. Alguns oficiais do palácio, vendo-se
ameaçados de morte, lançaram-se a ele todos à uma e crivaram-no de punhaladas.
Corria o ano de 96 do primeiro século da era cristã.
E a Igreja? A Igreja, afogada no próprio sangue,
apareceu então — ó milagre de Cristo! — mais numerosa e mais forte que antes de
Nero e Domiciano. Para responder à lei do extermínio, tinha Jesus criado uma
raça inexterminável que se multiplicava sob os golpes dos carrascos. A fé, o
amor e a invencível constância das vítimas despertaram um entusiasmo novo, o
entusiasmo do martírio. Crianças, anciãos e soldados, imploravam o batismo
antes de oferecer o seu sangue a Jesus Cristo. Milhares de sacerdotes e bispos
pregavam o Evangelho por toda a Terra, produzindo dez vezes mais cristãos do
que os procônsules podiam destruir. De tal modo que, no princípio do século II,
forçados a reconhecer a vitória de Cristo, perguntavam perplexos como se
poderia aplicar a lei que proibia os cristãos de existirem.
Com efeito, no ano 112, Plínio o Jovem, nomeado por
Trajano, governador da Bitínia, ao ver o cristianismo firmemente implantado na
Ásia Menor e os templos dos deuses quase desertos, informou o imperador daquele
estado de coisas e perguntou-lhe se devia aplicar àquela multidão de cristãos
de todas as idades, sexo e condição, a lei do extermínio sempre em vigor.
Trajano, receando por uma parte despovoar o Império e querendo por outra
exercer absoluto poder sobre os discípulos de Cristo, respondeu “que se não devia andar a inquirir quem era
cristão, mas que, se fossem denunciados e recusassem sacrificar aos deuses, se
lhes devia aplicar a lei”. Este édito imperial, que esteve em vigor durante
todo o século II, fez mais mártires do que os éditos de Nero e Domiciano.
“Tende
confiança, Eu venci o mundo”
Os cristãos, dali em diante à mercê de delatores,
viram-se perseguidos pelos sacerdotes pagãos, filósofos e fariseus que, por
ocasião da menor calamidade, não cessavam de denunciar os adeptos de Cristo
como causa de todos os males. Ainda mais, o perdão concedido aos renegados
constituía um prêmio à apostasia, o que podia trazer consigo muitas deserções.
Mas Jesus vigiava o seu
rebanho. “O mundo há de meter-vos numa
prensa — dissera Ele — mas tende
confiança, Eu venci o mundo”.
Crescem
as perseguições, triunfa o cristianismo
Durante o governo de Trajano, o terceiro perseguidor
dos cristãos (98-117), foram martirizados, entre milhares de desconhecidos, o
Papa São Clemente, o Bispo de Jerusalém São Simeão, os Santos Nereu e Aquileu e
até membros da Família Imperial, como Flávia Domitila, que foi queimada com as
suas duas damas. Nem sequer foi poupado o patriarca do Episcopado, Inácio, o
santo bispo de Antioquia. Carregado de cadeias, foi Inácio conduzido a Roma
para ser atirado às feras. Os bispos e fiéis tentaram tudo para o livrar do
suplício. Ele, porém, suplicava que não lhe tirassem a coroa. “Nem as chamas, nem a cruz, nem os dentes do
leão me metem medo — dizia — contanto
que eu chegue até Jesus Cristo”. Do meio do anfiteatro, ao ouvir rugir as
feras que o iam devorar, exclamava: “Eu
sou trigo de Cristo, quero ser moído pelos dentes dos leões, a fim de me tornar
um pão agradável a Nosso Senhor”. E, à semelhança daquele santo velho,
legiões de heróis enfrentavam todos os suplícios por amor de Jesus Cristo.
“Tende confiança, Eu venci o mundo”
– Cristo Pantocrator na abside da Catedral
da cidade siciliana de Cefalù (Itália).
Mosaico em estilo bizantino, 1170
Aumento
dos mártires aumenta a expansão da Igreja
A Trajano sucedeu o imperador Adriano (117-136),
grande amigo dos deuses e grande construtor de templos. Foi um dos mais cruéis
perseguidores dos cristãos. Uma revolta dos judeus ofereceu-lhe ocasião para
assolar, por segunda vez, a Judéia e profanar todos os lugares santificados
pelo Divino Salvador. Uma estátua de Vênus foi colocada no Calvário e o ídolo
de Júpiter foi levantado no Santo Sepulcro. Certo dia, ao consultar os deuses,
responderam eles que os oráculos permaneceriam mudos enquanto a cristã
Sinforosa com os seus sete filhos, recusasse sacrificar aos deuses do Império.
Logo mandou o tirano que degolassem aqueles novos macabeus.
Adriano morreu pouco depois. O seu sucessor Antonino
(136-161) tinha bom senso para não acreditar nos deuses e humanidade bastante
para poupar o sangue dos seus súbditos. Mas a lei continuava sempre lei e as
execuções, provocadas pelos delatores, prosseguiam. O cético Marco Aurélio
(161-180) só acreditava nos mágicos e nos arúspices. Este homem, que blasonava
de filósofo, consultou os oráculos no momento de uma invasão de bárbaros.
Responderam-lhe que devia, para tornar propícios os deuses, matar todos os
discípulos de Cristo. Logo deu ordem aos procônsules para matar todos os
cristãos que recusassem oferecer incenso aos ídolos.
Nessa ocasião, caíram grande número deles em todas
as províncias. Pereceram então Santa Felicidade com os seus sete filhos; São
Justino, o Apologista; São Policarpo, ilustre bispo de Esmirna; e os mártires
de Lyon (França), Potino, Atalo, Blandina e milhares de outros.
Mas o Reino de Cristo continuava sempre a se estender.
Durante aquele século II, quatro imperadores, armados com todas as forças
humanas, tinham empregado cada qual 20 anos em afogar os cristãos em sangue e a
Igreja crescia em proporções incríveis na Europa, na Ásia e na África. Na Ásia
Menor, os discípulos de Cristo formavam a maioria e por vezes a quase
totalidade da população. A Igreja tinha os seus concílios, as suas
propriedades, as suas escolas e os seus missionários que levavam o Evangelho
muito para além das fronteiras do Império Romano.
Tertuliano podia, sem receio de ser desmentido,
lançar aos perseguidores esta apóstrofe: “Somos
de ontem e enchemos as vossas cidades, as vossas casas, as vossas fortalezas,
os vossos municípios, os vossos conselhos, os campos, os palácios, o Senado, o
Fórum. Só vos deixamos livres os vossos templos. Se nos separássemos de vós,
ficaríeis sós e sobre o vosso império pairaria um silêncio de morte”.
Tentativa
de afogar no sangue os cristãos
Esta multiplicação miraculosa dos cristãos pôs os
imperadores do século III na alternativa de os deixar em liberdade ou despovoar
o Império. Uns cessaram de os perseguir, mas seis dentre eles, Severo,
Maximino, Décio, Valeriano, Aureliano e Diocleciano, juraram fazer triunfar os
deuses, ainda que, para isso, tivessem de levantar ao pé dos altares montanhas
de cadáveres.
Em 202, Severo fez tantas vítimas e inventou tão
horríveis suplícios que os cristãos julgaram ter chegado aos dias do
anticristo. Em Lyon (França), pereceram com o bispo São Irineu 19 mil cristãos.
Em 225, o pastor Maximino, feito imperador, atirou-se aos discípulos de Cristo
com tanto ódio, diz um historiador, como se fosse uma fera enjaulada. Atacou em
especial os guardas do rebanho. Durante os três anos do seu reinado, mandou
matar dois Papas e muitos bispos. Só Deus sabe o número de mártires que, por
então, ensanguentaram Roma e as províncias. Em 240, o imperador Décio obrigou
os cristãos, sem distinção de dignidade, idade ou sexo, a sacrificarem nos
templos, sob pena de serem torturados até morrer. Expunham-se diante do
padecente cadeiras em brasa e unhas de ferro. Ameaçavam-no com fogueiras e
feras e davam-lhe a escolher entre a apostasia ou aqueles três diferentes
gêneros de suplícios.
Na segunda metade do século III, Valeriano (253-262)
continuou com as mortandades. Contam-se entre as suas vítimas dois Papas, o
diácono Lourenço e o ilustre bispo Cipriano. Em África, punham os cristãos em
filas e passavam logo os soldados a cortar-lhes a cabeça. Aureliano, filho de
uma sacerdotisa do sol (270-275), julgou-se obrigado a afogar em sangue os que
adoravam não o seu deus-sol, mas Aquele que alumia todos os homens que vêm a
este mundo.
No
Império Romano, 100 milhões de cristãos
Dez anos depois, quando Diocleciano subiu ao
Império, poder-se-ia crer que aquelas carnificinas, cinco vezes repetidas, só
teriam deixado na terra alguns raros discípulos de Cristo, que por acaso
houvessem escapado à espada dos carrascos. Ora, por aquela época, o palácio do
imperador, a guarda pretoriana, as legiões, a administração, a magistratura e o
Senado, regurgitavam de cristãos. A imperatriz Prisca e a sua filha Valéria
tinham recebido o batismo. Os historiadores avaliam em 100 milhões o número de
fiéis disseminados por todo o Império quando chegou Diocleciano ao poder.
O Imperador tolerou-os durante os primeiros 18 anos
do seu governo e é provável que os tivesse tolerado sempre, se Maximiano, seu
sócio no poder, não lhe tivesse arrancado o édito que devia fazer desaparecer
não só os cristãos, mas até os últimos vestígios do cristianismo. O édito de
302 prescrevia a todos os procônsules que demolissem as igrejas, queimassem os
livros de religião e supliciassem todos os cristãos que recusassem adorar os
ídolos.
A execução começou em Nicomédia, à vista do próprio
imperador. Os pretorianos arrasaram a catedral; os oficiais e servos de
Diocleciano foram degolados no palácio.
Os juízes, com tribunal nos templos, entregaram aos
carrascos o bispo, os sacerdotes e os seus parentes e servos. Decapitaram os
nobres e afogaram ou queimaram em massa a gente do povo. Mas os discípulos de
Jesus, longe de sacrificar aos deuses, preferiam o martírio. Assim continuaram
a degolar, durante dez anos, os que não conseguiam ocultar-se ou fugir. Os dois
tiranos nem sequer poupavam os seus soldados em tempo de guerra. Como a legião
tebana recusasse tomar parte num sacrifício pagão, Maximiano fê-la dizimar. E
já, no seu louco orgulho, levantavam os imperadores duas colunas de mármore a
Diocleciano-Júpiter e a Maximiano-Hércules, “por
ter destruído o nome cristão”, quando o verdadeiro Deus deitou por terra
aquele Júpiter e aquele Hércules. Diocleciano, ferido no cérebro, abdicou e
deixou-se morrer à fome. Maximiano suicidou-se na forca. O seu filho Maxêncio
continuou a perseguição, mas por pouco tempo.
Constantino tem a visão
da Santa Cruz
que lhe promete a vitória
– Raphael Sanzio (1483–1520).
Sala de Constantino,
Palácio Pontifício, Vaticano.
Constantino:
Lutas e triunfo da Igreja
Um homem
providencial, Constantino, proclamado imperador pelas legiões da Gália, passou
os Alpes para ir combater o tirano. Ao chegar junto do Tibre, rogou ao Deus verdadeiro
(que ele ainda não conhecia), que lhe desse a vitória. E um prodígio
deslumbrante, cujos pormenores ele próprio contou, respondeu à sua oração.
Inclinava-se já o sol para o poente, quando avistou
por cima do astro rei, uma cruz luminosa e sobre ela esta inscrição: “In hoc Signo vinces — esta Cruz
dar-te-á a vitória”. Os seus soldados foram, como ele, testemunhas da aparição.
Na seguinte noite, estando ele a pensar neste estranho acontecimento,
apareceu-lhe Jesus com o mesmo sinal e mandou-lhe que o gravasse nas bandeiras
das legiões como um penhor certo de vitória. Constantino obedeceu. O lábaro —
estandarte da cruz — dominou as águias romanas e os soldados, confiando no Deus
que visivelmente os protegia, derrotaram Maxêncio e o seu exército no primeiro
encontro. Encurralado contra o Tibre, o tirano afogou-se nele com os seus
batalhões. E Constantino entrou em Roma e consigo fez entrar Cristo, no meio
das aclamações do povo e do exército.
Feito cristão, o imperador proclamou, em solene
édito, a liberdade da Igreja, levantou os templos destruídos, restituiu aos
cristãos os bens confiscados pelos perseguidores e cobriu Roma com magníficas
basílicas em honra de Cristo Salvador, dos seus apóstolos e dos seus mártires.
Além disso, a fim de deixar a realeza suprema ao Deus da Cruz, cedeu-lhe a
capital do mundo e foi levantar, para sede do Império, uma nova capital à qual
chamou Constantinopla. A Roma dos falsos deuses tornou-se, assim, a Roma de
Cristo. O trono de Simão Pedro substituiu o trono dos Césares; o estandarte da
Cruz flutuou no alto do Capitólio e 100 milhões de cristãos nascidos no sangue
de 11 milhões de mártires, repetiram, para glória de Jesus, vencedor do mundo,
aquela profecia da Cesareia: “Tu és Pedro
e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno não
prevalecerão contra Ela” (Mt 16, 18).
“Venceste,
Galileu!”
Mas o Inferno ainda não se dera por vencido. Um
sobrinho de Constantino, Juliano, renegou publicamente a fé cristã. Exaltou os
deuses e enriqueceu-lhes os templos, enquanto perseguia “o galileu, o filho do carpinteiro”. Os cristãos viram-se novamente
excluídos de todos os cargos, excluídos das escolas e despojados dos seus bens.
Começavam já as execuções sanguinárias, quando Juliano aprendeu à sua custa
como é terrível pelejar contra o Deus vivo.
Depois de ter escrito contra a divindade de Jesus
Cristo, Juliano anunciou um dia que ia provar a sua tese com um fato retumbante:
a reconstrução do Templo de Jerusalém. O mundo verá assim claramente, dizia
ele, que ao anunciar a ruína do Sinédrio e do seu Templo, Jesus não passava de
um falso profeta. Milhares de operários preparam blocos de pedra e mármore e
desfazem-se os alicerces do antigo edifício para assentar os fundamentos do
novo.
No ano 363, reuniu-se no Moriá uma multidão para
assistir ao lançamento da primeira pedra. E já os operários punham mãos à obra,
quando, de repente, treme a terra, estilhaços de pedra voam pelos ares e caem
sobre os assistentes. As casas vizinhas desabam com fragor e os espectadores
fogem por entre mortos e feridos. Os operários voltam no dia seguinte, mas uns
estranhos globos de fogo reduzem a cinzas homens e instrumentos. Na noite
seguinte, desenhou-se nos ares uma grande cruz de fogo.
Após esta formidável derrota, foi Juliano à guerra
contra os persas, prometendo que, depois da vitória, havia de exterminar os
cristãos. No mais forte da refrega, uma flecha lançada por mão desconhecida
atravessou o coração de Juliano. Atirando contra o céu o sangue que lhe saía da
ferida, gritou com ódio insensato: “Venceste,
Galileu!”.
A
perseguição dos hereges arianos
Furioso com aquela nova derrota; o demônio suscitou
contra Jesus a perseguição dos arianos. Ário, sacerdote de uma das igrejas de
Alexandria, exaltava Cristo como a primeira e mais perfeita das criaturas, mas
negava-lhe a natureza divina. Esta doutrina, que destruía o cristianismo pela
base, era apresentada com tanta subtileza, que seduziu grande número de
espíritos.
Deus fez surgir então uma plêiade de grandes santos:
Atanásio, Hilário, Ambrósio, Jerônimo, Agostinho, Crisóstomo, Basílio e outros
levantaram-se para defender a fé cristã. Contudo, não puderam impedir que o
arianismo seduzisse imperadores, bispos e fiéis. De tal modo que no século IV o
Império pareceu, por um momento, mais ariano do que cristão.
Encontro de São Leão X e Átila quando este
quis invadir Roma – Raphael Sanzio (1483–1520).
Sala de Eliodoro, Palácio Pontifício, Vaticano.
Invasão
do Império Romano pelos bárbaros
Deus tinha, porém, outros desígnios. Para além das
fronteiras romanas, nos vastos planaltos que se estendem do Reno ao Volga, e do
Volga aos planaltos da Ásia, viviam inumeráveis tribos conhecidas pelo nome de
bárbaros. Aquelas hordas primitivas e ferozes deitavam olhos invejosos para os
belos países do Ocidente, delícias dos romanos. De repente, pelos fins do
século IV esses povos agitam-se como se o próprio Deus os pusesse em movimento.
E milhões de homens avançam, como torrente saída do leito, por todos os
caminhos do Ocidente. Os hunos impeliam os godos, os godos impeliam os germanos
e todos juntos inundaram o Império, cobrindo-o, durante um século, de sangue e
ruínas.
Deus conduzia para Roma aqueles executores da sua
justiça. Depois de ter devastado a Itália, Alarico, rei dos godos, avança para
a Cidade Eterna. Um santo solitário roga-lhe que a poupe. “Eu não vou por minha vontade — respondeu o bárbaro — mas é que ouço continuamente aos meus
ouvidos uma voz a bradar: Avança, avança, vai saquear Roma”. No ano 410
entrou na cidade dos Césares e entregou-a às chamas e à pilhagem. Templos dos
deuses, estátuas dos imperadores e palácios faustosos desapareceram no
incêndio.
Alarico só poupou as basílicas cristãs e os fiéis
que nelas se refugiaram. E, assim, se cumpria a profecia do Apocalipse: “Caiu a grande Babilônia, ébria com o sangue
dos santos e dos mártires!”
Deus
usa dos bárbaros para flagelar o Império Romano
E a invasão continuou durante um século, a assolar
todo o Império. Átila, rei dos hunos, lançou sobre a Gália 700 mil bárbaros. O
furacão de ferro e fogo semeou ruínas na sua passagem. Depois de destruir 70
cidades, Átila encontrou-se às portas de Troyes, com o bispo São Lopo.
—
“Quem és tu?”, perguntou o bispo.
—
“Eu sou o flagelo de Deus!”, respondeu o bárbaro.
—
“Flagelo de Deus, enviado para nos castigar — prosseguiu o bispo — faz só o que
Deus te permitir”.
Átila recuou diante de São Lopo. No ano seguinte,
avançava sobre Roma para a saquear de novo, quando o Papa São Leão, revestido
dos paramentos pontifícios se apresentou diante dele e o obrigou a mudar de caminho.
E como os hunos perguntassem ao feroz monarca por que razão cedera diante do
Pontífice, disse:
— “Não foi ele
quem me fez renunciar ao saque de Roma; mas, enquanto ele me falava, uma figura
de dignidade sobre-humana estava em pé ao seu lado. Dos seus olhos saíam raios
e tinha na mão uma espada nua. O seu olhar terrível e o seu gesto ameaçador
forçaram-me a ceder às súplicas do Pontífice”.
O Império Romano desabava de todos os lados perante
as investidas dos bárbaros. Impotentes para defender as suas províncias, os
imperadores tinham visto os invasores estabelecerem-se na Gália, em Espanha e
até em África. Em 476, outro chefe de tribo, Odoacro, apoderou-se de Ravena,
depôs o último imperador, tomou o título de rei da Itália e acabou assim com o
Império dos Augustos e dos Neros.
O
esplendor da Cristandade medieval
Sobre as ruínas do mundo pagão, vai agora Jesus
edificar o seu próprio Império. De todos aqueles elementos em fusão, vencidos e
vencedores, romanos e bárbaros, nascerá a sociedade cristã, a mais bela de
todas depois da sociedade do Céu. A Igreja ficara de pé no meio de tantas
ruínas e, pela voz dos seus Papas, bispos, missionários e monges, fará daqueles
pobres bárbaros verdadeiros filhos de Deus.
A primeira a cair aos pés de Jesus, será a nação dos
francos. O seu rei Clóvis hesitava em reconhecer o Deus que a sua esposa
Clotilde adorava. Mas um milagre acabou por lhe tocar o coração. No combate de
Tolbiac iam as suas tropas ser esmagadas pelos batalhões inimigos: “Deus de Clotilde — bradou o rei — dai-me a vitória e eu juro fazer-me cristão”.
No mesmo instante, os seus soldados tomavam a ofensiva e derrotavam os
inimigos. Clóvis guardou a sua palavra. No dia de Natal do ano 496, recebeu o
batismo juntamente com três mil dos seus guerreiros. A França foi assim a filha
primogênita da Igreja.
Durante os três séculos que se seguiram, estendeu
Jesus o seu Reino à Irlanda, à Inglaterra, à Península Ibérica, à Alemanha e à
Itália. No ano 800, Carlos Magno, o bárbaro cristianizado, tinha sob o seu cetro
uma grande parte da Europa, que ele governava, dizia, não como soberano, mas
como simples delegado do Rei Jesus, o único Rei e Senhor.
Os Cruzados tomam Jerusalém
– Émil Signol, séc. XIX. Palácio de Versalhes, França.
“Assim
na Terra como no Céu!”
No dia de Natal do ano 800, Carlos Magno, rodeado da
sua corte e de muitos bispos, orava em Roma na Basílica de Latrão. De repente,
apresenta-se o Papa Leão III diante do grande chefe da Cristandade e coloca-lhe
na cabeça a coroa imperial. Uma longa aclamação ressoou pela enorme basílica: “Viva Carlos Augusto, pacífico imperador dos
romanos, coroado pelo próprio Deus!” O império cristão tomava o lugar do império
pagão. Jesus, Rei dos reis e Senhor dos senhores, reinava sobre o mundo por Ele
vencido.
Na véspera da Crucifixão, antes de entrar no Jardim
das Oliveiras, dissera Jesus aos apóstolos: “Tende
confiança, Eu venci o mundo” (Jo 17, 33). Decorridos oito séculos — oito
séculos de perseguições atrozes — tinha realmente vencido o mundo.
Reinava num imenso império que se chamava
Cristandade. Os reis prostravam-se diante do Monarca supremo. As suas leis
baseavam-se no Evangelho. Os povos viviam da sua vida, esforçando-se por lhe
reproduzir as divinas virtudes. A partir de Constantino, durante 1000 anos, a
Europa cobriu-se de igrejas e de mosteiros onde ecoavam perpetuamente os
louvores de Cristo Salvador.
Sob a inspiração de São Bento, Santa Escolástica,
São Bruno, São Domingos, São Francisco e Santa Clara, multiplicam-se as ordens
religiosas, verdadeiros viveiros de santos e de mártires, votados de corpo e
alma à glória de Deus. E todos os vassalos de Cristo, reis, cavaleiros,
sacerdotes, religiosos e simples fiéis, sábios ou ignorantes, cheios de fé e de
amor, apesar das suas paixões, recitavam a mesma prece e trabalhavam para o
mesmo fim. “Venha a nós o vosso Reino!
— diziam eles — seja glorificado o vosso
Nome no mundo inteiro e faça-se a vossa vontade, ó Mestre divino, assim na
Terra como no Céu!”
Quando os muçulmanos se lançaram contra os fiéis de
Cristo, ameaçando destruir os Santos Lugares, a cidade de Roma e a própria
Igreja de Deus, encontraram por toda a parte, em França, em Espanha, em
Portugal, em África e no Oriente, os cavaleiros da Cruz que, durante longos
anos, ao grito de “Deus o quer!”,
derramaram o seu sangue para defender o rebanho de Cristo e acabaram por
derrotar em Lepanto o crescente maometano.
Ao mesmo tempo, seguindo o rumo traçado pelo heroico
Infante de Sagres, legiões de zelosos missionários, atravessavam oceanos
desconhecidos para juntar ao Reino de Cristo os novos continentes descobertos.
E já saudavam a aurora do grande dia em que, segundo a profecia do Salvador,
haverá um só rebanho e um só pastor.
A
“apostasia das nações”
Porém, esqueciam-se os cristãos daquela outra
profecia do Salvador que, antes do seu completo triunfo sobre os seus inimigos
e da sua segunda vinda à Terra, as nações cristãs, também haviam de passar por
uma crise mais terrível que a perseguição dos imperadores romanos.
Com efeito, sucessivas revoluções a partir do
Renascimento e da Reforma [a Revolução Protestante], prosseguiram com incrível
tenacidade a descristianização da sociedade e dos indivíduos.
Com a Revolução Francesa e a Revolução Comunista
houve quem quisesse destruir até os próprios fundamentos da civilização cristã
e implantar na Terra um regime completamente igualitário, amoral e ateu.
Não tinha dito o Mestre
na antevéspera da sua morte? “O mundo passará
por uma tribulação tal, qual jamais se viu nem verá nunca outra semelhante.
Deus lhe abreviará a duração por amor dos seus eleitos, porque naquele tempo se
levantarão falsos cristos e falsos profetas, os quais se hão de assinalar com
tais prestígios, que, se fora possível, induziriam a erro até os próprios
eleitos” (Mt 24, 21).
E comentando São Paulo aos primeiros cristãos aquela
palavra do Salvador, anunciava “que um
mistério de iniquidade se formava na Igreja de Deus” (II Tess 2,7), isto é,
heresias, cismas e seitas que conspirariam contra o Evangelho e a Cruz de
Jesus.
Ele vê “surgirem,
pelos fins dos tempos, inovadores, inimigos da doutrina sã, que voltariam as
costas à verdade para aderir a todo tipo de erros” (II Tess 2, 3-4).
E então, dizia o apóstolo, viria a apostasia das
nações, então aparecerá o homem de pecado, “o
filho de perdição, o grande adversário que se levantará sobre tudo o que se
chama Deus, até se sentar no Templo para se fazer adorar como único Deus”
(II Tess 2, 3-4).
Juízo Final – Leandro dal Ponte,
chamado Leandro Bassano (1557-1622).
Museu de Arte de Birmingham,
Alabama (EEUU)
O
triunfo final de Cristo
Será esta a desforra do demônio e o último combate
contra o seu vencedor, mas também a sua derrota suprema. “Com um sopro da sua boca, Jesus exterminará o anticristo” (II Tess
2, 7) e todos os sequazes daquele ímpio, testemunhas da sua queda,
reconhecerão, enfim, o Homem-Deus e o proclamarão Rei dos reis e Senhor dos
senhores.
São João assistiu, numa visão, à vitória do
Triunfador. “Vi o Céu aberto — diz
ele — e logo apareceu o Fiel, o Verídico,
Aquele que julga e combate com justiça. Dos olhos dardejavam-lhe chamas; tinha
na cabeça grande número de diademas e o seu vestido tinto no próprio Sangue.
Chamava-se Verbo de Deus. Da boca saía-lhe uma espada de dois gumes com que
fere as nações. E na orla dos seus vestidos liam-se estas palavras: 'Rei dos
reis e Senhor dos senhores'. E vi então a besta, o anticristo e os reis da
terra com os seus exércitos concentrados para combater o Verbo de Deus. E foi
apanhada a besta e com ela o falso profeta que na sua presença tinha feito
prodígios de sedução que levaram os apóstatas a receberem a besta e a adorá-la.
Ambos foram precipitados vivos no tanque de enxofre e fogo; os seus exércitos
cairão sob a espada do vencedor" (Apoc 19, 11-21), enquanto os
exércitos angélicos entoavam este hino de triunfo: "O reino do mundo tornou-se o Reino de nosso Senhor e do seu
Cristo” (Apoc 11, 15).
Era a proclamação solene da Realeza de Cristo sobre
todos os povos da Terra. Despertados com tais trovões e alumiados pelo Espírito
Santo, reconhecerão os povos o poder soberano do Filho único de Deus. Ao ver
como Jesus, com um sopro da sua boca, aniquilou aquele anticristo, aquele rei
das nações, ao qual tinham tomado por seu messias, os judeus estremecerão ao
lembrar-se do seu deicídio, entregar-se-ão de alma e coração ao Deus que
crucificaram e tornar-se-ão os mais ardorosos propagadores do seu Reino. “Se a sua queda — diz São Paulo — foi ocasião de se converterem os gentios,
que não fará o seu chamamento? Será como uma nova vida, uma ressurreição dentre
os mortos” (Rom 11, 11-12).
Judeus e gentios, unidos na mesma fé e no mesmo
amor, levarão o Evangelho a todos os povos que o Sol alumia. E todos cairão de
joelhos ao pé da Cruz, adorarão Aquele que deu o seu Sangue pela salvação do
mundo e, conforme a profecia do Mestre, haverá um só rebanho e um só pastor.
____________
Notas:
1.
Cfr.
Histórias: livro I-IIl, Instituto Antonio de Lebrija, Madrid, 1948.
2.
Cfr. op. cit.,
vol. II, pág. 48.
3.
Cfr. op. cit.,
vol. II, pág. 136.
4.
Cfr. op. cit.,
vol. II, pág. 176-177.
5.
Cfr.
op. cit., vol. II, págs. 182 e ss.
6.
Cfr. op. cit.,
vol. II, pág. 218.
7.
Cfr. op. cit.,
vol. II, pág. 202.
* Texto extraído do livro Jesus Cristo, Vida, Paixão e Triunfo, Augustin
Berthe, Livraria Civilização Editora, Porto, 2000, pp. 358-380. [Os subtítulos
foram inseridos pela redação].